A lambida do seu cachorro pode lhe matar?

Cachorros podem carregar doenças perigosas. Saiba quais são.

Rachel D.C.

De acordo com o site Super Interessante as lambidas do seu cão podem muitas vezes significar afeto. O cachorro lambe as pessoas que ele mais gosta. A lambida também pode ser um sinal de reverência. De acordo com o zootecnista da Universidade de São Paulo e especialista em comportamento animal, “Lambidas perto do queixo ou da boca estão relacionadas com submissão”.

Malefícios

Cachorros podem carregar salmonela, e podem infectar humanos com parasitas, infecções fúngicas, lombriga e superbactérias. De acordo com o site Daily Mail, os cachorros podem contrair essas doenças:

  • Tuberculosis

Se o seu cachorro entrar em contato com vacas contaminadas ou ainda comer carne contaminada, ele pode adquirir Tuberculosis e então transmitir doenças pulmonares para os humanos. Os riscos são baixos, mas são reais.

  • Nematelmintos

É mais comum do que pensamos encontrar esse tipo de parasita em parques e praças. Esse parasita cresce nas entranhas do cachorro. Os ovos desse parasita podem sobreviver por meses no chão. Então se você for cuidar do jardim sem luvas ou comer comida que caiu no chão, é extremamente perigoso.

  • Intoxicação alimentar

Os cachorros colocam seus focinhos em qualquer lugar, além de usarem a língua para se limparem. Por isso eles podem contrair bactérias que são mortais para crianças e idosos. Por isso que especialistas aconselham a não deixar que o seu cachorro lamba o seu rosto e boca.

Advertisement
  • Infecções de rato

Se o seu cachorro beber água infectada na rua, ele pode contrair doenças de ratos. Se o seu cachorro estiver infectado, qualquer lugar que ele urinar vai se tornar infectado também. Mas apenas 10% dessas doenças são mortais para humanos.

  • Micose

Micose é uma infecção por fungos. A micose é altamente contagiosa. Se o seu cachorro estiver contaminado, você pode contrair a doença por apenas tocar nele.

O site Super Interessante diz que 75% dos cães saudáveis têm uma bactéria em suas bocas, chamada Capnocytophaga canimorsus.Normalmente, as lambidas não causam nenhum problema, mas infecções por essa bactéria têm uma taxa de mortalidade de 30% em humanos. Pessoas com saúde frágil, idosos e crianças devem tomar mais cuidado.

Benefícios

As lambidas dos cachorros podem, na verdade, trazer alguns benefícios para os humanos. “Pesquisas recentes apontam que práticas antigas de lambidas de cachorro podem ajudar a cicatrização de feridas”, diz o Doutor Ken Tudor. Há também uma nova pesquisa que sugere que as “bactérias intestinais dos cachorros podem proteger crianças contra asma”.

Uma pesquisa realizada pela veterinária Kate Stenske, da Kansas State University, mostrou que o contato com cães não traz riscos para a saúde humana. Segundo a pesquisadora, “dormir ao lado do cão de estimação ou levar uma lambida no rosto não causa doenças.”

Advertisement

A pesquisa mostra que o micro-organismo encontrado nos seres humanos é mais resistente. “Em 10% dos casos, cães e seus proprietários compartilhavam o mesmo tipo da bactéria E. coli. Isso quer dizer que, na maior parte das vezes, os humanos são mais perigosos para os cães – ao transmitir uma bactéria mais resistente – do que o contrário. Apesar disso, Kate recomenda sempre ter bom senso na prática da higiene pessoal: é fundamental lavar bem as mãos antes de preparar alguma refeição ou de brincar com seu cachorro, por exemplo.”

Conclusão

Então, a saliva dos cães faz bem ou faz mal? As duas opções estão corretas, pode fazer bem ou pode fazer mal. Se o cachorro for bem cuidado e vacinado as chances de infecção diminuem. É também necessário tomar mais cuidado com idosos, crianças e pessoas com a saúde frágil. É bom evitar o contato do cachorro com o rosto e boca.

Toma un momento para compartir ...

Rachel D.C.

Rachel De Castro é esposa e escritora com formação em ciência política. Acredita que o mundo já tem críticos demais por isso decidiu motivar e inspirar pessoas.