A infidelidade destrói o casamento: Se você quer reconstruí-lo, leia isto

E possível recuperar seu casamento e voltar a ter um relacionamento totalmente agradável, se ambos cooperarem para que isso seja possível.


Marta Martínez Aguirre

Reconstruir o casamento depois de uma situação tão dolorosa como uma traição requer muito amor e coragem por parte de ambos, especialmente de você, se você foi a pessoa ferida. Lembre-se que existem vários fatores que contribuem para a infidelidade, por isso eu sempre recomendo começar aconselhamento matrimonial para fazer ajustes e iniciar um novo contrato matrimonial. Trabalhar em suas emoções pessoais permite aliviar a dor, reduzir os medos e não deixar espaço para os sentimentos de ódio e vingança.

Perdoar uma ferida desse tipo requer uma série de fases. Veja o artigo: “Relacionamento amoroso: É possível perdoar uma traição?“. Não se esqueça de que o perdão é um processo, não se sinta mal se não conseguir desenvolver esse sentimento imediatamente.

É possível recuperar seu casamento e voltar a ter uma relação totalmente agradável

Desde que ambos consigam cooperar para tornar isso possível. Segundo pesquisa de Van Leeuwen e Rokx, 35% dos casais sobrevive à infidelidade e até mesmo alcançam o sucesso sem ajuda terapêutica.

Os especialistas em casais Olson, Russell, Higgins-Kessler e Miller identificaram as seguintes etapas no processo da restauração:

  • Fase da montanha-russa. Você sabe muito bem o que eu quero dizer: é aquela fase em que vocês vivem discutindo o tema e a vida se torna um verdadeiro caos.

  • Fase de moratória, em que ambos tentam refletir sobre o que aconteceu e começam a querer fazer algo.

  • Construção da confiança, é talvez a melhor fase, mas também a mais difícil, reconstruir a confiança significa voltar a dar oportunidades e assumir a responsabilidade pelo que aconteceu.

    Advertisement

Começar a viver após a infidelidade não é fácil, mas é possível, se você evitar a passividade e entrar em ação:

Se você perceber que está na fase da montanha-russa

Acabe com o seu desejo de criticar e gritar. Não deixe que a raiva roube o amor. Aceite suas emoções. Talvez por causa de seus valores, você tenha medo de experimentar certos sentimentos, mas são necessários. Pessoas de fé podem sentir determinadas emoções? A resposta é um retumbante sim. Não se defenda de suas emoções, elas são um indicador de que a relação ainda é importante para você. Por outro lado, não caia no desejo mórbido de saber os detalhes: Onde vocês se conheceram? Onde se encontravam? O que exatamente vocês faziam? Essas perguntas não levam a nada além da dor e o desejo de fugir para outro lugar. Saber certos detalhes não vai aliviar sua dor.

Se você está na fase da moratória

Tenha a determinação de refletir sobre as circunstâncias que cercam a infidelidade. Se essa fase for feita em conjunto contribui muito mais para alcançar o perdão e restauração. Um passo muito importante é deixar de lado as dúvidas do tipo “O que a outra pessoa tem?”, “Por que isso aconteceu?” e deixar espaço para a reflexão sobre as coisas que são necessárias mudar para melhorar no casamento. Sob nenhuma circunstância desqualifique o infiel, anseie vingança ou deseje a ele todo o mal possível. Sentar para conversar sobre o que aconteceu de uma forma assertiva contribui para o processo de perdão e reconciliação.

Construção da confiança

Nesta fase é essencial renovar o compromisso de amar e melhorar a qualidade da comunicação, assim como deixar que o perdão inunde o relacionamento. Deixe a suspeita de lado e não fique revirando sua agenda, seu celular, cheirando suas roupas ou ficar olhando para o relógio constantemente. O relacionamento é reconstruído quando você coloca toda sua confiança em si e em seu parceiro. Pare de comparar-se com a terceira pessoa, por favor, não tente se vestir, agir e pensar como ela, isso torna o relacionamento desagradável e torna a pessoa presente no casamento.

Você não pode reconstruir um casamento de braços cruzados, é importante começar a agir em cada fase. Somente o amor verdadeiro pode mover montanhas.

_Traduzido e adaptado por Sarah Pierina do orginal La infidelidad destruye el matrimonio. Si deseas reconstruirlo, lee esto

Toma un momento para compartir …

Marta Martínez Aguirre

Marta Martínez é do Uruguai. Ela é formada em psicologia e tem pós-graduação em logoterapia. Ela ama o que faz e adora servir ao próximo.