A história da Páscoa: 10 dicas para ensinar os filhos sobre a ressurreição de Cristo
A história da Páscoa e a ressurreição em nossa vida, e 10 dicas para ensinar os filhos sobre a data.

C. A. Ayres
A Páscoa é a comemoração da ressurreição de Jesus Cristo e o presente da vida eterna, e é importante por várias razões.
Demonstra a força do Criador e Seu amor pela humanidade, o poder de levantar-se vencendo a morte, e a vida eterna, propiciando que todos os mortais um dia ressuscitarão, e esta é a base da religião cristã. Mostra-nos como o corpo humano é sagrado e que somos especiais, senão por qual motivo Deus daria seu Filho Unigênito para a salvação da humanidade?
O Salvador Jesus Cristo que nasceu numa manjedoura e escolheu passar por tantos sofrimentos, ainda ensinou e iluminou para sempre nosso caminho, para que nós pudéssemos seguir seu exemplo e ter a vida eterna.
Em 1 Coríntios 15:54, Paulo explica a importância da ressurreição: “E, quando este corpo corruptível se revestir de incorruptibilidade, e o que é mortal se revestir de imortalidade, então, se cumprirá a palavra que está escrita: Tragada foi a morte pela vitória.”
As tradições e símbolos da Páscoa trazem a oportunidade de ensinar os filhos sobre a ressurreição e é importante que os pais o façam. Os ovos e o coelho simbolizam a vida.
Como usar os símbolos e tradições da Páscoa para ensinar as crianças sobre a ressurreição sem pender apenas para o lado comercial que a mídia pede? Algumas dicas:
-
Você pode colorir os ovos e usá-los para contar a história da salvação:
-
Ovos roxos – significam o sacrifício de Cristo.
-
Ovos pretos – o pecado.
-
Ovos vermelhos – o sangue de Cristo.
Advertisement -
Ovos brancos – o perdão.
-
Ovos verdes – a vida eterna.
-
Ovos dourados – o Reino Celestial, o céu, onde Deus vive.
-
Prepare com antecedência um vestido claro e uma roupa especial para levar a família à Igreja, cantar hinos sagrados, ouvir e aprender mais sobre Jesus Cristo e seus exemplos.
-
Faça um bolo e dar de presente a alguém, um vizinho ou um familiar que more sozinho ou precise de companhia.
Advertisement -
Para contar a história da Páscoa, você também pode colocar em uma caixinha ou vidro algumas tiras de papel escrito: jardim, soldados, pedra, incenso e mirra, e linho e contar a sequência da história a cada papel que elas tirarem.
-
Existem excelentes figuras na internet que vocês podem utilizar para mostrar às crianças as etapas desde a última ceia de Cristo com os apóstolos onde ele estabeleceu e ensinou sobre o sacramento como lembrança de seu corpo, seu sofrimento no Jardim do Getsêmani onde suou sangue por todos os pecados do mundo, a crucificação e a ressurreição.
-
Assista com toda a família a este vídeo que conta a história fiel da Bíblia sobre os últimos dias de vida de Jesus Cristo.
-
Você pode, com o auxílio de uma luva, ilustrar o que significa a ressurreição, que é o retorno do corpo abrigando o espírito de cada um, e que todos nós ressuscitaremos, todos os nossos familiares que já se foram e mesmo os que ainda irão nascer. A mão sem a luva é o espírito, com a luva, um corpo ressurreto.
-
Se você tem mais familiares e tiver a oportunidade de comemorar a Páscoa em família, com filhos já adultos, você pode ler a história da Páscoa, um capítulo da Bíblia a cada dia, seguindo a ordem dos acontecimentos antes da crucificação e ressurreição, como nesta sequência:
Advertisement -
Ele foi traído – Mateus 26:14-16.
-
Negado – Lucas 22:54-62.
-
Acusado – Marcos 15:3.
-
Rejeitado – Lucas 9:22.
-
Amarrado – Marcos 15:1.
Advertisement -
Açoitado – João 19:1.
-
Escarnecido – Mateus 27:29.
-
Blasfemado – Mateus 27:39.
-
Cuspido – Marcos 15:19.
-
Crucificado – João 19:17-19.
Advertisement -
Desamparado – Mateus 27:46.
-
Ele fez a vontade de seu Pai – Marcos 14:36.
-
Ele expiou pelos pecados do mundo – Lucas 22:41-44.
-
Curou – Lucas 22:50-51.
-
Calou-se – Marcos 14:61.
Advertisement -
Perdoou – Lucas 23:34.
-
Ele deu Sua vida – João 19:30.
-
Ele ressuscitou – Mateus 28:6.
-
Você também pode fazer um teatrinho com as crianças como o vídeo acima mostra, produzido pelo Projeto Voa Flor, assim as crianças entenderão o significado e aprenderão a ser gratas pelo presente que Jesus Cristo deu a todos nós: a vida eterna.
-
Ore com sua família. Aprecie o privilégio de se conhecerem, de fazerem parte da vida um do outro, de terem nascido sob o mesmo sangue, e partilharem da ternura, amizade e amor. Fortaleçam uns aos outros.
Advertisement
Enfim, crie tradições de Páscoa para a família que sejam centradas em Cristo. Em Mateus 28, Jesus Cristo, antes de ascender aos céus, pediu a seus discípulos que ensinassem as pessoas sobre o Seu Evangelho, e que elas pudessem ser batizadas como Ele foi por João Batista.
Isso nos ajuda a ter uma vida nova, e a seguir os exemplos e ensinamentos de Cristo, com fé e gratidão, rumo ao nosso lar celestial.
Jesus Cristo vive. Ele é o Messias, o Senhor Emanuel. Quando o fardo parecer pesado em nossos ombros, renovamos as esperanças sabendo que o domingo sempre virá, lembrando das palavras do anjo naquela manhã de Páscoa: “Ele não está aqui, porque já ressuscitou, como havia dito”. (Mateus 28:6).