A fé em Deus como base da família

Deus existe mesmo que você não creia Nele. Sua família não existiria sem Sua presença divina.

Erika Otero Romero

Não se pode falar da união familiar sem falar de Deus. Obviamente, isso não acontece em todas as famílias, mas em muitas.

Na minha família, não importa a idade, quando saímos, minha mãe “abençoa-nos” para que tudo corra bem. Ela está sempre orando para que nossa família esteja unida e protegida onde quer que estejamos. Pessoalmente, é algo que agradeço muito porque fui receptora de suas súplicas.

Somos todos o reflexo da família em que crescemos, e criamos nossos filhos como fomos criados. É claro que, no processo, se corrigem os aspectos da criação que não nos fizeram felizes.

Ter fé em Deus para que cuide da família ou proveja o necessário é algo não só religioso, muitas vezes é algo cultural e que se transmite de geração em geração.

Minha avó, por exemplo, reunia-nos para orar; isso acontecia sempre que vinha passar tempo conosco. Ia todo domingo religiosamente à missa. Os netos nunca se sentiram forçados a acreditar em Deus, foi algo que aconteceu naturalmente. Ela era um excelente ser humano, uma das melhores pessoas de que me lembro e que conheço.

Advertisement

Como Deus sustenta uma família?

A única maneira de um ser humano ter vida é através de um homem e uma mulher. Quer se trate de uma gravidez realizada por intervenção médica; um homem e uma mulher sempre participarão na criação de outro ser humano.

Sendo filhos de Deus e criados à Sua imagem e semelhança, somos cocriadores de vida. Esta é uma das primeiras missões do ser humano como filho de Deus.

Agora, uma coisa é “dar vida” e outra saber ser pai ou mãe. Nem todas as pessoas são bons pais ou boas mães. Algumas pessoas têm que criar seus filhos sozinhas, mas mesmo assim há uma família.

Tenha em mente isto: Deus é nosso Pai. Quando oramos, nos referimos a Ele como Pai celestial. Ao ser pai da humanidade, enviou Jesus Cristo para nos transmitir, através Dele, os seus ensinamentos. O que você deve saber é que, através deles, aprendemos os valores e princípios que sustentam as famílias.

Ainda que muitos pais e mães procurem educar seus filhos em princípios e valores firmes, os filhos sempre têm o direito de escolher seguir ou não esses preceitos.

Advertisement

Acreditar ou não em Deus é uma escolha pessoal

Certa vez, um cara me disse algo de que nunca esquecerei: “Filha, cria-se filhos, não sentimentos”. Nessa ocasião, não entendi a que se referia e a magnitude dessas palavras, mas agora sim.

Entendi que os pais podem ensinar muitas coisas e fazer pelos filhos milhares de sacrifícios; os filhos podem valorizá-los ou não. O interessante é que a roda da vida está sempre em movimento. Um dia, esses filhos que criticaram os ensinamentos de seus pais se encontram na posição deles e começam a atuar em sequência, tal como seus pais o fizeram.

É justamente nesses momentos que compreendem a importância do que seus pais lhes transmitiram. Depois, começam a lembrar-se de como a mãe pedia a Deus, todas as tardes, para que se dessem bem na escola. Como a mesma mulher consagrada os santificava para protegê-los antes de sair de casa. Lembram-se que até oravam para abençoar os alimentos, para que nunca lhes faltassem.

Eles se lembram de todos esses ensinamentos e são impelidos a colocá-los em prática em suas vidas. Muito à sua maneira, mesmo se disserem que não creem em Deus, começam a se preocupar com seus filhos. Ensinam-lhes o caminho que consideram correto. Sem perceber, esses filhos, que um dia se rebelaram contra os ensinamentos de seus pais, começam a criar sob o exemplo que receberam deles.

É desta forma que, não importa se você acredita ou não, Deus sempre será a base sólida da família.

Advertisement

Deus é e sempre será amor

Não importa a religião que você professa, tudo o que fizer com amor, falará de Deus, quer você queira, quer não.

Você cuida e protege seus filhos porque os ama. Ora e pede pela sua proteção e prosperidade por nenhuma outra razão que não seja o amor que tem por eles. Não há uma única ação que um bom pai faça por seus filhos que não seja resultado de seu sentimento.

Para exemplificar o que expus antes, deixarei alguns versículos da Bíblia que falam sobre a família:

1 Timóteo 5:8

“Mas se alguém não provê para os seus, e especialmente para os de sua casa, tem negado a fé e é pior que um incrédulo”. Podemos ver, através da Bíblia, Deus dizendo que se tiver fé nele, você será um pai ou mãe responsável e proverá para sua família.

Advertisement

Efésios 6:2

“HONRA O TEU PAI E A TUA MÃE”. Não são apenas os pais que têm a obrigação de cuidar e amar seus filhos, os filhos têm o dever de reverenciar seus pais porque eles, como cabeça do lar, são a representação de Deus na Terra.

Por fim, para aqueles que creem em Deus, a fé que nos mantém fortes depois da perda de um ser amado é a esperança de voltar a encontrar-nos com ele ou ela na vida eterna. Mesmo depois da morte, Deus continua a proteger as famílias.

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original La fe en Dios como sostén de la familia

Toma un momento para compartir ...

Erika Otero Romero

Erika é psicóloga com experiência em trabalhos comunitários, com crianças e adolescentes em situação de risco.