A diferença entre humor sarcástico e humor sadio

O humor é um elemento importante e que faz bem para o estado emocional do ser humano. Ele pode ser algo que faz com que as pessoas sintam-se felizes, mas também pode trazer tristeza e mágoa, quando inadequado.


Francione Sousa

Segundo a Wikipédia, o humor representa em sua força o grau de bem-estar do estado psicológico e emocional do ser humano. A palavra humor era conhecida na medicina humoral na Grécia antiga; para os gregos o humor representava os quatros fluidos corporais e naquela época eram considerados responsáveis para regular a saúde física e a saúde emocional do indivíduo.

Para os estudiosos o humor é um elemento importantíssimo, ou seja, fundamental da condição humana. Ele se torna um ponto importante para compreendermos a religião, a parte cultural e os costumes da sociedade. Durante toda a história humana cria-se e desfazem-se paradigmas, também não é diferente com o humor, ele é incluso, acompanhado e estudado.

De acordo com o Minidicionário Larousse o humor é a capacidade de valorizar o cômico, o pitoresco, o absurdo ou o insólito.

O cômico

Está relacionado à comédia, é o que provoca risos, é o divertido, é o engraçado e até ridículo.

O pitoresco

É o que nos chama a atenção para a beleza, como exemplo, nos chama a atenção para a beleza de uma pintura.

O absurdo

Palavra que tem sua origem no latim (absurdus) que é contrária à razão e ao bom senso e tem ligação inclusive com o que é tolo, estúpido.

O insólito

Palavra de origem latina (insolitus) está relacionada a algo que não acontece frequentemente, extraordinário, algo incrível.

Advertisement

Tendo conhecimento desses termos sobre o humor, podemos observar que o humor se relaciona com o que é bom e pode elevar a alma humana, tornando um fato em algo incrível, porém, esse mesmo humor pode ser ridículo em vez de trazer paz e alegria, tem a capacidade de transformar alegria em dor. Um ato de humor pode ser sarcástico e pode ser sadio. Qual a diferença?

O humor sarcástico

É o humor cruel que ridiculariza o outro fazendo uso de situações trágicas que ocorrem na vida do seu semelhante, tornado em atos de escárnio e zombaria, muitas vezes a pessoa que faz uso desse humor tem a intenção de afetar sem piedade o outro.

O humor sadio

É um humor que não tem maldade, que tem a intenção de divertir, de fazer rir, de elevar o espírito do ser, que nos dá a sensação de leveza e aumenta a autoestima.

Esse é o tipo de humor que nós deveríamos praticar, pois além de elevar nossa espiritualidade, também irá elevar a espiritualidade do outro. Pois serve para vacinar nosso organismo contra doenças e ajuda no melhor funcionamento do nosso corpo, além de reduzir as dores.

Quando fazemos o bom uso do humor, nos sentimos felizes e levamos felicidade para as pessoas. O humor faz rir e sorrir, estimula nosso cérebro, libera endorfina e serotonina, duas substâncias que atuam em nosso corpo e nos dá a sensação de felicidade e prazer. Além do que, podemos combater a depressão com um bom humor. Em uma entrevista o médico Eduardo Lambert explica muito mais sobre os benefícios que o sorriso nos faz: “Rir é o melhor remédio”.

Portanto, sejamos embaixadores do humor sadio e não do humor sarcástico.

“O bom humor espalha mais felicidade que todas as riquezas do mundo. Vem do hábito de olhar para as coisas com esperança e de esperar o melhor e não o pior.” Alfred Montapert

Toma un momento para compartir …

Francione Sousa

Francione Sousa instrutora de curso, professora e escritora apaixonada pela vida. Graduada em letras pela Faculdade Frassinetti do Recife_FAFIRE. Seu tema : Viva cada dia a dadiva do presente, fao o seu melhor agora.