A depressão sorridente existe. Saiba mais sobre ela

Olhar para uma pessoa triste e dizer que ela pode ter depressão é muito fácil. Pessoas felizes também sofrem com a doença e a maioria nunca percebe.


Michele Coronetti

A depressão é a doença que mais incapacita as pessoas, afastando-as do trabalho e prejudicando as relações sociais e familiares, segundo a Organização Mundial da Saúde. Ela não afeta apenas o indivíduo, mas também aos que estão ao redor e ainda oferece o risco de suicídio.

As pessoas costumam imaginar uma figura abatida e desanimada quando o assunto é depressão. Na verdade, a doença pode atingir a qualquer pessoa, sejam elas negativas ou positivas. Ter um semblante triste não é o único indicativo da síndrome. Todos os sintomas, inclusive os que as pessoas costumam esconder, devem ser levados em conta.

Rostos sorridentes, pessoas positivas e animadas, inclusive aquelas que ajudam dezenas de amigos com palavras de consolo e incentivo podem sofrer com a depressão. Entre os especialistas da área esses casos são chamados de depressão sorridente.

O vídeo mostra como pode ser difícil julgar apenas pelas aparências. É um alerta para os diferentes tipos de depressão que podem acometer a qualquer pessoa e nunca ser notado.

A fim de evitar maiores problemas que a doença pode causar, sempre que alguém sentir que pode estar desenvolvendo a depressão deve procurar um especialista para ajuda. Não são todos os casos que exigem medicamentos ou restrições, muitos deles apenas precisam de alguém que tenha uma maior visão do que pode estar acontecendo e consiga orientar para que os sintomas não aumentem de proporção.

Toma un momento para compartir …

Michele Coronetti

Michele Coronetti é secretária, mãe de seis lindos filhos, gosta de cultura e pesquisas genealógicas.