A chave para resolver a maioria dos problemas de sua vida

Os cientistas descobriram algo que pode mudar a nossa forma de resolver os problemas e, consequentemente, mudar nossa vida!


Erika Strassburger

Padraic Monaghan, professor de Cognição da Universidade de Lancaster e alguns de seus colegas realizaram um estudo cujos resultados podem mudar a nossa forma de resolver os problemas e, consequentemente, mudar nossa vida.

Eles deram a dois grupos de voluntários um conjunto de questões fáceis e difíceis. Um grupo (sono) teve acesso às questões à noite e pôde resolvê-las novamente na manhã seguinte. O outro grupo (vigília) recebeu as questões pela manhã e tentou solucioná-las novamente durante a noite daquele mesmo dia.

O grupo em vigília teve uma leve vantagem na solução dos problemas fáceis, mas o grupo que havia dormido teve uma vantagem considerável na solução das questões difíceis.

Em vista desse e de outros estudos semelhantes conclui-se que a chave para solucionar a maioria dos problemas é descrita em inglês como “sleeping on it”, expressão que significa “pensar mais sobre o assunto” ou, a tradução que melhor se encaixa, “deixar para resolver no dia seguinte“. O sono é o ponto-chave.

Estamos inclinados a pensar que o sono é somente período de descanso do corpo e da mente. Mas os estudiosos dizem que sua ação sobre o cérebro é bem maior. Ele tem uma função ativa. Segundo o professor Monaghan, o sono:

Melhora a memória

Faz com que as novas informações adquiridas sejam consolidadas com os conhecimentos que já temos.

Advertisement

Muda a qualidade da informação armazenada

Estamos mais propensos a adaptar ligeiramente nossas memórias depois de dormir, de modo que se ajustem melhor com nossas experiências anteriores.

Melhora a capacidade de tomar decisões

Estamos mais propensos a evitar informações equivocadas ao tomar decisões e fazer julgamentos.

Melhora a capacidade de solucionar problemas

Especialmente os mais difíceis, como mostra os resultados do experimento relatado acima.

Dr. John Grohol, CEO e fundador da Psych Central, disse que “para certos tipos de decisões – aquelas que são complexas e onde você tem alguma experiência – “sleeping on it” pode ser mais útil do que gastar alguns minutos ou horas de pensamento consciente sobre elas. O cérebro toma boas decisões inconscientes, quando nós o permitimos.”

Na prática, podemos dizer que resolver nossos problemas depois de uma boa noite de sono contribui para o sucesso em todos os âmbitos da vida. Seremos profissionais mais competentes; cônjuges mais propensos a tomar decisões e fazer julgamentos que beneficiem o casamento e a família; mais bem-sucedidos no meio acadêmico etc.

Se você tem algo importante para resolver, experimente analisar o problema antes de dormir e procure solucioná-lo no dia seguinte. As chances de você ter êxito serão bem maiores.

Encontre mais dicas para se destacar no meio profissional, lendo 5 maneiras de ser um profissional proativo e 10 hábitos que levam ao fracasso profissional.

Advertisement

Para ter um casamento de sucesso, siga os conselhos deste artigo: 15 segredos para um casamento feliz.

Toma un momento para compartir …

Erika Strassburger

Erika Strassburger mora no Rio Grande do Sul, tem bacharelado em Administração de Empresas, escreve e traduz artigos para o site Família, é cristã SUD, pintora amadora de telas a óleo e mãe de três lindos guris, o mais velho com Síndrome de Down.