A Astrologia funciona ou não?

De acordo com os cientistas, a Astrologia não tem o poder de afetar nossos atos. Veja porquê.


Luiz Higino Polito

O que era a Astrologia antigamente

O que muita gente não sabe é que a Astrologia já teve os seus dias de glória, e os astrólogos antigos tinham um cargo equivalente ao de Ministro de Estado.

No antigo Egito, na Babilônia e entre tantos outros povos e lugares, os Astrólogos eram reverenciados e temidos por seus “conhecimentos profundos”, acessível somente a pouquíssimos iniciados.

A Astrologia atualmente

Hoje a Astrologia é tida, no máximo, como uma “atividade de adivinhação” que a maioria das pessoas lê por hábito, mas que não acredita muito, com exceção, talvez dos 55 por cento dos adolescentes americanos (que) acreditam em astrologia._

E isso não é pouca gente, não!

Desde minha adolescência, ouvi o mais famoso dos astrólogos do Brasil (que mora na minha cidade), responder cartas de pessoas que lhe escreviam (e que devem continuar a escrever ainda hoje) tentando buscar nos astros a ajuda para seus enormes problemas amorosos.

Mas será que os astros e estrelas realmente podem ajudar-nos? Que influência os planetas, astros e estrelas têm realmente sobre o comportamento do ser humano?

Leia: 3 razões porque ser honesto é melhor

Advertisement

Opinião de cientistas a respeito de Astrologia

Stephen Hawking, o famoso físico, diz que “… o verdadeiro motivo por que a maioria dos cientistas não acredita em astrologia não é a existência de provas científicas ou falta delas, e sim o fato de ela não ser compatível com outras teorias [científicas] testadas pela experiência.”

Num artigo de uma revista realmente “superinteressante“, os autores de uma matéria sobre Astrologia alistam “Dez perguntas e um punhado de informações constrangedoras” para os crentes em astrologia.

Eis algumas dessas perguntas:

“Qual a probabilidade de que 1/12 da população mundial esteja tendo o mesmo tipo de dia?

Por que a hora do nascimento, e não a da concepção, é crucial para a astrologia?

Se os astrólogos são tão bons quanto afirmam, por que eles não são mais ricos?

Estarão incorretos todos os horóscopos feitos antes da descoberta dos três planetas mais distantes?

Por que diferentes escolas de astrologia discordam tão frontalmente entre si?”

Num outro artigo, de outra mídia, em A verdadeira influência dos astros“, o autor afirma que “Haveria ainda muitos outros pontos questionáveis quanto à validade científica da astrologia, como por exemplo a possível influência de outros astros do Sistema Solar que ela não leva em conta, como os milhares de asteroides, cometas, meteoroides etc._

Além disso, depõem contra a astrologia o fato de gêmeos idênticos terem comportamentos diferentes, as grandes diferenças nos horóscopos traçados por astrólogos diferentes para os mesmos dados de nascimento, entre outros.”

Advertisement

E o autor do citado artigo conclui: “Talvez as posições das estrelas no céu realmente influenciem as pessoas:

A sensação de olhar para elas e contemplar toda a beleza de um céu estrelado realmente toca no fundo da alma da maioria das pessoas.

Sem dúvida esta é a maior influência que elas exercem sobre nós – que o digam os poetas, pintores e compositores.”

Leia também: A música clássica aumenta a inteligência. Mito ou verdade?

Toma un momento para compartir …

Luiz Higino Polito

Casado, pai de três filhos e avô de quatro netos, estudei oratória e didática. Gosto muito de escrever. Profissionalmente, sou músico e tenho um Sebo Virtual, onde vivo com minha esposa e cercado de livros!