A arte de transformar um dia ruim

Pode ser difícil melhorar o mau humor, especialmente como pais. Aqui estão algumas dicas que me ajudaram a alcançar o sucesso.

Amanda Rueter

Este artigo foi originalmente publicado no blogue “Dirt & Boogers” e republicado aqui com permissão, traduzido e adaptado por Stael Pedrosa Metzger.

Eu diria que a maioria dos dias em minha casa é bastante tranquila. Agora que já não sou mais a mamãe em pânico e já não grito tanto. Mas, a verdade é que…às vezes eu fico irritada e acabo tendo um dia muito ruim.

Como ontem, por exemplo.

O dia começou como qualquer outro. Levantei-me antes das crianças, e me servi de algo quente. O desjejum e a rotina matutina correram bem. Saímos de casa a tempo de eu chegar à minha aula de Pilates. Foi muito bom.

Então, tudo começou a desmoronar.

Advertisement

Eu percebi que tinha deixado a minha carteira em casa, portanto, não poderia ir direto para a biblioteca como eu queria e teria que voltar em casa. Volto à biblioteca, e descubro que tenho uma multa por um livro que está escondido atrás da cama do meu filho há mais de um mês. Para piorar a situação, o meu dinheiro estava no carro, então tive que deixar os garotos saírem do carro quando o abri para pegar o dinheiro e pagar a minha multa para que pudéssemos pegar outros livros. Meu filho pequeno correu para fora como é normal às crianças pequenas, enquanto o outro de quatro anos de idade ficava me perguntando um monte de coisas debaixo do sol. Minha sacola de livros arrebentou quando chegamos ao carro e os livros se espalharam no estacionamento enquanto eu tentava prender meus filhos no banco traseiro.

E as próximas horas continuaram dessa forma. Uma pequena coisa depois da outra. Eu fui ficando irritada… Muito irritada… E totalmente louca.

Quando eu chego a esse ponto não costumo responder aos meus filhos de maneira amorosa. Eu não sou tão paciente e tão gentil com eles como eu gosto de ser, e eles acabam por receber o peso das minhas frustrações. Às vezes eu até mesmo acabo dizendo que foi culpa deles que eu tenha me irritado tanto naquele dia.

Mas sabe de uma coisa?

“Quando eu olho para trás o meu dia, vejo que eles não fizeram nada de errado. Fui eu e minha atitude que fizeram o dia ser tão difícil.”

Advertisement

Esta situação parece acontecer comigo de vez em quando, e eu me tornei mais consciente dos momentos em que eu estou zangada com o mundo e não realmente com os meus filhos.

Então como é que uma mãe ou pai faz para mudar um dia ruim? Aqui está o que eu faço:

Reconheça os sentimentos

Pare tudo por um minuto. Respire e reconheça para si mesmo que você está de mau humor. Em seguida, perceba que não há nada de errado em estar de mau humor.

Muitas vezes eu resvalo na culpa sobre meu mau humor e que os meus filhos merecem algo melhor, que eu sou uma péssima mãe por ser tão mal-humorada… blá-blá-blá. Isto, meus amigos, não é útil.

Útil é dizer algo como “Estou tendo um dia muito difícil hoje, e às vezes isso acontece, eu sou humano.”

Advertisement

Reconheça a razão

Tire um momento e descubra a origem de seu mau humor.

Às vezes é apenas uma série de pequenas coisas que se acumulam em um dia muito frustrante. Às vezes é um estressor que está no fundo da sua mente e que você não pode lidar com isso no momento. Às vezes é falta de sono ou sensação de mal-estar. Às vezes, é por estar tentando fazer muitas coisas ao mesmo tempo. Muitas vezes para mim, é por estar atrasada.

Você sabe o que geralmente não é motivo? As crianças.

Muitas vezes fico frustrada e esgotada e tudo recai sobre meus filhos. Mas, quando observo bem, eles estão apenas sendo eles e seu comportamento não é diferente do normal, eu só não estou lidando com os pequenos aborrecimentos, assim como eu faço normalmente.

Tome uma atitude

Encontre uma maneira de centralizar-se. Pare de ser multitarefa e se concentre em uma coisa de cada vez. Apenas uma.

Advertisement
  • Faça respirações profundas.

  • Esconda-se no banheiro com um bom livro por um minuto.

  • Aproxime-se de seus filhos e brinquem juntos.

  • Vá para fora para tomar ar fresco.

  • Tome alguma coisa.

    Advertisement
  • Leia um jornal.

Independentemente do que escolher esteja presente no momento. Largue seus dispositivos e esteja presente. Centre-se e concentre-se.

O mais importante é mudar os pensamentos negativos em positivos.

Dias ruins vão acontecer e nós vamos chegar atrasados novamente. Mas, é como lidamos com esses sentimentos que realmente importa.

Cabe a você dar a volta e mudar o seu dia. Não é difícil, mas com certeza precisa de esforço.

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Amanda Rueter

Amanda is a trained Mental Health Counselor who worked with children and mothers in both individual and group counseling environments before she became a Stay at Home Mom to two boys in 2010. She has a Bachelors Degree in Child Development and Family Studies and a Masters in Counseling where she specialized in Play Therapy. She writes about nurturing the seasons of motherhood, parental anger, and parenting tips on her blog, Dirt and Boogers.