A arte de encontrar e entender a felicidade em 4 passos

Se eu lhe perguntar agora quais são as realizações e as circunstâncias que vão lhe proporcionar felicidade verdadeira, você saberia responder?

Marcia Denardi

Qual é o seu maior sonho? Uma pessoa próxima respondeu essa pergunta dizendo que o maior sonho dela era ser feliz. Repliquei perguntando: “E como você pode ser feliz?”. Ela disse que queria ser feliz e ponto. Foi aí que percebi que muitas vezes nós não nos damos conta de que queremos alcançar a felicidade, no entanto, não buscamos meios para que isso aconteça, e ainda mais, nem sabemos ao certo o que nos proporcionaria a felicidade.

Todo mundo quer ser feliz

Você conhece alguém que queira ser infeliz? Duvido muito, porque a verdade é que a felicidade é o objetivo principal da vida. Assim que nascem, as pessoas já passam a almejar a felicidade.

O grande segredo da felicidade

O desafio então é descobrir como alcançá-la, afinal, felicidade não é um jogo que possui regras e metas específicas e um tempo determinado a ser cumprido. No jogo da felicidade, cada um tem sua própria regra, suas próprias metas e seu próprio tempo. Algumas das considerações a seguir podem abrir seus olhos no processo de buscar a felicidade.

1. Felicidade é feita de bons e maus momentos

Quando eu era criança, certa vez escutei alguém dizer que a felicidade inclui os momentos alegres e os tristes também. Ou seja, podemos ser felizes mesmo quando as coisas não estão 100 por cento. No item 2 você vai entender por quê.

Advertisement

2. Felicidade é um processo

Quando falamos em felicidade, somos levados a pensar em algo que vai nos deixar em profunda alegria para sempre, como no último capítulo de uma novela, em que todos os problemas se resolveram e nada mais vai dar errado. O caso é que a felicidade tem seus altos e baixos, e ela está intrinsecamente ligada a objetivos de vida. Por isso, nossa busca por ela dura toda a vida, porque o ser humano tem uma forte tendência a estar sempre almejando algo novo. Sempre haverá algo a mais para ser acrescentado em nossa busca pela felicidade, apesar de todas as conquistas anteriores.

Só temos que tomar cuidado, no entanto, com outra tendência comum no ser humano: a de achar que nunca nada está bom, e por isso acabar mudando de planos constantemente, depreciando tudo o que já foi conquistado antes, por achar que a felicidade não foi alcançada. Muitas vezes aquele que faz isso não consegue se sentir feliz nunca, mesmo pulando constantemente de um objetivo para outro.

3. Descobrindo sua própria felicidade

Quando estamos à procura de nossa felicidade, precisamos entender que ela não brota do “nada”. Ser feliz requer que tenhamos objetivos e metas específicas, além de muito ânimo, coragem e perseverança. Então, descobrir quais são os objetivos de vida é o primeiro, e quem sabe, mais importante passo para que a felicidade enfim seja encontrada. Depois que os objetivos se tornam claros, é a hora de estabelecer metas para cumpri-las.

Sou muito fã do filme À Procura da Felicidade, estrelado por Will Smith, que conta a história de um homem que ao lado do filho saiu da miséria para o universo multimilionário. Mas não foi com um passe de mágicas, não. Foi com objetivos de vida, metas muito bem planejadas e, principalmente, muita fé, determinação e grandes lições aprendidas nos momentos mais difíceis de sua jornada. Lembrando que esse é apenas um exemplo, e que os objetivos que nos trarão felicidade não se limitam a objetivos materiais, claro.

No artigo 21 segredos para ser mais feliz agora, você vai encontrar dicas que também podem ajudar você a aproveitar os pequenos, mas maravilhosos momentos da vida e assim enxergar a felicidade até mesmo nas coisas aparentemente mais simples.

Advertisement

4. A felicidade primordial

Para encontrar felicidade plena e duradoura, e ter ânimo para buscar todos os outros objetivos que darão ainda mais sentido para a vida, cito as palavras do grande educador Benjamín de Hoyos que diz: “A vida é boa se vivermos de maneira a torná-la assim”. Isso faz parte de uma mensagem inspiradora que li há muitos anos. O que a mensagem chama de “vida boa” é o resultado do modo como fazemos as coisas, das palavras que escolhemos dizer e até do tipo de pensamentos que escolhemos ter. “Ninguém precisa sentir-se sozinho na estrada da vida, pois todos somos convidados a vir a Cristo e ser aperfeiçoados Nele. A felicidade é o propósito do evangelho e de Seu Sacrifício que redime toda a humanidade. (…) A felicidade é uma condição da alma. Esse estado de alegria é fruto de uma vida digna”.

Toma un momento para compartir ...

Marcia Denardi

Márcia Denardi é jornalista, musicista e uma mãe e esposa loucamente apaixonada pelos filhos e pelo marido. Tem como objetivo profissional usar a informação para fortalecer as famílias. Curta a fan page www.facebook.com/blogmarciadenardi.