A arte de criar meninos

Se você tem filhos meninos, você não pode ficar sem ler estas palavras.

Denhi Chaney

Talvez fosse mais fácil ser mãe se nossos filhos viessem com um manual com exemplos e conselhos sobre o que fazer nos momentos mais difíceis. No entanto, isso não existe e nós é que temos de lidar com como criar nossos filhos. Embora eu não possa fornecer todas as respostas para as suas perguntas, podemos começar concordando que para criar meninos é necessário um conhecimento muito diferente do necessário para criar meninas.

Leia: Como ensinar seus filhos sobre o amor

Na verdade, muitas mães dizem que educar meninos é realmente uma arte, uma vez que nosso objetivo é que eles cresçam e sejam bons cidadãos, maridos e pais. Com todas as ideias equivocadas sobre o que significa ser um homem de verdade, é nossa responsabilidade dar aos nossos meninos as experiências que eles precisam, o que não podemos fazer sem antes entender o que significa ter filhos em nossa casa e o que eles precisam.

Por isso, espero que as dicas a seguir possam ajudar-lhe a criar filhos que um dia serão bons homens:

1. Dê-lhe liberdade

Antes que você pense que eu não apoio a disciplina, me refiro a dar liberdade à sua energia e criatividade. Dê-lhe muitas oportunidades para brincar lá fora, para jogar, gritar, explorar e ter a oportunidade de ser uma criança. Não tente controlar sua energia, e sim direcioná-la de maneira correta, caso contrário, sua energia virá na forma de gritos e desobediência.

Advertisement

2. Homens de verdade choram

Nunca o faça se sentir mal por chorar. Deixe-o experimentar seus sentimentos como você faria com uma menina, porque não há nenhuma diferença na necessidade humana de derramar lágrimas de vez em quando. O mesmo se aplica se ele tiver medo ou se for mais sensível do que você queria; muitas crianças são assim por natureza, e isso não os torna femininos.

3. Demonstre afeto

Toda criança precisa de muito afeto físico, beijos e abraços são necessários mesmo quando nossos filhos forem adolescentes, mesmo que nesta idade talvez não façamos isso na frente de seus amigos. Muitos estudos têm confirmado que os meninos, à medida que crescem, recebem menos afeição física do que as meninas, e isso causa consequências negativas em sua saúde emocional. Meninos precisam de afeto físico como qualquer outra pessoa, por isso, o pai e a mãe devem abraçá-lo muito.

4. Não entregue tudo em sua mão

Sim, mesmo eles precisando de apoio, abraços e carinhos, também precisam de disciplina. Incentive-os a realizar tarefas difíceis, isto promove a força interior, a qual todo menino que espera crescer como um homem de verdade precisa. Dê-lhe a oportunidade de trabalhar, ajudar com o trabalho de casa e servir aos outros.

Não é fácil ter meninos, mas nada que realmente vale a pena é fácil. Use seu tempo para informar-se e conhecer bem cada um de seus filhos. Não se esqueça os detalhes já descritos, pois são essenciais para ajudar seu filho a crescer emocionalmente saudável e mais propenso a se tornar um bom homem.

Leia: As 5 maiores diferenças entre ter o primeiro e o segundo filho

Advertisement

_Traduzido e adaptado por Sarah Pierina do original El arte de criar varones

Toma un momento para compartir ...

Denhi Chaney

Denhi Chaney é formada pela Universidade de Brigham Young com mestrado em Terapia de Casal e Familiar. Ela também é esposa e mãe de um filho.