9 truques para descobrir se o seu cônjuge está mentindo para você

Mesmo que a pessoa esteja falando alguma mentira, o corpo dá sinais que quer dizer a verdade! Saiba o que você deve notar para desvendar uma mentira!


Evelise Toporoski

Você até tem aquela intuição de que algo está errado, mas não sabe ao certo se o seu cônjuge está ou não mentindo. Que tal contar com a ajuda da ciência para isso?

Wanderson Castilho é um especialista em detectar mentiras, dá aulas no Behavior Analysis Training Institute, local que treina a polícia americana para descobrir mentiras.

Em entrevista ao site Terra, ele deu algumas dicas para você analisar seu parceiro. Mas tenha cautela, pois algumas das características confundem-se com timidez. Se não é o caso de seu companheiro, preste atenção nestes sinais:

1. Mudar ritmo ou velocidade da fala

Todo mundo tem um jeito de se expressar, seja falando mais rápido ou mais devagar. Quando a pessoa muda esse seu ritmo comum de uma hora para outra, pode ser que esteja escondendo alguma coisa.

Preste atenção também se a voz está trêmula, este nervosismo expressa que a história pode não ser bem assim!

Leia: 10 sinais de que seu marido pode estar mentindo para você

2. Fala demais!

A tentativa de mais justificativas e muitos detalhes para uma história, quando a pessoa normalmente não é assim, pode indicar que ela está tentando passar uma história inventada para você!

Advertisement

3. O olhar

Desviar o olhar pode ser um sinal de mentira, pois a pessoa não consegue olhar o parceiro com naturalidade. O contrário também serve, ficar olhando fixamente (sem naturalidade) só para lhe convencer que é verdade, também é um sinal de que a pessoa quer lhe convencer de algo.

4. Olhe para as mãos

A mentira causa tensão e ansiedade para alguns, por isso, a mão pode ficar gelada, trêmula ou bem agitada. Fique de olho!

5. A cara da mentira!

Algumas pessoas começam a ficar com a face ruborizada ou pálida quando estão mentindo. Novamente, leve em consideração que pessoas tímidas também ficam assim quando estão sendo o centro das atenções ou se sentem constrangidas.

6. Sinais de nervosismo

Quando a história é inventada, o cérebro provoca estímulos como levar a mão na boca, coçar a cabeça ou a orelha. Segundo o especialista, seria o sinal do cérebro “eu não quero falar isso” para quem coloca a mão na boca, ou “não quero ouvir isso” para a coçada na orelha e “não concordo com isso” e a pessoa coça a cabeça.

Leia: 10 sinais físicos que um homem dá quando mente

7. Olhar para o lado esquerdo

Segundo Castilho, o lado esquerdo do cérebro é responsável pela criação, por isso, quando a pessoa move ligeiramente os olhos para este lado pode estar preparando a criação de uma grande mentira! Mas, cuidado para não se confundir! Se a pessoa olhar para o lado direito está buscando alguma memória verdadeira.

8. Engolindo seco

Pelo estado de alerta, o corpo emite mais um sinal, produz menos saliva e a pessoa passa a engolir a seco, fica com a boca seca e ainda mais tensa!

9. Expressões faciais

Esta é uma das dicas mais importantes para detectar um mentiroso. Se a pessoa está contando uma história triste, não pode ter pequenos sorrisos, olhar de felicidade – quando isso ocorre, pode ter certeza que algo está errado!

Cuidado para não virar uma pessoa chata que desconfia de todas as palavras de seu companheiro. Utilize estes sinais a seu favor, para perceber quando algo está realmente errado!

Leia: Como lidar com o cônjuge que mente

Advertisement
Toma un momento para compartir …

Evelise Toporoski

Jornalista com experiência em redação de jornais e revistas. Mãe e esposa compartilhando experiências de vida!