9 sinais de que seu filho sofre com problemas de visão

É difícil perceber que a criança está com dificuldades para ver. Estes sinais podem ajudar.


Michele Coronetti

Muitas vezes as crianças têm dificuldades de visão e isso passa despercebido para pais e professores. Esse problema pode ser muito prejudicial em muitos fatores, pois a criança pode ter dificuldades de aprendizado, se isolar dos colegas, além de agravar a doença.

Estar atento a alguns destes sinais irá ajudar a entender que a criança necessita de um exame de vista mais minucioso. E quanto mais cedo os sinais forem investigados, melhor para a criança.

1. Dor de cabeça

Quando os olhos precisam fazer um esforço extra para enxergarem, a dor de cabeça será insistente. Se a criança reclama disso depois ou durante a escola, ao fazer a lição de casa ou ver televisão é bom dar uma investigada com um profissional.

2. Aproximar o objeto que está sendo visto

Seja a tela da TV, do tablet, o livro ou outro objeto, se a criança se aproxima muito é sinal de que a visão não está muito bem.

3. Caminhar com a cabeça abaixada

Quando a criança tem problemas de visão dupla ou estrabismo, ela acaba abaixando a cabeça para não sofrer acidentes.

4. Lacrimejar constantemente

Um problema comum ocorre quando a criança não fecha totalmente os olhos ao dormir. O ressecamento provocado por esse problema afeta o olho durante o dia, causando lacrimejamento excessivo.

5. Coçar os olhos

Quando o olho fica cansado é natural que a criança coce ou massageie o globo ocular para ele funcionar melhor. Um outro caso comum de coceira ocular é devido a inflamações como conjuntivites.

Advertisement

6. Dificuldade para ler

Demorar para formar as palavras, além de pular linhas, pode mostrar claramente que dificuldades visuais estão ocorrendo.

7. Usar o dedo para guiar a leitura

Outro sinal de que está difícil de enxergar para ler.

8. Sensibilidade à luz

Ao entrar em um ambiente mais bem iluminado a criança se incomoda e protege os olhos, mantendo-os semicerrados ou querendo sair do local. Pode indicar problemas de visão.

9. Fechar ou tapar um dos olhos

Como o olho que enxerga menos está atrapalhando a visão, a criança permite que o outro se encarregue de olhar direito.

A maioria das crianças com problemas visuais acredita que é normal enxergar desta maneira, embaçado, duplicado ou distante e ela se adapta como pode. Por isso que é difícil perceber que ela esteja com dificuldades para ver. O ideal é que o acompanhamento seja feito desde o nascimento para evitar surpresas futuras e desgastes maiores.

Os distúrbios conhecidos por miopia, astigmatismo, hipermetropia, estrabismo e ambliopia podem ser aliviados e tratados com os procedimentos corretos que o médico recomendar, e assim as belezas da vida poderão ser vistas amplamente e o aprendizado continuado sem maiores problemas.

Toma un momento para compartir …

Michele Coronetti

Michele Coronetti é secretária, mãe de seis lindos filhos, gosta de cultura e pesquisas genealógicas.