9 sinais de que seu casamento pode ter acabado

Se o sofrimento é sinônimo de casamento para você, algo está errado. Verifique esses sinais que significam que seu casamento pode realmente estar acabado.

Karin Cristina Guedes de Oliveira

As dificuldades matrimoniais são bem peculiares, cada casal possui barreiras diferentes para ultrapassar. Porém há verdades universais que correspondem a todos os casais, como por exemplo, se um ou os dois se recusam a empenhar-se para o sucesso do relacionamento o mesmo não resistirá. Quanto mais o tempo passa e menos esforço e dedicação o casamento recebe, menores são as chances de progresso. Por isso, apresse-se.

1. Você está desvinculado

O primeiro sinal de que o casório não vai lá muito bem é quando um ou ambos dedicam mais tempo ao trabalho, aos amigos ou qualquer coisa é mais importante do que ficarem juntos. Essa distância causa um abismo entre o casal, quanto maior o tempo dedicado a atividades fora do casamento, mais difícil se torna a reaproximação.

2. Um dos cônjuges se recusa a tentar

Trata-se de uma soma bem simples, um casal é formado por dois. Caso um não queira, por mais que a outra parte se dedique com afinco nada compensará os outros 50% de negativismo. Para permanecerem juntos os dois precisam travar a mesma luta e dedicar-se proporcionalmente.

3. Falta de respeito no relacionamento

Um dos aspectos mais importantes de um casamento saudável é o respeito mútuo, diz o Dr. Savage. É muito fácil faltar com respeito a alguém tão próximo como o cônjuge, por isso é necessário se policiar sempre para garantir que não correremos o risco de destruir nossos relacionamentos por algo tão banal. Um sinal de alerta quanto a falta de respeito está em diálogos repletos de ofensas, hostilidade e todo discurso é travado com o objetivo de atacar e ofender. Agressão física despensa comentários.

A necessidade de recuperar um casamento em que não há mais respeito

Advertisement

4. Vocês não são mais uma equipe

Acredite dividir tarefas diárias como os cuidados com os filhos, a ida ao supermecado, os passeios em família e a resolução dos problemas indica que vocês estão trabalhando em conjunto, afinal o casamento é um time. Quando essas atividades corriqueiras não envolvem o casal juntos, é sinal de que a equipe está dividida e não jogam mais com o mesmo objetivo comum.

5. O cônjuge infiel mantém a ex-amante como amiga

Determinadas amizades já atrapalham o relacionamento, quando essa amizade já foi o motivo de infidelidade a coisa complica mais ainda. A traição talvez seja a barreira mais difícil de transpor em um casamento, fingir que não aconteceu e não tocar no assunto certamente não é a melhor maneira de resolver tal situação, manter a amante por perto também não representa tranquilidade, pelo contrário. Tudo o que representou ou ainda representa risco para o bem estar do casal deve estar sempre do lado de fora.

6. Não há comprometimento com os desejos e necessidades do outro

Uma parte importante do casamento implica atender as necessidades e desejos do parceiro ao mesmo tempo que cuida para que os seus também sejam atendidos. Na relação é fundametal a troca, uma mão lava a outra, toma lá dá cá, essas coisas. Quando isso não existe é mais um sinal de insucesso. Da mesma maneira que um demonstra preocupação e dedicação, o outro também precisa fazê-lo.

5 meios de fortalecer o comprometimento entre casais

7. O cônjuge é um trapaceiro em série

Muitos homens apresentam um comportamento desonesto e infiel, são mulherengos mesmo. Assumidos, porém não assumem a culpa, afinal a culpa é sempre da mulher. Talvez por ser ciumenta ou controladora demais. A traição acontece, logo surgem os pedidos de desculpas, as flores, as lágrimas e o acordo de procurarem aconselhamento e nunca mais pular a cerca. Só que não! Se ele, ou ela, é um trapaceiro em série, certamente fará de novo e a culpa nunca foi e nunca será sua. Esse tipo de estereótipo dificilmente sofre mudanças, o que significar o fim de seu casamento.

Advertisement

8. Vocês discordam sobre ter filhos ou não

Enquanto as opniões divergem em temas como as finanças, onde passar as férias, que cor pintar as paredes, que seguro contratar, tudo bem. O problema surge quando um deseja muito ter um filho, tem isso como um projeto de vida e o outro nem cogita essa possibilidade. Vocês podem estar em apuros.

9. Vocês não precisam mais se comunicar

Quando as coisas passam a ser resolvidas de maneira automática e sem diálogo ou intimidade o risco já está instaurado entre vocês. Piora ainda mais quando troca-se a conversa a dois para se abrir com pessoas alheias ao relacionamento. Não há problemas no casamento que possam ser resolvidos sem uma conversa sincera e honesta.

Todos esses sinais podem assustar um pouco, mas nem tudo está perdido. Em algum momento da vida houve algo que ligou vocês em matrimônio, o amor possivelmente ainda existe, por isso há coisas que ainda podem salvar seu casamento, como a generosidade e a bondade ou um plano de 40 dias que certamente reancenderá a chama que está adormecida.

Toma un momento para compartir ...

Karin Cristina Guedes de Oliveira

Karin Cristina é pedagoga, mãe e esposa. Apaixonada pelo ser humano, acredita que o conhecimento é capaz de mudar a humanidade e a leitura é o caminho.