9 segredos que os varejistas não querem que você saiba

Conheça as estratégias dos varejistas e se proteja dos impulsos e manipulações que o fazem gastar sem necessidade.

Trina Boice

Os varejistas têm sido capazes de dominar a guerra psicológica em nossos orçamentos familiares, para que todos continuemos tentando manter as aparências, enquanto acumulamos quantidades ridículas de dívidas.

Eles podem nos convencer de que não só queremos a mercadoria deles, mas precisamos dela. Eles tornaram-se hábeis em nos fazer usar as nossas emoções, ao invés de nossa lógica. Ensinar nossos filhos a evitar armadilhas de varejistas irá ajudá-los a manter seus orçamentos, bem como ter mais controle sobre suas finanças no futuro.

Os varejistas contratam empresas para ajudá-los a projetar suas lojas para que os compradores não saiam sem comprar. Donos de lojas estão pensando estrategicamente, e assim devemos pensar também. Ser mais consciente sobre marketing inteligente nos ajudará a gerenciar melhor as finanças de nossa família.

1. Segredos de varejistas: É à direita

Você sabia, por exemplo, que a maioria dos compradores olha para a esquerda, mas, em seguida, viram à direita quando entram em uma loja? Isso porque a maioria das pessoas é destra, por isso são automaticamente conduzidas por si mesmas para a direita. Usando este pequeno pedacinho de informação comercial, os varejistas colocam seus itens mais recentes e mais caro no lado direito de sua loja para colocá-los em um rápido modo de compra. Sorrateiros, hein?

O que você deve fazer

Esteja ciente de como as lojas estão organizadas.

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2. Segredos de varejistas: Relaxe e fique à vontade

Varejistas e restaurantes têm feito experimentos com cores, músicas e até mesmo cheiros para levá-lo a permanecer em suas lojas por mais tempo. Eles sabem que quanto mais tempo você permanecer em suas lojas, você ficará suscetível a comprar mais coisas.

O que você deve fazer

Para economizar dinheiro, faça uma lista do que você precisa na loja e, em seguida, entre e saia o mais rápido possível. Para um comprador impulsivo olhar vitrine de loja é como um alcoólatra tentando ler os rótulos das garrafas em um bar.

3. Segredos de varejistas: ofertas no fundo da loja

Os varejistas costumam colocar suas prateleiras com ofertas na parte de trás de suas lojas. E carregam suas armas com prateleiras bem organizadas, cheias de preço nas mercadorias e um ambiente bem espaçoso e confortável para que você não tenha vontade de gastar muito tempo nas prateleiras que estão atrás da loja, mas tenha vontade de voltar para aquele lugar bem espaçoso, bem organizado e cheio de preços altos que está na frente da loja.

O que você deve fazer

Concentre-se no fundo da loja, primeiro procure promoções.

4. Segredos de varejistas: Que tal outro?

Compre 1, leve 2! As ofertas são ótimas, se você realmente precisa de dois itens. A loja gosta de oferecer esses dois por um bom preço, pois eles podem com sucesso fazer você comprar mais. Lojas vivem felizes com as perdas (itens com os quais eles perdem algum dinheiro), porque eles sabem que se você comprar um item mais caro, eles ainda vão ter lucro na transação total.

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O que você deve fazer

Você precisa entender que o maior propósito da loja é aumentar a média do valor da transação. Compre apenas o que você realmente precisa.

5. Segredos de varejistas: Coloque próximo ao caixa

Você será tentado pela loja a comprar mais por impulso, fazendo com que você compre muitos produtos aparentemente baratos que chamam a sua atenção. A loja colocará esses produtos próximos aos caixas esperando que você aumente o valor do seu faturamento total. Ela espera que sem você pensar muito, você coloque esses produtos em seu carrinho de compras enquanto você fica na fila esperando ser atendido pelo caixa.

O que você deve fazer

Decida quanto você irá gastar na loja antes de entrar.

6. Segredos de varejistas: Estimulam os seus sentidos

Lojas gostam de concentrar-se em nossos sentidos viscerais para que não paremos muito para pensar logicamente. A loja sabe que os aromas irresistíveis vão fazer você ficar com fome e tudo nas prateleiras aparecerá mais apetitoso. As pessoas estão mais propensas a comprar o que está apresentado em uma mesa do que em uma prateleira.

O que você deve fazer

Para evitar compras por impulso, faça uma lista de todas as suas compras e não se desvie dela. Se você estiver tentando economizar dinheiro para uma grande compra especial, mantenha uma foto dela em sua carteira para lembrá-lo de seu objetivo financeiro. Então, quando você olhar para a foto, ficará menos tentado a comprar coisas sem necessidade ao longo do caminho. Outro truque para evitar compras por impulso é pagar com dinheiro, ao invés de cartão de crédito. Um cartão de débito funciona também, porque o dinheiro sai de sua conta bancária instantaneamente.

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7. Segredo de varejo: Nome

Designer “exclusivo”, é assim chamado pelas lojas, mas não são nada mais do que mercadorias baratas, usando o nome desse designer.

O que você deve fazer

Não fique tão fixado em preço ou você pode acabar ignorando a qualidade. De acordo com o levantamento feito em 2011 pela Trilha de Consumidor sobre itens de Volta às Aulas nas Lojas (EUA), foi descoberto que 56% das pessoas nem mesmo percebem que certos produtos tinham diminuído na qualidade ou até mesmo na quantidade, a fim de manter o preço tão baixo a ponto de fazer os consumidores esquecerem que é o último ano letivo.

8. Segredos de varejos: Por um tempo limitado

Outra tática é a escassez do produto. Lojas anunciam quando a venda terminará, tentando levá-lo a fazer a compra agora.

O que você deve fazer

Não se sentir pressionado pelo tempo, especialmente ao fazer uma compra cara. Vá para casa. Pense sobre isso. Faça uma pesquisa a respeito.

9. Segredos de varejistas: Frete de graça

A maioria de nós fica animados quando vemos “frete grátis” para nossas compras on-line.

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O que você deve fazer

Preste atenção no valor mínimo de compra necessário para você não gastar mais dinheiro do que você tinha inicialmente previsto. Visite sites de comparação de preços para ver se você pode encontrar um negócio melhor em outro lugar. Nesse site tem uma lista com 10 empresas diferentes para compras on-line, também oferecem alertas de preços, permitindo que você receba e-mails com as promoções.

Abaixo estão algumas dicas para ajudá-lo a identificar informações privilegiadas em cadeias nacionais:

Esteja preparado para gastar algum tempo no caixa e ter em mãos panfletos de promoções dos seus concorrentes. Você pode realmente baixar os preços na maioria das lojas tendo isso em mãos.

Propósito

Se você compra com frequência em uma loja que já tem o seu próprio cartão, é melhor que você faça o cartão dessa loja porque você terá mais descontos.

Outras ofertas podem ser encontradas em

Amazon
Polishop
Privalia
Brands Club
Hotel Urbano
Bonprix
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Traduzido e adaptado por

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em,Jaguaraci N. Santos

do original Secrets retailers don’t want you to know about, de

Trina Boice.

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Trina Boice

Trina Boice is an author of 17 books, mother of 4 awesome sons, a twin, faculty at two colleges, Ham radio geek, and money-saving expert.