9 segredos para ter o seu bebê dormindo a noite toda

Segundo especialistas, esse é um hábito que tem que ser adquirido antes de o bebê completar 1 ano, senão vai ficar bem difícil conseguir depois.

Stael Ferreira Pedrosa

A história costuma não ser muito diferente: mães com olheiras, cansadas e sonhando poder dormir uma noite inteira. São 3 da manhã e o bebê já acordou 3 ou 4 vezes. Se seu bebê tem menos de 4 meses, a esperança é que a partir dessa idade ele passará a dormir a noite toda. Se ele já tem mais de 1 ano, ainda é possível fazê-lo dormir durante a noite, basta mudar alguns hábitos e uma dose de paciência.

Por que a dificuldade em dormir?

Uma pesquisa realizada no Centro Médico da Universidade de Rochester (Inglaterra) sugere que o sono do bebê é afetado por algumas causas como temperamento, predisposição genética e depressão ou ansiedade na gravidez.

Também maus hábitos como brincar (estímulos) na hora de dormir, não ter uma rotina, amedrontar a criança, equívocos na iluminação (escurecer o quarto durante o dia) e outros. Evitando alguns erros e aplicando algumas técnicas você pode conseguir fazê-lo dormir adequadamente.

Como conseguir que o bebê durma a noite toda?

1. Rotina

Especialistas batem todos na mesma tecla: O bebê (crianças de modo geral) precisam de rotina para dormir melhor. Tente estabelecer uma rotina como um banho morno, receber uma massagem, tomar a última mamadeira, fazer a higiene bucal e ir para o berço. A princípio pode haver resistência, mas com o passar dos dias o bebê se acostuma. Importante: dormir sempre no mesmo local e na mesma hora.

2. Distinguir entre dia e noite

O bebê dormirá melhor se começar a seguir o ciclo circadiano. Nas sonecas durante o dia não escureça o ambiente e durante a noite não deixe as luzes acesas.

Advertisement

3. Permita-lhe tirar sonecas durante o dia

O bebê que não dorme bem durante o dia não dormirá bem à noite. Algumas mães creem que se o bebê não dormir durante o dia, ele dormirá mais facilmente à noite. Isso não procede. O bebê que fica muito tempo acordado, tem um aumento de cortisol (hormônio do estresse) no organismo e tenderá a acordar várias vezes durante a noite.

4. Crie um ambiente propício para o sono chegar

Apague as luzes, ou deixe uma fonte de luz fraca e indireta. Certifique-se de que ele não esteja superaquecido e nem sentindo frio. O silêncio também é importante à noite. Durante o dia ele pode (e deve) dormir com os ruídos normais da casa. Ele deve estar seco e confortável.

5. Leve-o acordado para a cama ou berço

O bebê que se acostuma a dormir nos braços, geralmente mamando, vai ter dificuldades de permanecer dormindo ao ser colocado no berço. Ou se permanecer, pode acordar no meio da noite e se assustar por não saber onde está. Por isso leve o bebê acordado.

6. Alimente-o bem durante o dia

Alimentar bem significa mamar o suficiente para não sentir fome durante a noite e acordar. Não precisa engrossar mingaus e nem dar nada em excesso. Apenas a alimentação normal e a amamentação sob demanda. Se o bebê não se alimenta adequadamente durante o dia, ele vai acordar com fome à noite e consequentemente comer menos durante o dia, criando um ciclo.

7. Atividade repetitiva

Uma atividade constante, como balançar, é quase hipnótica, por isso os bebês dormem bem no colo quando são balançados. Transfira esse balanço para o berço, se possível, pois imita o andar da mãe quando ele estava no útero. É muito relaxante para o bebê o escuro e o balanço ritmado e ele não só dormirá em instantes como dormirá a noite toda. Se ele for mais velho, por volta dos 2 anos, conte uma história de maneira ritmada, monótona e sem ênfase. Isso também o fará adormecer profundamente.

Advertisement

8. Torne o berço um lugar agradável

Se o bebê acorda e chora, acalente-o no berço, falando com ele e acariciando-o. Se ele está com cólicas, uma bolsa de água morna pode dar alívio e passar a ideia de que o berço é um bom lugar para se estar. Dê-lhe um bichinho ou naninha para que ele se sinta confortado, sentindo que o berço é agradável ele dormirá melhor e mais tempo.

9. Não atenda com colo a todos os choros

Se o berço está isento de riscos, se ele está sequinho, sem dor, confortável e sem fome, não há razões para o choro. Ele quer atenção, então dê a ele – no berço. Mostre que você está sempre por perto, mas não o pegue no colo.

O bebê irá aprendendo a dormir a noite toda com essas dicas, mas caso isso não aconteça, procure um pediatra. Nunca deixe o bebê chorar sem ir verificar o que é. Todos os especialistas dizem que a melhor maneira de fazê-lo dormir a noite toda ainda é criar uma rotina agradável que o permita relaxar e dormir bastante. Logo suas olheiras começarão a desaparecer e a sonhada noite de sono vai chegar. Para ambos.

Toma un momento para compartir ...

Stael Ferreira Pedrosa

Stael Ferreira Pedrosa é escritora free-lancer, tradutora, desenhista e artesã, ama literatura clássica brasileira e filmes de ficção científica. É mãe de dois filhos que ela considera serem a sua vida.