9 segredos para seu bebê dormir durante a noite

Por que tantos bebês têm dificuldades para dormir, principalmente à noite? Onde se pode melhorar para que os bebês durmam mais fácil e melhor?


Luiz Higino Polito

Tenho um pouco de experiência em fazer bebês dormirem, tanto que minha esposa e minha filha me apelidaram de “sonífero“, porque consigo fazer meu netinho de 8 meses dormir em poucos minutos, enquanto elas sofrem demais para que ele adormeça.

Muitas vezes elas vêm com o meu netinho e dizem: “Toma, faça ele dormir!

E, em poucos minutos, o bebê está dormindo em meus braços.

Qual o segredo para fazer um bebê dormir?

Em vez de escrever o que os especialistas dizem a respeito, vou dizer o que, por intuição, aprendi a respeito de fazer bebês dormirem.

Sempre gostei muito de crianças, e isso já é meio caminho andado, porque se você não gosta de crianças, terá mais dificuldades ainda com bebês.

Tive três filhos (que hoje são adultos), e aprendi muito com eles. Mas vou me basear apenas na experiência com meus três netinhos, porque foi com eles que “aprimorei a técnica” (J) de adormecer nenês…

O meu neto mais velho tem 6 anos, e a mais nova, tem 3 meses. (A mais nova é a única que eu nunca fiz dormir, porque meu filho e minha nora ainda não deixaram!)

Advertisement

Leia: 5 ótimas dicas para fazer seu bebê dormir

Música e dança

Devido ao fato de eu ter muitos vinis (long-plays antigos), eu coloquei um “três-em-um” (rádio antigo) na sala, quando meu primeiro neto ainda era bem bebezinho. E peguei vários vinis de músicas de roda, tipo “marcha soldado”, “atirei o pau no gato”, e outras mais antigas ainda.

Depois que a mãe do meu neto excluía todas as outras alternativas de porque o bebê estava chorando, e/ou não queria dormir (tais como: Tem fome? Está sujo? Tem dor de barriga? Está com frio/calor? etc.).

Excluídas as possibilidades acima, aí eu entrava em cena: tomava o meu neto no colo, colocava meus vinis pré-históricos para tocar e começava a dançar com ele no colo.

Simples demais? Pois é. Só que eu não ficava só balançando o bebê: eu dançava mesmo!Minha sala se tornava um verdadeiro salão de baile em minha mente e eu saía dançando pela sala toda: percebi que o bebê amava isso, e logo adormecia!

Aí eu me empolguei, e hoje, com o meu neto de 8 meses, que é com quem eu tenho mais oportunidade de dançar, do que os outros, já uso um tocador de CD (me modernizei) e músicas do cantor de música country Alan Jackson, que são mais animadas e muito boas para dançar e o bebê gosta muito!

Assista: Este pai encontrou uma maneira deliciosa de fazer o bebê dormir. Veja como

Então aí vai a “receita” de nove passos para fazer seus bebês dormirem

  1. Veja se o bebê não está com fome, sede, ou precisa ser trocada a fralda.

  2. Consiga um toca-discos e músicas de criança ou qualquer tipo de boa música que você goste.

  3. Não se preocupe se você não sabe dançar. Você terá uma excelente oportunidade de aprender a dançar sozinho(a), sem ninguém ver – só o bebê (e ele não vai falar nada para ninguém que você dança mal).

    Advertisement
  4. Com a música num volume razoável (nem muito alta e nem baixa demais), tome o bebê em seus braços, o mais confortavelmente possível.

  5. Não o segure deitado, a princípio, mas apoiado em seu ombro, pois se tentar deitá-lo logo de cara, ele vai gritar…

  6. Aconchegue-o bem ao seu corpo, e segure-o firme, para que ele se sinta seguro.

  7. Dance. Dance com vontade. Não precisa ter medo, dance mesmo! Imagine-se numa balada e solte a franga!

  8. Você verá que o bebê vai ficando meio mole: ele está ficando com muito sono.

  9. Agora sim, deite-o em seus braços na posição de mamar, e fique olhando diretamente para os olhos dele, e sorria! Sorria sem parar! E continue a dançar!

Está evidente pelos 9 passos, que usei um pouquinho só meus conhecimentos de hipnose, porque ficar olhando fixamente para os olhos do bebê e sorrindo, você fará ele se sentir seguro e amado. Ele adormecerá rapidamente.

Não desista se nas primeiras tentativas não funcionar. Você vai ficando cada vez melhor com a prática.

Meu neto aguenta no máximo duas músicas, normalmente, antes de dormir.

Você vai chegar lá!

Leia: 9 dicas que você nunca ouviu para fazer o bebê dormir

Toma un momento para compartir …

Luiz Higino Polito

Casado, pai de três filhos e avô de quatro netos, estudei oratória e didática. Gosto muito de escrever. Profissionalmente, sou músico e tenho um Sebo Virtual, onde vivo com minha esposa e cercado de livros!