9 passos para aprender a amar seu cônjuge novamente

Ouvimos tanto falar de casais que "se afastaram". Eles perderam o conhecimento e a força que seu casamento teve uma vez. Mas o que se poderia reaprender no casamento?


Becky Rickman

Lembro-me de tentar ajudar meus filhos com a lição de matemática. O problema era que, quando eu estava na escola, era uma estudante nota 10; com honras e tudo. Mas, vinte e poucos anos mais tarde eu me esforçava para dar-lhes a ajuda que precisavam. Por não praticar minhas habilidades matemáticas depois que terminei os estudos, acabei esquecendo a maior parte delas. No entanto, ajudá-los vez ou outra fez com que muitos dos conhecimentos me voltassem à mente. Só foi necessário um pouco de trabalho e memória, ao invés de reaprender tudo outra vez.

Dizem que a mesma coisa acontece com o exercício. Seus músculos se lembram de seu estado mais apto e mesmo se você deixar de praticar exercícios, ao recomeçar, seu corpo reaprende como estar em forma e leva menos tempo para fazê-lo, porque já esteve em boa forma antes.

Eu acredito que o amor se comporta da mesma maneira. Ouvimos tanto falar de casais que “se afastaram”. Eles perderam o entendimento e a harmonia que seu casamento teve uma vez. Mas o que se poderia reaprender no casamento assim como na matemática ou no exercício físico?

O necessário a se fazer está diante de vocês e provavelmente parece assustador. Ainda assim, passo a passo, o casal pode trabalhar em conjunto, fazendo os exercícios e deveres de casa para ajudá-los a lembrar-se onde e como começaram.

Aqui estão alguns passos recomendados quando se deseja reaprender a amar:

1. Lembrar

Passe um tempo verdadeiramente lembrando-se do seu namoro e casamento. Se houver um álbum de recordações ou diário, leia-os. Feche os olhos e reviva a data memorável. O que foi que fez você amar essa pessoa?

2. Perdoar

Se você foi injustiçado, perdoe. Se foi injusto peça perdão. Deixe o passado para trás.

Advertisement

3. Comunicar seu desejo de renovar seu casamento

Livre-se de frases e pensamentos do tipo, “Eu casei com você, não casei?” e “Você sabe como eu me sinto”, e perguntas como, “O que estávamos pensando?” Em seu lugar, diga, “Eu te amo porque ” e “Eu casei com você porque não poderia imaginar acordar todos os dias e não ver seu rosto ou ouvir sua voz”, e “Sei o que eu estava pensando e quão ansiosos estávamos para começar nossa vida juntos, e nunca me arrependo em nenhum momento da minha decisão.”

4. Ser honesto sem ferir o outro

Se algo específico o está incomodando fale, mas sem acusações duras. Use declarações com o “Eu”. “Eu me sinto amado quando você ” ou “Eu seria realmente feliz se você não se importasse de mudar uma coisa: .”

5. Pensar apenas em seu cônjuge

Durante períodos de estresse conjugal, não é incomum começar a pensar em outra pessoa. Mude esses pensamentos quando vierem e pense em seu cônjuge.

6. Nunca falar mal de seu cônjuge para ninguém

Você vai atrair atenção perigosa ao fazê-lo e agravar o problema em sua própria mente.

7. Se precisar enfrentar um flerte,

deixe a pessoa saber que você é fiel ao seu cônjuge e diga algo carinhoso sobre ele e por que você está com ele.

8. Conquistar o seu cônjuge

Volte à estaca zero e faça as coisas que você fez para conquistá-lo. Dê pequenos presentes. Faça uma refeição especial. Convide-o para sair uma vez por semana, mesmo que seja apenas para fazer as compras juntos.

9. Autoexame

É bastante normal que você veja suas próprias mudanças e ache que o seu cônjuge não mudou nada ou vice-versa. Olhe para as mudanças naquilo que os fazia sofrer, o progresso que fizeram, e os testes que vocês têm resistido juntos.

Se você está em um casamento que parece estar desmoronando ao seu redor, pegue um tijolo e coloque-o de volta no lugar. Faça a sua parte. Exerça o seu desejo de mantê-lo intacto. Você pode reaprender a amar.

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa Metzger do original 9 steps to learn to love your spouse again.

Toma un momento para compartir …

Becky Rickman

Becky Lyn is an author and a 35+ year (most of the time) single mom.