9 maneiras indiretas de seu filho adolescente dizer que ama você

O amor entre vocês está se tornando algo maravilhoso. Não deixe de identificar esses sinais de amor que ele está lhe enviando.

Emma E. Sánchez

Quando se fala de amor entre pais e filhos, a primeira coisa que nos vem à mente é a lembrança de nossos próprios filhos. Quem criou crianças e as viu crescer pode dizer, sem hesitar, que o amor que os filhos nos dão quando são pequenos é a expressão mais pura, inocente e sincera que jamais havíamos experimentado antes.

O amor das crianças é simples e sincero

Não há palavras para descrever aquele rostinho feliz quando você lê uma história e eles acreditam sinceramente, ou quando ficam entusiasmados com algo que você diz. Os bolos, os animais de estimação e os presentes os deixam tão felizes quanto uma caixa vazia. E, para ele, não há pessoa mais extraordinária no mundo do que o papai, nem mais bonita que a mamãe.

As crianças pequenas nos fazem sentir que somos capazes de fazer tudo, e levantamo-nos pela manhã para sair em busca do melhor para elas. Ninguém jamais nos receberá com o mesmo entusiasmo após um longo dia de trabalho.

O amor das crianças perdoa tudo e não guarda ressentimentos

Podemos repreendê-los e perder a paciência, mas esse coraçãozinho inocente os fará esquecer as coisas ruins em cinco minutos e correr para os nossos braços o mais rápido possível. O amor dos pequenos é tão bonito e puro!

E quando estamos mais desfrutando-os, eles crescem! E, como passe de mágica, deixamos de ser seus heróis, e eles não querem passar mais tempo conosco como antes. Então pensamos, erroneamente, que nossos filhos adolescentes deixaram de nos amar, e que eles mesmos também são difíceis de amar.

Advertisement

Alguns pais podem se sentir excluídos ou rejeitados pelos filhos. Se você se sentir assim, lembre-se de que o adolescente está procurando sua própria identidade e que não faz isso conscientemente, com a intenção de magoá-lo.

Os adolescentes amam seus pais de maneira diferente, mas eles os amam e precisam deles por perto, mesmo que pareça o contrário.

O amor entre pais e filhos está apenas se transformando. Você não precisa se preocupar. Seu filho adolescente expressa seu amor por você de várias maneiras:

1. Conversando com você sobre os assuntos dele

Durante a adolescência, os pais podem sentir algum tipo de “distanciamento”. Os filhos, que costumavam passar tempo com os pais, agora parecem evitá-los a todo custo, e há alguma verdade nisso. Imagine por um minuto que o adolescente é como aquela lagarta que entra no casulo para se transformar, o faz de maneira privada e de uma maneira muito íntima, mesmo que esteja à vista de todos.

Se seu filho costuma manter distância e, de repente, se aproxima para falar com você, respire e pense com cuidado no que vai dizer. Ele está lhe confiando algo e você deve evitar tecer algum julgamento, criticar ou discutir. Pense mais em como continuar o diálogo, expressando que confia em suas boas decisões, e deixe-o saber que você estará sempre lá para ouvi-lo. Se ele lhe confidenciar algo, não conte a ninguém.

2. Convidando os amigos para vir à sua casa

Quando um adolescente convida seus amigos para sua casa, é um grande sinal de confiança na família. Colabore se ele lhe pedir para preparar algo ou para dar carona aos amigos. Respeite seu espaço, obviamente, deixando as regras da casa bem claras. Por questão de segurança, mantenha os outros pais informados sobre horários de chegada e saída de seus filhos.

Advertisement

3. Pedindo sua ajuda

Certa vez, meu irmão participou de uma festa que, depois de algumas horas, se tornou perigosa. Ele tentou sair, mas as coisas na rua eram ainda mais complicadas, então ele não hesitou em chamar meu pai para buscá-lo.

Papai foi atrás dele e conseguiu tirá-lo, e também outros amigos, daquela festa que havia saído do controle. Meu irmão disse que esperava ser fortemente repreendido no carro, por sua falta de discernimento ao ter participado daquela festa. Mas, surpreendentemente, depois de deixar os outros meninos em casa e ficar sozinho com ele, meu pai lhe agradeceu pela confiança em chamá-lo para ajudar. Meu irmão, depois de adulto, nunca hesitou em ligar para o nosso pai nos piores momentos da vida.

4. Obedecendo, mesmo que fique com raiva

A frase favorita dos adolescentes é “Isso não é justo!” Tudo ao seu redor é injusto. As tarefas, a vida, as obrigações; tudo, absolutamente tudo é injusto para eles. Mas, se depois de ouvir um longo sermão, seu filho fizer o que você pediu e continuar, parabéns! Você o criou bem.

Pois bem, depois de um tempo e a raiva ou desconforto ter passado, aproxime-se dele e reafirme seu amor, agradeça por sua obediência e pela confiança em você.

5. Obedecendo às regras da casa, mesmo que as critique

Quando um adolescente está crescendo, muitas regras da casa começam a ficar aquém ou muito rígidas. Se você começar a observar isso, é hora de conversar em família e, juntos, revisar e reconsiderar as regras, ver quais precisam ser atualizadas, revogadas e quais são inalteráveis.

Advertisement

Quando pais e filhos definem as regras juntos, os maus sentimentos desaparecem e as regras são melhor assimiladas. Ele agora sabe que suas opiniões são levadas em consideração e que pode se expressar livremente; e quando o fizer,  reconheça sua maturidade e bom senso. Um forte abraço dirá tudo.

6. Aceitando você em suas redes sociais

Se seu filho lhe enviar uma solicitação de amizade nas redes sociais, não hesite em aceitá-la! E por favor, seja cauteloso nos comentários que fizer em suas publicações. De fato, comente pouco, é seu espaço, não o sufoque nem fique vasculhando suas publicações.

Nesta fase da vida, o amor de pai e filho é baseado no respeito e confiança, não o decepcione. Ah! E não hesite em enviar-lhe um convite. Se ele aceitar, comemore em segredo. E não dê mais importância para não assustá-lo.

7. Ficando ao ser redor para você tocá-lo ou para tocar em você

O adolescente é um bebê que ultrapassou um metro e meio e 70 quilos. Está em um período sensível de crescimento, e tudo nele está em plena floração. Se você já tem o bom hábito de beijar ou abraçar o seu, parabéns! Mas se não tem, aí esta a sua segunda chance. Não a desperdice. Toque no seu filho, um tapinha nas costas, uma carícia na bochecha e um abraço ou um beijo espontâneo farão maravilhas por ele. Se é ele que se aproxima e toca em você, não se afaste, nem deboche, muito menos lhe negue afeto.

Lembre-se: a adolescência é a segunda e última oportunidade de construir um relacionamento saudável com seus filhos.

Advertisement

8. Fazendo você ouvir a música dele

Sim, já sei! A música dele talvez não seja a que você gosta, mas você sabe, ouça e pergunte por que ele gosta, ele está lhe convidando para conhecê-la para entrar em sua vida, e isso não tem preço.

9. Confessando um desconforto físico ou amoroso

Trate esses assuntos com respeito e seriedade. Seu corpo está se transformando, sua mente e seu coração estão passando pelo mesmo. Muitas vezes, nem ele mesmo sabe o que sente ou o que está acontecendo com ele, quem é melhor do que você para ensiná-lo a encontrar os trilhos da vida.

Seu filho adolescente ama você! Faça sua parte, você é o adulto em quem ele pode confiar. O amor entre vocês está se transformando em algo maravilhoso, você vai ver!

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original 9 formas indirectas en las que tu hijo adolescente te dice que te ama

Toma un momento para compartir ...

Emma E. Sánchez

Casada y madre de tres hijas. Interesada en el fortalecimiento y formación de la mujer, la familia y el hogar.