9 frases que você nunca deve usar em uma discussão de casal

Quando discutir com seu cônjuge, seja mais inteligente e evite esses erros de comunicação.

Emma E. Sánchez

Recentemente, em um treinamento profissional, abordamos sobre como é importante discutir os problemas inerentes ao trabalho em equipe para encontrar soluções, e fazê-lo de tal forma que cuidemos dos relacionamentos pessoais para que as equipes possam amadurecer e progredir juntas. 

Enquanto o orador falava, não pude evitar de canalizar esta informação valiosa para o âmbito familiar, acima de tudo, para o casamento. 

A maneira como o casal se comunica determina a felicidade do casamento 

Embora não possamos, normalmente, escolher nossos colegas de trabalho, fazemos isso em relação ao nosso cônjuge e, por conseguinte, chegar a um acordo ou discutir questões importantes seria bem mais fácil. Mas, curiosamente, acontece o oposto. Podemos, com mais facilidade, entrar em acordo com nossos colegas de trabalho do que com nosso companheiro e isso, infelizmente, pode acabar resultando em divórcio a longo prazo. 

Por que acontece isso? 

Simples: porque jamais faríamos oposição em nosso trabalho ou a nosso chefe, procurando ofender, magoar ou ridicularizar. Pensaríamos duas vezes, pois o nosso emprego estaria em jogo. Pensamos duas vezes antes de dizer alguma coisa, ficamos em silêncio, medimos o tom de voz e, em muitas ocasiões, esperamos a raiva passar para depois falar com clareza e sem exaltação. 

Em nossa família, no entanto, ou com o cônjuge, existe tal confiança ou domínio, que esquecemos o respeito, a tolerância, o diálogo, a prudência e o amor, causando muita dor e ressentimento. 

Advertisement

Se um casal não dialoga, algo está errado, pois todos nós temos problemas e procuramos corrigi-los. Mas quem os omite ou os ignora só para “não brigar” está apenas acumulando para explodir e destruir tudo ao seu redor. 

Discutir não é brigar 

 Uma discussão pode ser até mesmo uma conversa tanto quanto acalorada, mas nunca ofensiva. O importante aqui é dialogar e discutir de forma inteligente, com a finalidade de solucionar os problemas e, acima de tudo, fortalecer nosso casamento e a família. 

Precisamos ter em mente que, assim como somos tolerantes com os outros em nosso local de trabalho, devemos ser tolerantes em nosso lar e com a nossa família. No geral, ao falar, devemos cuidar: 

  • O tom e o volume da voz 
  • As palavras que usamos 
  • A nossa linguagem corporal 

Sobretudo, evite a todo custo usar os tipos de frases a seguir, pois elas não edificam o casal, mas causam grandes estragos. 

Frases que destroem 

 1. “Talvez eu devesse deixar você” 

 Frases como esta, em que são feitas ameaças, apenas expõem a pequenez daqueles que as proferem. Nada disso vale a pena, porque não agrega ao relacionamento, mas gera insegurança e falta de compromisso. Ninguém deve sentir que sua permanência no lar deve estar condicionada a algo. Nossa casa é o lugar mais seguro do mundo para nossos filhos. 

Advertisement

2. “A gente discute todo dia” 

É mesmo? Será que não se está evitando resolver um problema realmente importante, mas apenas dando voltas? Se não houver uma conversa franca e honesta sobre um aborrecimento conjugal, ele estará constantemente causando desconforto. Vocês têm que conversar sobre isso! 

Mandem as crianças para os avós por um tempo, e fiquem em casa sozinhos com a promessa de que não vão sair até conseguirem encontrar a melhor solução para todos. Se tiver que chorar e dizer as coisas tal como elas são, que seja assim. É preferível um dia terrível e saírem tranquilos e em paz, a muitos dias amargos e cheios de ressentimento. 

3. “Você é um (a) …!” 

Ofender, desqualificar ou minimizar os comentários do cônjuge ou de qualquer membro da família causa muitos danos. Evite a todo custo dizer frases ofensivas ou usar palavrões. 

Usar de ofensas ao se dirigir aos membros da família é muito ruim. Se você está acostumado a fazê-lo ou se se sente tentado a ofender ao discutir um assunto, você tem que mudar, porque isso não está correto de forma alguma. É preferível ficar calado a ofender e irremediavelmente ferir quem mais amamos. 

4. “Deixa pra lá, você não vai entender! 

 Dizer isto é equivalente a questionar a inteligência e as habilidades da pessoa amada, é uma ofensa à sua pessoa. Todos nós entendemos, o problema é quando não sabemos ou não queremos explicar nossos sentimentos com calma e de maneira positiva. Essa frase é dita apenas por aqueles que estão mais ocupados em ofender do que em resolver as dificuldades. 

Advertisement

5. Você nunca…, você sempre… 

 As generalizações machucam. Seja esperto, identifique as situações que causam o problema, e não generalizem. Trata-se de resolver, não de encontrar um culpado para punir. 

Evite generalizar e seja específico no que você quer dizer. É um pouco difícil no começo, porque estamos mudando uma maneira incorreta de falar, mas à medida que você faz isso, ficará cada vez mais fácil e a comunicação melhorará notavelmente. 

6. Calma! 

 Discutir não significa brigar, mas se for o caso de os ânimos começarem a esquentar, é melhor tirar um tempo para respirar e não perder de vista o objetivo da conversa. 

Quando você diz a alguém com raiva para se acalmar, você só provoca mais raiva. Pense em como você se sente quando lhe dizem algo assim. Você fica mais irritado, não é verdade? 

7. Não tô nem aí!” 

 Dizer isso só mostra sua falta de interesse em resolver o problema tanto no relacionamento quanto com seu cônjuge. 

Advertisement

8. Você não sabe o que está dizendo!” 

 Mais uma vez, trata-se de desqualificar o cônjuge e questionar sua inteligência e, consequentementea sua intuição na escolha do parceiro. 

9. “Faça como quiser” 

 Essa frase é o prelúdio de uma separação, porque só expõe o grande egoísmo que há, e os impede de ver a prioridade de resolver os problemas juntos. 

Um casamento forte é construído com base no diálogo respeitoso e no cumprimento dos acordos. Nossos filhos nos observam enquanto falamos, eles estão aprendendo grandes lições sobre comunicação. E quando crescerem, eles vão repetir o que viram em casa  Esforce-se para privilegiar o diálogo, faça-o pelo seu casamento, faça-o pelos seus filhos e faça-o pela sua própria felicidade 

Vale a pena esse esforço pelo casamento. Dê a si mesmo a oportunidade de tentar. 

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger do original 9 frases que jamás debes usar en una discusión de pareja

Advertisement

 

Toma un momento para compartir ...

Emma E. Sánchez

Casada y madre de tres hijas. Interesada en el fortalecimiento y formación de la mujer, la familia y el hogar.