9 dicas para recuperar a esperança em sua vida

Danitza Covarrubias

Neste mundo vertiginoso onde estamos em torno de crises econômicas, crises de todas as instituições, crise de segurança, muitas pessoas perdem a esperança em suas vidas. Ver o noticiário, as previsões do futuro, nada promissoras de que irá melhorar, dificultam manter a esperança.

Diante da imensidão de problemas nos sentimos pequenos, e às vezes nos perguntamos: “E eu, o que posso fazer? Que sentido tem a minha luta?” Perder o sentido da própria vida costuma levar a depressões fortes por não saber o que fazer ante este caos. Poder ter esperança é fundamental. Esperança de que as coisas tenham um sentido e eventualmente melhorem para você, para seus próximos, para a humanidade inteira.

Ferramentas a seu favor

Embora às vezes nos custe, e sintamos que perdemos a esperança, ainda é possível enfrentar realidades adversas se colocar em prática estas atitudes:

1 Encontrar a lição dentro da situação

Quando algo não tem solução, só nos resta aceitar a realidade. Geralmente é doloroso e difícil, e às vezes parece impossível sustentar a esperança. Quando algo não tem solução, ou parece não ter, surge uma realidade a ser enfrentada e que é difícil para nós.

Perante isto, revela-se diante de nós um caminho de crescimento importante: o que devemos aprender desta situação? Talvez tenhamos que aprender a ser mais independentes. Se focalizarmos a dificuldade como um grande desafio e oportunidade de aprender algo, e de crescer para ser pessoas melhores, essa dificuldade terá sentido.

Advertisement

2 Focar no que pode ser feito

Há outras situações que têm solução. A pergunta é, então, o que posso e devo fazer? Por exemplo, perante uma doença que requer uma cirurgia, há uma solução. Mas, evidentemente, a não ser que seja médico, não é sua função fazer a cirurgia.

Então, o que você pode fazer? Fazer cotações de hospitais, procurar um médico recomendado dentro da especialidade da doença em questão, cooperar com dinheiro (se tiver) ou buscar donativos, ou vender coisas para poder reunir o dinheiro.

Concentrar-se na solução é permanecer na esperança. É permanecer na ação. Fazer algo por isso também dá sentido à vida. Podemos contribuir com um grão para encher um saco de areia. É o que podemos fazer.

3 Recarregar-se junto aos seus

Quando o desespero e o vazio chegam, é que a alma está ávida de amor. Busque em seus amigos, seus irmãos, pais, de seus entes queridos o amor que necessita. Aceite seus abraços, peça-lhes ajuda, ouça suas palavras. Se lhe oferecerem algo e fizer bem, receba, aceite. São estas demonstrações de solidariedade, de carinho e de humanidade que geram o calor na alma que ajudam a gerar a centelha da esperança.

4 Leia sobre alguém que você admira

Leia a biografia de algum personagem que você admira, com suas próprias histórias, batalhas, e desespero, e ver suas realizações no final fará você recuperar a esperança de que é possível.

Advertisement

5 Relembre crises anteriores

Pode não ser a primeira vez que você passa por uma crise. Lembre-se das crises anteriores e de como você saiu dela. Tente voltar a fazer aquilo que ajudou a seguir adiante. O que aprendeu daquela vez? O que aconteceu depois? Isso também é um lembrete para você de que é temporário.

6 Recupere o seu grão de areia

A imensidão dos problemas nos faz sentir perdidos. Lembre-se, cada grão contribui para que a areia exista. Você pode colaborar de onde está para que as coisas sejam diferentes. Concentre-se em sua parte.

7 Aproxime-se da natureza

A natureza tem o belo presente de nos lembrar que a vida é um milagre. Olhar as árvores, o céu, o entardecer, as estrelas e voltar a se maravilhar é voltar a recuperar muito do que perdemos na rotina diária.

Contemple uma flor. Demore-se mais e sinta a água correndo no chuveiro. Se possível, fuja para uma praia ou floresta. Contemple os bebês na rua ou aqueles perto de você. Conecte-se com a maravilha da vida.

8 Busque ajuda profissional

Há momentos em que a crise é forte, o espírito já não pode, os recursos pessoais já não são suficientes ou não se encontra mais. Para isso é importante recorrer à ajuda profissional. Alguém que, com o seu conhecimento, experiência e coração, possa guiá-lo pelo caminho da reconexão com a luz. Que lhe permita voltar a encontrar sentido na vida.

Advertisement

9 Busque seu líder espiritual

Se você tem alguma religião, poder buscar ajuda com seu líder ou guia espiritual para reencontrar o caminho a partir de suas próprias crenças espirituais. Sua companhia poderá também recuperar sua crença na humanidade. Orar em companhia e retomar a fé pode ser a luz para saber o que fazer no cotidiano através da esperança e dos sentidos.

Você já perdeu a esperança e conseguiu recuperá-la? O que você fez? Que outras atividades você realizou e que ajudaram? Poderia compartilhar?

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original 9 consejos para recuperar la esperanza en tu vida

Toma un momento para compartir ...

Danitza Covarrubias

Danitza es originaria de Guadalajara, Jalisco, en México. Licenciada en psicología y maestra en desarrollo transgeneracional sistémico, con certificación en psicología positiva, así como estudios en desarrollo humano, transpersonal y relacional. Psicoterapeuta, docente, escritora y madre de 3. Firme creyente que esta profesión es un estilo de vida.