9 coisas que quero que meus filhos aprendam antes de crescer

Seus filhos logo crescerão, é algo inevitável; por isso a importância de lhes ensinar essas grandes lições de vida. Conheça-as.

Adriana Acosta Bujan

A vida passa muito rápido, em uns instantes desejamos que nossos filhos sejam grandes para que sejam independentes de nós, mas quando já o são, desejamos que voltem a ser pequenos para aproveitá-los por mais tempo.

É por isso que devemos aprender a aproveitar cada etapa do desenvolvimento dos nossos filhos e não ficar pensando no futuro ou desejar que eles sejam mais velhos. Pois é uma realidade, as crianças crescem rápido.

Por isso, enquanto seus filhos são pequenos, é o momento ideal para aprenderem lições valiosas que os ajudarão a ser pessoas melhores quando se tornarem adultos.

Lembre-se de que as crianças são como pequenas esponjas que absorvem tudo, e ainda que você duvide por um instante que elas talvez não entendam por sua imaturidade, seria um erro subestimar sua capacidade de compreensão.

Lições de vida

Tudo o que ensinarmos aos nossos filhos serão grandes lições de vida. Essas aprendizagens, por mais simples que possam parecer, são ferramentas importantes que irão ajudá-los a serem bem-sucedidos na vida adulta.

Advertisement

Indo direto ao assunto, o que queremos que nossos filhos aprendam antes de crescerem? Compartilho aqui algumas ideias:

1. A vida é apenas uma

Ensine seus filhos a aproveitar o momento em tudo que fazem, ainda que se trate de coisas que não são agradáveis para eles, como, por exemplo, obedecer às regras estabelecidas em casa.

Para isso é importante explicar-lhes o porquê das coisas e a importância de viver o “aqui e agora”, concentrar-se em tudo o que fizerem, esforçando-se ao máximo.

Explique-lhes que tudo tem um tempo estabelecido, que há tempo para estudar, para ajudar em casa, para brincar, para se lavar ou para ver televisão. Que a vida não é apenas brincar, mas que há coisas muito interessantes que devem aprender.

2. Ser gratos

As crianças que são gratas são classificadas pela sociedade como bem-educadas. Agora, seus filhos não apenas serão vistos como boas pessoas, mas o ato de agradecer vai além, ou seja, aprenderão a ser empáticos com os outros, a valorizar o que têm, fortalecerão suas relações, serão mais felizes e também desenvolverão uma atitude positiva.

Advertisement

Então, dizer obrigado e pedir por favor, serão as palavras “mágicas” que deverão aprender a dizer em todo momento.

3. Mãe, só tem uma

O amor de mãe não é substituível. É por isso que seus filhos devem aprender que seu amor é infinito, que você é a pessoa que vai guiá-los, apoiá-los, amá-los e ensiná-los por toda a sua vida. Explique-lhes que eles têm em você um grande apoio e que, quando precisarem, você estará sempre lá para os ajudar.

Explique que pode haver discordâncias em suas ideias, no entanto, sempre haverá soluções que podem ajudá-los a melhorar sua relação.

4. São especiais

Todas as mães sabem que nossos filhos são lindos, especiais e únicos. No entanto, às vezes a autoestima dos nossos pequenos pode ser afetada por situações que não estão em nossas mãos. Ensine seus filhos a valorizarem-se e a amarem-se tal como são.

Lembre-lhes que ninguém tem o direito de julgá-los, maltratá-los ou ofendê-los, que todos somos diferentes. E que cada um é único nesta vida, por isso não há ninguém igual a eles.

Advertisement

5. Nunca deixem de sorrir

Diga aos seus filhos que as gargalhadas deles são contagiosas, que nunca deixem de sorrir apesar de experimentarem momentos desagradáveis ou infelizes. Explique-lhes que os seus risos são mágicos e que são importantes para que eles e os que os rodeiam se sintam felizes.

Rir não apenas vai ajudá-los a aliviar a dor no coração, mas a terem uma atitude positiva em qualquer momento.

6. Suas opiniões são valiosas

É importante deixar seus filhos opinar, apesar de sua jovem idade, já que, ao fazê-lo, você estará reforçando sua segurança e confiança em si mesmos. Explique-lhes que sempre devem expressar suas emoções e ideias, de modo que ninguém terá o direito de silenciá-los.

Neste ponto também é fundamental que as ideias ou opiniões que seus filhos expressarem sejam levadas em conta. Ou seja, que consigam chegar a acordos em família e, assim, envolver todos na tomada de decisões, ainda que sejam coisas sem importância ou relevância.

7. Perguntar e investigar

Saber o porquê das coisas é importante para que aprendam a formar juízos de valor diante de qualquer situação. Por essa razão, expliquem-lhes que quando tiverem dúvidas sobre algo, será melhor perguntar ou pesquisar para evitar confusões. Assim poderão ter um critério amplo de tudo o que lhes acontece ou acontece na vida.

Advertisement

Ensine-os a pesquisar em fontes confiáveis, não me refiro ao uso de dispositivos digitais, já que são pequenos, mas sim que investiguem perguntando a um adulto em quem confiem sobre suas dúvidas.

8. As amizades são um tesouro

A maioria das pessoas sabe que ter amigos é um presente divino, já que uma boa amizade pode se conservar por muitos anos. Então ensine seus filhos a valorizar seus amigos, a confiar neles e a ajudá-los quando precisarem.

Uma amizade vai além de ter um amiguinho com quem se divertir ou brincar, é um tesouro que se deve cuidar para que sua relação se fortaleça com os anos.

9. Nunca parar de sonhar

Ensine seus filhos a sonhar grande, guie-os e mobilize-os para que possam alcançar seus objetivos. Explique que não há nada impossível e que, se eles se esforçarem, forem perseverantes e constantes, poderão obter o que querem.

Diga-lhes que, um dia, seus sonhos poderão se tornar realidade, que jamais deverão se esquecer deles apesar das adversidades. Que também não se esqueçam de que você pode ajudá-los e guiá-los.

Advertisement

Todas essas lições de vida farão com que seus filhos sejam bem-sucedidos, que desenvolvam sua confiança, segurança e mantenham sua autoestima equilibrada.

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original 9 cosas que quiero que mis hijos aprendan antes de crecer

Toma un momento para compartir ...

Adriana Acosta Bujan

Adriana Acosta estudou comunicação, é mãe de um adolescente, e atualmente se dedica em ensinar e pesquisar em nível universitário em Puerto Vallarta. Publica seus textos esperando que ajude as pessoas com suas vivências úteis.