8 sinais de que você não está pronta para casar

Como saber se você está amadurecida o suficiente para casar? Estar apaixonada não é suficiente para garantir que você será feliz no casamento.

Luiz Higino Polito

A maioria das mulheres acalenta o sonho de se casar e serem felizes como nos contos de fada. Embora a vida adulta seja um pouco mais “realista” do que todos nós gostaríamos, e seja mais difícil do que pensávamos quando éramos jovens, é possível ser feliz no casamento.

Para que alguém seja feliz no casamento, porém, não basta só a paixão: a paixão é importante, mas um casamento é feito de muitas coisas além da parte “amorosa”.

Vejamos então alguns sinais de que uma moça ainda não está pronta para casar:

1. Imaturidade

Se você é nova demais, melhor esperar para se casar mais tarde, porque quando somos adolescentes, ainda estamos em uma fase de muitas mudanças – tanto por fora quanto por dentro. O que você acha muito importante agora, quando ficar adulta, poderá pensar totalmente diferente.

E aí? Aí só haverá duas opções: se resignar, reconhecendo que você casou com a pessoa errada e seguir em frente, ou aumentar a taxa de divórcios que já é grande demais em qualquer país do mundo ocidental.

Advertisement

2. Se você for dependente demais, e sem nenhuma preparação financeira

Se você depende para tudo de seus pais ou outros parentes, se você não tem profissão nenhuma e se ainda não terminou nem o ensino médio, talvez você não esteja preparada para casar – a não ser que você esteja disposta a ficar totalmente dependente de seu marido e não se importe de ter de depender dele para tudo, financeiramente. Tem mulheres que só querem mesmo ser uma excelente mãe e boa dona de casa. Se esse não for o seu caso, deixar para estudar depois de casada é possível, mas muitíssimo mais difícil do que enquanto você for solteira, principalmente se vierem os filhos.

3. Se não tiver certeza de amar e ser amada de verdade

Num artigo que escrevi recentemente, “Não se case ainda, se você…”, eu alistei várias coisas que são importantes a serem observadas ANTES de você dar o “sim” no altar. Uma dessas coisas importantes é você ter certeza de que ama realmente seu pretendente, e de que não é só uma paixão passageira. E você deve ter certeza de que ele também ama você (esteja atenta aos sinais disso).

4. Falta de comprometimento

Noutro artigo que escrevi, “6 Atitudes de casais que nasceram um para o outro”, chamei a atenção para o fato de que muitas pessoas se casam sem comprometimento algum, sem pensar nas consequências: se você ainda não está 100% segura de que ele é o homem com quem você quer passar o resto de sua vida juntos, é melhor esperar. Casar sem comprometimento é um passo quase certo para a infelicidade.

5. Se estiver pensando só em si mesma

Veja que conselho interessante um rapaz recebeu do pai dele, quando foi conversar com o pai, e disse que estava preocupado com o fato de que não tinha certeza de que a moça que ele amava e com quem tinha decidido se casar o faria feliz: “Você não se casa para fazer a si mesmo feliz, se casa para fazer alguém feliz. Mais do que isso, o casamento não é para você, é para a família. Não é para os sogros ou para coisas sem importância, mas para seus futuros filhos. Quem você quer ao seu lado para criá-los? Quem você quer que os influencie? O casamento não é para você, nem para fazê-lo feliz. O casamento está relacionado à pessoa com quem se casa.” (O Casamento não é para você, de autoria de Seth Adam Smith).

Claro que você quer ser feliz no casamento – todos querem – mas se pensar só em si mesma, sem pensar na felicidade do outro em primeiro lugar, a felicidade de ambos não será completa.

Advertisement

6. Se ainda não estiver disposta a ser mãe

Certamente existem casais felizes que não têm filhos. Muitos outros casais se casam e esperam um determinado tempo para terem filhos. Se você, porém, não estiver disposta a se tornar mãe um dia, isso poderá se tornar um grande problema entre você e seu futuro marido. Difícil o homem que não queira ter um filho quando se casa. Existem exceções, mas a grande maioria dos homens que casa, quer ser pai um dia.

7. Se você pensar que o casamento é igual um conto de fadas

As meninas crescem sendo chamadas pelos pais de “princesa”, e se imaginando mesmo que são aquelas princesas dos filmes dos contos de fadas. Só que todo mundo esquece de que os filmes de contos de fadas acabam quando os noivos se casam, e não contam detalhes do que vem DEPOIS do casamento, apenas se limitando a dizer que “viveram felizes para sempre”. Para que os recém-casados vivam felizes para sempre, ambos precisam viver a vida real, e ela é feita de contas para pagar, roupas para lavar, almoços e jantares para se fazer, filhos para se levar para a escola e tantas outras coisas que o conto de fadas se esqueceu de contar…

8. Se você não se sente verdadeiramente atraída fisicamente

Muitos duvidam disso, mas ainda têm moças e rapazes que têm o sonho de se casarem, mas não sabem quase nada da vida íntima de um casal. Existem pais que não falam abertamente sobre o assunto, e os filhos aprendem na rua, nas novelas e filmes de maneira distorcida o que é a vida a dois na parte íntima.

Você, para ser feliz no casamento, deve se sentir atraída fisicamente por ele, e ele por você. Casamentos platônicos ainda acontecem, mas a maioria tem vida curta.

Conclusão

Esteja atenta aos sinais para saber se você está realmente pronta para casar. Isso pode fazer a diferença entre sua felicidade ou infelicidade futura.

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Luiz Higino Polito

Casado, pai de três filhos e avô de quatro netos, estudei oratória e didática. Gosto muito de escrever. Profissionalmente, sou músico e tenho um Sebo Virtual, onde vivo com minha esposa e cercado de livros!