8 sinais de que sua melhor amiga só usa você e tem duas caras

Conversar a tarde toda, fazer compras juntas e se apoiar nos momentos difíceis são coisas constantes entre amigas. Mas algumas delas podem não estar sendo sinceras. Leia e descubra a verdade.

Emma E. Sánchez

Infelizmente, em algum momento da vida, muitas de nós vamos ter uma amiga que, com o tempo, vai tentar nos manipular, ser “duas caras”, trair a nossa confiança e causar um dano enorme. Por isso, para evitar sair lesada, é bem importante conseguir detectar a tempo uma pessoa que está nos usando ou se passando por amiga.

Para iniciar nossa investigação e descobrir as amizades falsas, vamos verificar 8 sinais de alerta e falar sobre cada um deles. Tudo bem para você?

1. Ela tem poucos amigos além de você

Ela tem dificuldade para fazer amigos, tem poucos, ou lhe diz que somente você consegue entendê-la, que só você é amiga dela, sua melhor amiga; e de repente você tem a impressão de que “ela é sua responsabilidade”, pois ela está sozinha, ninguém a entende e você é sua única amiga. Em suma, no começo você acredita nela, mas, como eu disse, de repente, você é responsável pela amizade.

Outro aspecto, é que ela quer que você seja amiga somente dela, e de mais ninguém. Sim, assim como crianças pequenas. Ela fica com raiva toda vez que você sai com outros amigos, e até a castiga, e você deve resolver toda a situação para que ela fique feliz.

As coisas não funcionam assim. Essa pessoa está usando você.

Advertisement

2. Faz vários comentários negativos sobre outras pessoas

Às vezes, quando estamos entre amigas, aproveitamos a oportunidade para “desabafar”, conversamos sobre tudo que nos incomoda e, às vezes, até fazemos alguns comentários duros contra aqueles que nos deixaram zangadas ou que não gostam de nós. Mas daí a falar mal ou criticar os outros o tempo todo, há muita diferença.

Se essa amiga fala mal dos outros o tempo todo:

a) Ela é uma pessoa infeliz.

b) É uma pessoa negativa.

c) Você deve se afastar dela ou acabará se tornando como ela.

Advertisement

3. Ela se preocupa muito em impressionar os outros

Um tempo atrás, tive uma “amiga” que não perdia a oportunidade de mencionar a marca da roupa que estava usando, quanto tinha custado sua bolsa, os lugares em que havia tomado café da manhã, almoçado, jantado no fim de semana; e se alguém fizesse o mesmo, imediatamente ela tentava desmerecer a pessoa, com comentários como “essa bolsa é boa, mas foi comprada em uma liquidação”, e outros do gênero

Pessoas assim só procuram esconder sua inferioridade se exibindo, e pior, fazendo os outros se sentirem inferiores.

Essas amizades são tóxicas e você deveria se afastar. Quando o fiz, você não sabe o quanto descansei e o quanto minha vida ficou mais leve.

4. Busca ser “amiga” de pessoas influentes

É interessante o que acontece quando você é promovida no trabalho, ou fica responsável por dirigir ou coordenar algo. De repente, você tem muitos amigos! E digamos que alguns deles não são exatamente “sinceros”. Portanto, você deve tomar muito cuidado com pessoas que só a procuram com algum interesse pessoal.

5. Geralmente é invejosa

As pessoas invejosas são, em princípio, inseguras, e a inveja nada mais é do que uma grande tristeza por reconhecer  nos outros o que elas gostariam de ter ou ser e não podem. As pessoas invejosas procuram ter “amizade” para “sentirem” o que só existe em seus sonhos, mas quando veem a realidade, “traem” e “magoam” seus supostos amigos.

Advertisement

6. Nutre ressentimentos

Se alguma vez vocês discutem ou surge algum problema, você consegue superá-lo, pede perdão e perdoa. Mas ela, não. Ela manipula você, chantageia, ou pior, usa você. Ou diz que perdoa, mas fica o tempo todo relembrando os erros. Acredite, é uma amizade tóxica que você deve evitar.

7. Se ofende com facilidade

Se ela fica ofendida por pouca coisa e você precisa fazer de tudo para ela se sentir melhor, repito: é uma amizade tóxica e vai deixá-la doente. Ter pessoas assim por perto é muito cansativo e é injusto. Está longe de ser amizade.

8. Fala com você apenas quando precisa de alguma coisa

Mas quando você precisa de apoio, não tem. Ela lhe deve dinheiro, usa suas coisas, pega suas roupas, deixa os filhos com você por horas, e você lhes dá comida, até mesmo jantar. Você está sempre fazendo favores para ela; e ela, deixa você sozinha na mesma hora se disser a ela que sua cabeça dói. Ou seja, está explícito que ela só está usando você.

Se depois de ler tudo isso, você se identificar com alguns pontos, sugiro que você:

Seja honesta consigo mesma

Procure identificar a razão de você tolerar isso. Você se sente culpada? Ela está chantageando você? Você gosta de viver assim?

Advertisement

Fale claramente

Se a resposta for não, é preciso falar de frente, as amigas fazem, corrigem, perdoam e superam juntas; caso contrário, você já sabe claramente quem são seus amigos.

Seguir em frente

Aconteça o que acontecer, você vai seguir em frente, e essa experiência vai lhe deixar um grande presente: você será uma pessoa melhor, com mais experiência e sensibilidade; portanto, as novas amizades que virão também serão muito melhores.

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original 8 señales de que tu mejor amiga solo te usa y tiene dos caras

Toma un momento para compartir ...

Emma E. Sánchez

Casada y madre de tres hijas. Interesada en el fortalecimiento y formación de la mujer, la familia y el hogar.