8 sinais de que o seu casamento já começou errado

O que começa errado, acaba errado. Será que essa frase se aplica também ao casamento?

Stael Ferreira Pedrosa

O casamento acabou e você se pega buscando culpados: seu cônjuge, a mãe dele, aquela amiga mal-intencionada. É um momento esmagador e a busca de culpados fora de si pode ajudar a dar algum sentido ao que está acontecendo.

Muitos casamentos começam de maneira errada. Embora não haja uma única maneira certa de começar a vida conjugal, existem algumas evidências de que uma relação não tem futuro muito antes de esse futuro chegar. Universidades americanas e outras instituições estudaram relacionamentos e trazem conclusões interessantes.

1. Vocês nunca chegaram a um consenso sobre dinheiro mesmo antes do casamento

De acordo com um estudo da Universidade do estado do Kansas, “as discussões sobre dinheiro no início de um relacionamento aliadas ao desgaste da relação são o maior fator de previsibilidade de divórcio.” Curiosamente entre todos os níveis de renda e de riqueza.

2. Casamento muito rápido

Já um estudo da Universidade Emory, concluiu que a taxa de divórcio está inversamente associada com o tempo de namoro antes do casamento. Um casal que namora há três anos tem 39 por cento menos probabilidade de se divorciar do que um casal que namorou por menos de um ano.

3. Diferentes hábitos de consumo de bebidas

Estudiosos da Universidade de Buffalo descobriram que os casais têm mais probabilidade de se divorciar, se um dos cônjuges bebe muito. O mesmo não acontece com casais em que ambos os cônjuges bebem muito. O que sugere que o maior problema nesse caso são os hábitos diferentes e não necessariamente a bebida.

Advertisement

4. Você ou seu parceiro queriam um acordo pré-nupcial

W. Bradford Wilcox em um artigo no New York Times afirma que generosidade financeira entre os cônjuges é um forte indicador de satisfação conjugal, ao passo que acordos pré-nupciais mostram egoísmo. Segundo Wilcox casais que têm recursos comuns são mais felizes e mais estáveis. Já o National Center for Family and Marriage Research descobriu que os casais que não compartilham de contas bancárias são 145 por cento mais propensos ao divórcio.

5. Vocês tiveram uma cerimônia cara

O estudo da Universidade Emory também conclui que quanto mais caro o casamento maior a chance de divórcio. As mulheres que orçaram seu casamento em torno de 20.000 dólares estão 3,5 vezes mais inclinadas ao divórcio que aquelas que o orçaram entre 5.000 e 10.000 dólares.

6. Você tem alguém próximo que é divorciado

O jornal Social Forces parece ter descoberto que o divórcio é contagioso. É um contágio social que se espalha entre amigos e famílias. Se alguém próximo de um dos cônjuges é divorciado as chances são de 75% de que um dos cônjuges peça o divórcio.

E pode ser ainda mais grave: Os pesquisadores dizem que “Indivíduos que se divorciam podem influenciar não só os seus amigos, mas também os amigos de seus amigos como algo propenso a se espalhar”.

7. Grande diferença de idade

No mesmo estudo da Universidade Emory percebeu-se que cônjuges com grandes diferenças de idade estão mais sujeitos ao divórcio. Segundo o estudo, os cônjuges com uma diferença de idade de 10 anos têm 39 por cento mais probabilidades de divórcio do que os cônjuges que têm a mesma idade.

Advertisement

8. Casamento entre pessoas muito jovens

Uma pesquisa da The National Marriage Projectconfirma o que muitos suspeitam: casar cedo demais, ou seja, antes dos vinte anos não é benéfico à relação. A maioria dos casamentos entre pessoas muito jovens termina em divórcio.

O objetivo dessas pesquisas certamente não é dar o carimbo de aprovação para o divórcio entre aqueles que “começaram errados”. Apenas apontam onde pode estar o problema quando a relação termina. Pior que começar errado é terminar errado. Se você já fez uma escolha ruim e se casou, pelo menos agora faça uma boa escolha: Consertar o que começou errado. Todo casamento pode e deve ser trabalhado. Começar errado não significa que tem que continuar errado ou mesmo terminar. Se há vontade de permanecer casados, trabalhem com os problemas, conversem, busquem ajuda e com muito amor o casamento pode vir a ser certo.

6 soluções para consertar uma relação que começou errada

Toma un momento para compartir ...

Stael Ferreira Pedrosa

Stael Ferreira Pedrosa é pedagoga, escritora free-lancer, tradutora, desenhista e artesã, ama literatura clássica brasileira e filmes de ficção científica. É mãe de dois filhos que ela considera serem a sua vida.