8 razões porque o seu xixi cheira estranho

Seu corpo pode lhe indicar as alterações que anda sofrendo também através de seu xixi. Alterações em seu odor e cor podem querer dizer alguma coisa.


Renata Finholdt

A necessidade de fazer xixi é tão comum a todos que muitas vezes nem percebemos a qualidade de nossa urina. Porém, quando ela apresenta um cheiro muito forte fica impossível não notar que alguma coisa não vai bem.

A urina saudável, segundo especialistas, deve ser clara, quase transparente, significando também que a pessoa está adequadamente hidratada. As características da urina são uma fonte de estudo muito importante para a descoberta de várias doenças.

Se você perceber mau cheiro quando fizer xixi, fique atento e observe os sinais que seu corpo está dando. Alguns fatores mudam o odor da urina e com isso são mais facilmente identificáveis.

1. Gravidez

Durante o período de gestação a urina pode exalar um cheiro mais forte do que o normal, isso porque a futura mamãe muitas vezes precisa fazer uso de vitaminas que alteram o odor.

Além disso, infecções urinárias neste período também podem acontecer e causar um cheiro desagradável. Por este motivo é sempre bom manter contato com o médico responsável pelo pré-natal a fim de que tudo possa ser resolvido.

2. Infecção urinária

Grávida ou não a infecção urinária é um problema para muitas pessoas. A ingestão inadequada de líquidos, muito tempo sem urinar, fatores fisiológicos, má higiene entre outros, podem levar a um quadro de infecção urinária.

Uma das evidências da infeção urinária é o mau cheiro da urina, logicamente acompanhado de outros sintomas.

Advertisement

3. Menopausa

Algumas mulheres, no período da menopausa, reclamam do mau cheiro que sua urina tem. Fato que está relacionado à diminuição do estrogênio (responsável dentre outras coisas pela proteção da flora vaginal), e que também contribui para o surgimento de infecções do trato urinário com maior frequência.

4. Desidratação

Você logo percebe que bebeu menos água do que deveria quando sua urina está escura e malcheirosa. A desidratação é um dos fatores que causam mau cheiro na urina, além de torná-la mais escura e densa.

5. Ingestão de medicamentos

Alguns medicamentos, como os antibióticos, por exemplo, causam uma modificação no odor e aspecto da urina.

6. Diabetes

Pessoas com diabetes normalmente podem notar um cheiro diferente em sua urina, isso porque o açúcar (em excesso no sangue) é transferido para a urina causando essa alteração.

7. Pedras nos rins

Um dos sintomas de quem sofre com pedra nos rins, além de fortes dores, é o mau cheiro de sua urina.

8. Bebidas

Algumas bebidas com alto teor de cafeína podem modificar o cheiro da urina deixando-a com um odor forte, muito diferente de uma urina normal.

Se você perceber alguma alteração na qualidade de sua urina pense sobre o que ingeriu (ou deixou de ingerir) naquele dia, beba líquidos e observe. Na dúvida, busque auxílio de um médico especialista.

Toma un momento para compartir …

Renata Finholdt

Renata Finholdt é formada na área de Recursos Humanos com enfâse em treinamentos.