8 razões pelas quais o seu bebê chora à noite

Dificilmente um bebê vai chorar sem motivo, por isso esteja atenta às 8 razões pelas quais seu bebê tem chorado durante as noites.

Roberta Preto

O maior desafio que já enfrentei na vida, depois de passar por muitos, foi o de ser mãe aos 16 anos de idade. Eu não sabia nada e precisei aprender quase tudo no sofrimento. Naquela época eu não tinha muitos recursos, nem estudo e tampouco apoio, as pessoas que me orientavam não podiam estar comigo o tempo todo.

Se o meu bebê tinha dor e chorasse muito, lá estava eu implorando para Deus que passasse a dor dele para mim. Acredito eu que as mães preferem sentir dor a ver seus filhos sentirem, porque mesmo com tão pouca idade e experiência, esse sempre fora meu desejo.

Eu costumava levar meu filho ao pediatra toda semana. O médico já estava acostumado comigo e foi ele quem me direcionou para muitas coisas sobre a saúde do meu bebê. Como sou grata pela paciência daquele médico com “uma criança segurando a outra no colo.”

Atualmente, existem muitos recursos para nos ajudar a ser mães mais preparadas. Aqui estão os motivos pelos quais os bebês choram à noite:

1. Fome

Quando nós, adultos, sentimos fome damos um jeito de nos alimentar. Diferente do bebê que, além de não falar, carece da mãe para alimentá-lo. Se ele não for alimentado no horário que sente fome, ele irá buscar alguns recursos, como procurar os mamilos da mãe, chupar os dedos e, se não funcionar, ele usa sua melhor defesa: o choro.

Advertisement

Lembre-se que o bebê recém-nascido não aguenta mamar como um bebê de 6 meses, devido ao estômago pequeno que ele possui.

2. Sono

Todos nós desejamos um boa noite de sono, se não a temos, sentimo-nos cansados e muito irritados durante o dia. Cansaço e irritação também incomodam os bebês, deixando-os bem agitados, por isso que choram bastante quando não conseguem dormir.

Segundo o pediatra Dr. Roberto Cooper, “um recém-nascido dorme em torno de 16h por dia ou mais. Mas, este sono não é como o do adulto, contínuo ou por longos períodos. Cada bebê estabelece um ritmo próprio de dormir e, não raro, dorme por períodos de 1 a 2 horas. Portanto, não se assustem se o sono do seu bebê for picado.”

3. Dor

O choro é a maneira do bebê dizer aos pais que há algo de errado com eles, assim como funciona para a fome, também funciona para a dor. Há casos de bebês chorarem por “manha”, mas, pais cautelosos sempre estarão atentos às necessidades de seus bebês.

4. Fralda suja

Todo bebê vai chorar e muito se suas fraldas não forem trocadas. Uma boa mãe vai estar sempre alerta para não deixar a fralda de seu bebê encharcada à noite inteira.

Advertisement

5. Cólica

Os recém-nascidos possuem um sistema digestivo imaturo, geralmente as cólicas que resultam dos gases surgem devido ao ar que o bebê engole durante a amamentação. É perceptível as dores nos bebês assim que a mãe termina de amamentar, pois eles ficam vermelhos e se retorcem de dor.

6. Quer arrotar

Quando o bebê termina de mamar é importante que a mãe coloque ele para arrotar, assim evita as cólicas e pode protegê-lo, caso ele venha a regurgitar.

O ideal é que após a mamada o bebê esteja na posição vertical, encostado no ombro da mãe para que ela possa dar umas palmadas suaves nas costas do bebê, isso contribui para que o ar engolido através da mamada possa ser eliminado.

7. Dente nascendo

Se os dentinhos do bebê estão nascendo, é certo que ele irá chorar e muito, pois é uma dor que incomoda e judia do bebê. Geralmente os dentes nascem entre 4 e 7 meses, mas sempre há exceções; em alguns nascem mais cedo, já outros são mais demorados, infelizmente todo bebê irá passar por essa fase.

8. Quero colo

Bebê ama colo, principalmente o da mãe, porque nela ele sente proteção, segurança, cuidado e muito amor. Então, é claro que ele vai chorar um pouco para sentir tudo isso.

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Roberta Preto

Roberta Preto, 33. Formada como tradutora e intérprete, escritora, mãe. Apaixonada pela vida, em uma eterna busca por conhecimento. Espero que minhas palavras possam ser uma luz na vida das pessoas. Sonho em ajudar a humanidade a tornar-se livre da escravidão da ignorância.