8 qualidades de um homem preparado para se tornar um marido exemplar

A preparação de um marido exemplar começa na infância e está a cargo da mãe, pelo ensino e do pai, principalmente pelo exemplo. Leia este artigo escrito pela mãe de um marido exemplar.


Silvia Aparecida de Moraes

Um dia, eu estava na cozinha preparando o almoço quando meu filho, ainda criança, me pediu para ensiná-lo a cozinhar. Quando perguntei a ele o motivo desse desejo, ele respondeu: “Para quando minha mulher ficar doente eu poder cozinhar para ela e nossos filhos.” Fiquei emocionada e respondi: “Meu querido, não espere que ela fique doente para cozinhar. Se o fizer com frequência, ela o amará cada dia mais.”

Na semana passada minha nora me ligou agradecendo pelo garoto da história acima, agora casado e pai de duas lindas meninas.

Então vamos às coisas que o pai e eu nos esforçamos para ensinar a ele:

  1. Ser fiel e honrar a família. “Igualmente vós, maridos, coabitai (…) com entendimento, dando honra à mulher” (I Pedro 3:7). Assim como devemos todos honrar pai e mãe, o marido deve honrar sua esposa, sendo fiel a ela e buscando entendê-la. A recíproca é verdadeira.

  2. Ser gentil e educado. Pequenas coisas como: abrir a porta do carro ou da casa para que ela entre ou saia, controlar o tom de voz vão, com certeza, tocar fundo no coração da esposa.

  3. Saber fazer as tarefas domésticas e fazê-las! Não é porque a esposa cuida dos filhos em casa que ela não trabalha. Trabalha sim, e muito. Não espere que ela peça, ajude-a, afinal, a família e a casa são dos dois.

  4. Falar “eu te amo” com frequência e agir para demonstar esse amor. As mulheres nunca se cansam de ouvir essas palavras e apreciar pequenos gestos de carinho.

    Advertisement
  5. Saber surpreender. Em um Dia dos Namorados, meu filho saiu do serviço, foi para casa, arrumou-se, comprou um buquê de flores e foi buscar a esposa no trabalho, pois ela trabalhava até mais tarde no comércio. Ele entrou na loja, as outras atendentes curiosas, pois não o conheciam, entregou as flores e convidou-a para sair. Lembro-me da alegria na voz dela quando me ligou para contar.

  6. Ser trabalhador e dedicado. Não importa a tarefa que faça, a mulher saberá apreciar os esforços do marido para prover pela família e será sua coadjutora, mesmo que por qualquer circunstância o salário dela (se trabalha fora) for maior que o dele.

  7. Ver o lado bom das coisas. É sempre melhor, nos momentos difíceis, ter alguém que vê o copo meio cheio em vez de meio vazio. Ser positivo e saber rir até nas adversidades é uma qualidade para o marido e a esposa cultivarem sempre.

  8. “(…) Alegra-te com a mulher da tua mocidade” (Provérbios 6:18). Ser companheiro e cultivar o amor para que dure para sempre é uma qualidade essencial.

A esposa saberá reconhecer tais qualidades, relevará as imperfeições, até porque ninguém é perfeito, e retribuirá com alegria tudo de bom que receber.

Toma un momento para compartir …

Silvia Aparecida de Moraes

Professora de inglês, português e literatura. Tradutora e revisora freelance. Mãe de 3 filhos já adultos e avó de primeira viagem.