8 mentiras que estão sabotando seu emagrecimento

Veja uma lista das mentiras mais comuns sobre emagrecimento e como encarar os fatos e superar cada um desses desafios.


Marilia de Andrade Conde Aguilar

A balança sempre diz a verdade sobre seu peso, mas você pode ser que não.

De acordo com uma pesquisa irlandesa, realizada pela Universidade de Cork em 2013, a maior parte das pessoas tende a subtrair alguns quilinhos do peso e acrescentar alguns centímetros à própria altura.

Além disso, frequentemente mentimos a nós mesmos em relação às dificuldades para emagrecer e manter o peso conquistado.

Aqui vai uma lista das mentiras mais comuns sobre emagrecimento e como encarar os fatos de coração aberto!

1. Comida saudável custa muito caro

Na realidade, as pessoas gastam mais naquilo que é mais importante para elas.

Apesar de produtos integrais ou vegetais orgânicos custarem mais caro, você estará obtendo muito mais nutrientes por centavo gasto.

Além disso, existem muitas formas de economizar com alimentação. Comprar cereais integrais a granel em cerealistas, consumir mais frutas e vegetais frescos e de época, fazer o próprio pão integral em casa, diminuir o consumo de carnes são medidas simples que representam uma economia enorme.

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Leia: 5 dicas para criar um menu saudável e de baixo custo para a família

2. Não gosto do sabor das comidas saudáveis

Muitas pessoas dizem que não gostam de comida saudável antes mesmo de experimentar. É preciso comer pelo menos 10 vezes um alimento antes de dizer que realmente não gosta – pois esse é o prazo que o organismo leva para se adaptar a um novo sabor.

Além disso, não é uma boa ideia mudar tudo na alimentação de uma vez. Comece introduzindo novos alimentos aos poucos, misturando os novos àqueles que você já gosta.

Leia: Como fazer os exigentes experimentarem novos alimentos

3. Minha calça jeans não fecha porque encolheu na máquina de lavar

Isso pode acontecer com algumas roupas, mas não todas.

Se você quiser realmente saber quanto engordou nos últimos anos basta colocar aquela calça escondida no fundo do armário ou aquele maiô de natação que você usava 5 anos atrás.

E encare a realidade dos fatos – suas roupas não mentem.

Leia: 10 coisas terríveis que você está comendo sem saber

4. Fiz exercícios hoje, então posso comer essa caneca de sorvete

Vamos analisar esse raciocínio de forma matemática: uma caminhada de 1 hora em velocidade moderada queima aproximadamente 360 calorias. Uma bola de sorvete de baunilha tem em média 230 calorias. Sendo que uma porção de sorvete tem geralmente 2 bolas, teremos 460 calorias (isso se não forem adicionadas calda, castanhas etc.).

Resumindo, você estará consumindo no mínimo 100 calorias a mais do que queimou.

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5. Comi de forma saudável a semana inteira, então posso exagerar no final de semana

Não! Se você seguir a dieta à risca durante a semana e enfiar os dois pés na jaca no final o resultado vai ser ganho de peso na certa.

É possível se permitir certas delícias uma vez ou outra, mas sempre com moderação e com a certeza de que vai compensar isso de forma saudável depois.

6. Meus pais são obesos, então, não importa o que eu faça, vou sempre estar acima do peso

Pesquisas recentes realmente demonstram a existência de fatores genéticos que predispõem a obesidade. Mas, na grande maioria dos casos, isso tem mais a ver com estilo de vida do que com genética.

A explicação mais comum para algumas famílias inteiras apresentarem sobrepeso reside nos péssimos hábitos alimentares dos pais que são passados aos filhos.

O que acaba se tornando mais uma herança cultural do que constituição física propriamente dita.

7. Perder peso é impossível, porque estou toda hora com fome

Escolhas erradas na alimentação são a razão de estar sempre com fome.

Carboidratos rápidos combinados com poucas proteínas elevam os níveis de açúcar no sangue, o que fazem com que a pessoa esteja sempre com fome.

Desidratação e estresse também podem causar certas alterações no apetite.

Equilibre sua alimentação com maiores porções de cereais integrais e proteínas para evitar a sensação de fome o tempo todo.

8. Tenho feito tudo o que posso para perder peso, mas nada funciona

Você tem feito realmente ou tem começado e desistido várias vezes?

A simples vontade de fazer não basta. É preciso esforço e persistência.

Experimente começar com um diário – anote nele tudo o que você comer e todas as atividades físicas que praticar durante 2 semanas. Então, avalie o que realmente você fez e pare de se justificar.

Trace um plano de ação em cima do que precisa ser melhorado e, então, trabalhe nisso por pelo menos 3 semanas.

Não tente mudar tudo de uma vez, porque é muito difícil. Tente incorporar 1 ou 2 novos hábitos por vez.

E, principalmente, pare de mentir para você mesmo!

Leia: Por que sua dieta está fazendo você engordar

Só conseguimos melhorar a nós mesmos quando encaramos a verdade (doa o que doer) e começamos a trabalhar em cima disso, corrigindo o que está errado e melhorando o que pode ser melhorado.

Esse é o segredo do sucesso do emagrecimento.

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Marilia de Andrade Conde Aguilar

Marilia Condé Aguilar é advogada, escritora, esposa e mãe. Adora pesquisar e está sempre em busca de soluções práticas para ajudá-la a equilibrar suas responsabilidades familiares e profissionais.