8 maneiras de ser uma mãe mais presente quando você trabalha fora

Embora tenha que passar muitas horas fora de casa em virtude do trabalho, você poderá tornar o tempo em que está em casa o melhor possível. Veja como fazer isso acontecer.

Erika Strassburger

A rotina de uma mãe que trabalha fora é de deixar qualquer um exausto. Não é fácil dar conta de tantos compromissos e ainda ser uma mãe exemplar.

Embora tenha que passar muitas horas longe de casa em virtude do trabalho, você poderá tornar o tempo em que está com sua família, o melhor possível. Aqui estão algumas maneiras de fazer isso acontecer:

1. Não exija demais de si mesma

Nos seus incansáveis esforços para se tornar uma mãe mais presente, não ignore a seguinte realidade: você não tem superpoderes, portanto, não há como fazer tudo perfeitamente.

As exigências no trabalho já são imensas, você não precisa se estressar também em casa, exigindo de si mesma coisas que não consegue fazer ou que não tem energia para realizar naquele momento. Ande no seu próprio ritmo, fazendo o que estiver ao seu alcance.

2. Invista o tempo e a energia que lhe restam no final de cada dia naquilo que é primordial

Você investe muito tempo e energia no trabalho, e quando chega em casa, ainda tem a casa para cuidar, o jantar para preparar, o marido e os filhos para atender. Para evitar consumir o pouco de tempo e energia que sobraram no que não é primordial, decida-se por priorizar sua família. Se não tomar a decisão prévia de priorizá-la, quando estiver em casa você acabará se envolvendo em outras atividades e o tempo passará. Quando perceber, seus filhos terão pegado no sono e lá se foi outra oportunidade de desfrutar bons momentos com eles.

Advertisement

3. Estabeleça a divisão de tarefas na sua casa

É um grande equívoco pensar que a mulher seja a única responsável pela organização e limpeza da casa. A casa é um ambiente de uso compartilhado, portanto, de responsabilidade de todos, ainda mais quando a mulher trabalha fora.

Uma mãe que tem o fardo aliviado pela divisão das tarefas terá mais alegria e disposição para desfrutar a companhia dos filhos. Estar com eles, rir com eles, e ensiná-los torna-se um prazer, em vez de somente mais uma tarefa a cumprir.

4. Persista nas regras e nos limites – seus filhos irão agradecer

Não pense que por você estar trabalhando fora, seus filhos “não merecem” mais “tanta cobrança”. Muitas mães sentem-se culpadas, e para compensar sua ausência acabam “pegando mais leve” com os filhos.

Pode parecer estranho, mas as crianças não somente precisam, como também imploram por limites. Eles os veem como um sinal de que você os ama, preocupa-se com eles e zela por seu bem-estar. Por outro lado, se não houver limites, eles poderão pensar que você parou de se importar, que seu amor já não é mais o mesmo.

Faça com que seus filhos sintam sua presença constante através das regras familiares e dos limites, sem esquecer dos bons momentos.

Advertisement

5. Fuja das distrações

Há distrações em excesso à sua volta para desviar a atenção de seus filhos: sucessivos alertas sonoros das redes sociais no smartphone; filmes e séries imperdíveis passando nos seus canais favoritos; notícias importantes sendo reprisadas na TV. É fácil perder o foco, caso não coloque limites no uso das tecnologias.

Estabeleça um horário para desligar os aparelhos eletrônicos. Limite o seu uso, especialmente enquanto as crianças estiverem acordadas. Diga a si mesma: “Meus filhos precisam de mim, merecem meu tempo e atenção”. Se for preciso, transforme esta frase em um mantra, até que aprenda a resistir a essas distrações e dar a eles o tempo e a atenção que merecem.

6. Faça do “mãe em casa” o melhor momento do dia

Estando em casa, você irá querer se certificar de que seus filhos estejam de banho tomado, com os dentes escovados, com a lição de casa feita e as demais tarefas cumpridas. Mas, e a parte divertida? Será que “mãe em casa” precisa ser sinônimo de cobrança e tensão?

Faça com que “mãe em casa”, no seu lar, seja sinônimo de risadas, carinho, colo, brincadeiras, beijos, abraços e muito amor.

7. Mantenha-se conectada a eles ao longo do dia

Há recursos de sobra para manter a conexão com seus filhos, mesmo estando longe deles. É claro que não dá para ficar o tempo todo interagindo com eles, já que você tem seu trabalho. Porém, é possível se organizar e reservar alguns minutos ao longo do dia para demonstrar seu amor e marcar presença. Faça coisas como:

Advertisement
  • Enviar-lhes uma mensagem de áudio no WhatsApp;
  • Marcá-los em um vídeo ou imagem engraçada no Facebook;
  • Enviar-lhes uma mensagem de amor por SMS;
  • Compartilhar uma foto com eles no Instagram;
  • Ligar para eles.

8. Não saia de casa somente para trabalhar, saia também com seus filhos

A mãe que trabalha fora adora os fins de semana, momento em que ela pode relaxar em casa, de chinelos e longe daquele trânsito maluco. No entanto, os filhos adorariam que ela calçasse um par de tênis e fosse com eles ao parque, à casa dos avós ou ao cinema. Portanto, reserve os sábados, ou dois sábados por mês, para passear com eles. Você perceberá que essas atividades em família podem ser ainda mais relaxantes do que ficar em casa. Pois em casa, você sempre terá uma coisa ou outra para fazer.

É plenamente possível ser uma ótima mãe e profissional ao mesmo tempo. Mas, para isso acontecer, é imperativo estar ciente de que o tempo voa e é muito fácil desperdiçá-lo, se ele não for monitorado.

Tendo consciência da importância de cada minuto, especialmente na vida de uma mulher que é também mãe e profissional, a WZW criou uma linha feminina de relógios de alto padrão para atender às necessidades das mulheres dinâmicas e de bom gosto. Além de deixá-la linda, os relógios WZW são uma excelente ferramenta para ajudá-la a controlar as horas e, portanto, maximizar o tempo que passa com seus filhos.

*Leia também: 10 formas de administrar o tempo para passar mais horas com ela

Toma un momento para compartir ...

Erika Strassburger

Erika Strassburger nasceu em Goiás, mas foi criada no Rio Grande do Sul. Tem bacharelado em Administração de Empresas, trabalha home office para uma empresa gaúcha. Nas horas vagas, faz um trabalho freelance para uma empresa americana. É cristã SUD e mãe de três lindos rapazes, o mais velho com Síndrome de Down.