8 maneiras de se proteger das pessoas negativas

Pessoas tóxicas drenam nossas energias e podem causar grande prejuízo em nossas vidas, aprenda a lidar com elas e se blindar de suas influências.

Suely Buriasco

Nem sempre é simples se afastar de pessoas tóxicas que drenam nossas energias e nos causam mal-estar constante. Algum familiar, colega de trabalho, um chefe, enfim, muitas pessoas não podem ser simplesmente removidas de nossas vidas, então o melhor é aprender a lidar com elas.

Leia: Lidando com pessoas difíceis

Se você está passando por essa situação e tem se desgastado muito, algumas dicas podem ajudar:

1- Não leve para o lado pessoal

Pessoas negativas agem por si só, suas ações não têm a ver, necessariamente, com você, aliás quase sempre não tem a ver com ninguém. Na verdade, elas não sabem lidar com dificuldades, são inseguras e transferem para os outros os efeitos das próprias frustrações. É importante entender que o problema não é com você e, portanto, não é seu.

2- Valorize o que há de bom

Quando você mantém seu pensamento focado no que há de bom em sua vida, ninguém tem o poder de desanimá-lo. É questão de gratidão, de manter em relevância as muitas bênçãos que possui, permanecendo feliz pelo que está indo bem.

Advertisement

3- Preste atenção nas lições

Lembre-se que todos têm algo a ensinar e que mesmo uma pessoa negativa pode ser alguém que acrescente importantes ensinamentos, no mínimo nos ensinam o que acontece com quem vive envolto em energias negativas.

4- Transforme a convivência num desafio

Tudo muda de sentido quando passamos a enfrentar os problemas como desafios; mudando essa mentalidade, também as atitudes se alteram. Você pode pensar: O que está acontecendo na vida dessa pessoa para se comportar dessa maneira? Afinal, uma pessoa negativa não é feliz e compaixão é uma virtude nobre.

Leia: 10 maneiras de cativar as pessoas

5- Tome distância

Se não há como evitar a convivência, procure ter momentos longe dessa pessoa, desenvolva atividades que lhe causem bem-estar, desligue sua mente da situação e pense em coisas agradáveis.

6- Isole a sua mente

A distância emocional é um exercício de manter a mente afastada das influências de pessoas tóxicas. No começo pode parecer difícil, mas com o tempo vira hábito, tornando-se possível não se influenciar com emoções alheias.

Advertisement

Segundo essa matéria: “Dê a sua ausência e indiferença a quem não te valoriza; mas não de qualquer maneira, ausente-se emocionalmente. Não como uma forma de vingança, mas como uma maneira de proteger-se.”

7- Aceite as pessoas como elas são

É preciso ter em mente que você quer ser aceito como é e, portanto, deve agir da mesma forma com os outros. Tentar mudar as pessoas é perda imensurável de energia, pois ninguém muda ninguém. As pessoas só mudam por si só, diante da constatação que isso seja interessante para elas mesmas. Só podemos influenciar pessoas, sugerir mudanças através de nosso exemplo e comportamento.

8- Contagie o ambiente com o seu bom humor

Além de não se deixar influenciar é importante agir de forma a expandir bom humor e energias renovadoras entre as pessoas de seu convívio. Mesmo o mal-humorado, com o tempo, pode se sentir inclinado diante de tanta energia positiva.

A melhor maneira de conviver com pessoas negativas sem permitir que elas drenem a sua energia é desenvolver a empatia através da qual você compreenderá as dificuldades delas e se blindará de suas influências.

Leia também: 10 maneiras de viver sua vida plenamente

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Suely Buriasco

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.