8 lições que os pais só aprendem dos filhos

Lições importantes e valiosas que os pais, com corações abertos, podem receber de seus filhos.

Michele Coronetti

Há muitas lições que só são aprendidas com a vida. Muitas delas somente depois de constituir família e observar os filhos. Os pais mantêm a postura de mestre e cuidador, mas percebem claramente que estão aprendendo muito mais com eles do que se não tivessem optado por gerar e cuidar de filhos.

Algumas lições são muito claras. Outras subentendidas. A maior parte delas será percebida apenas depois da época de tumulto da infância, quando houver tempo para ponderar sobre suas próprias mudanças comportamentais e seu crescimento longe da correria dos anos iniciais das crianças.

1. Lidar com as dificuldades

Para uma criança que está aprendendo a andar não existe frustração. Ela almeja ser como todo mundo, faz parte de sua natureza, e ela fará tudo que for preciso para conseguir. Cairá, poderá se machucar, mas continuará tentando. Algumas demoram um pouco mais que outras, o que é natural, pois cada ser humano tem sua própria essência. Seus pensamentos não são: Isso não vai dar certo, eu não vou conseguir, melhor desistir ou nem começar. Ela simplesmente fará de tudo para conseguir, independente do que terá que passar.

2. Simplificar

Adultos realmente complicam. Não falam o que sentem porque podem ser mal interpretados, parecer fáceis ou insensíveis. Crianças são sempre sinceras e falam ou demonstram seus sentimentos, fazem perguntas, utilizam o que tem. Certa vez estava preparando um prato de cereais com leite e frutas para meu filho e precisei sair para atender ao telefone. Quando voltei ele estava comendo. Então eu perguntei como ele tinha picado a banana e ele me mostrou a colher. Nunca mais usei uma faca para este fim.

3. Perdoar

Eles ficam bravos na hora, esperneiam, gritam, choram e depois de 5 minutos já estão sorrindo, brincando, agindo como se nada tivesse acontecido. A autora Jane Nelsen, psicóloga e mãe de 7 filhos, em seu livro Disciplina Positiva concorda com a rapidez com que os filhos perdoam os outros.

Advertisement

4. Desprendimento

Eles gostam das suas coisas pessoais, mas não se importam em dividir, especialmente quando se refere a seu tempo. Sua natureza é livre e compartilhadora. Pais aprendem a ser desprendidos de suas coisas quando um filho pede um brinquedo pessoal que foi guardado por tanto tempo, quando deixam de assistir ao canal esportivo para ver programas infantis com eles e outras situações. Aos poucos vão percebendo que é perfeitamente possível viver assim.

5. Julgamentos

Aqui uma boa lição de caráter para adultos. Eles não olham para os outros e pensam que são pobres, feios ou falsos. Se sentirem vontade, vão conversar e chamar para brincar juntos. Normalmente são os pais que passam para os filhos a cultura de julgar e rotular. Mas se os pais tiverem um coração aberto poderão evitar esse hábito e aprender a olhar a todos igualmente como seus pequenos filhos.

6. Não se preocupar com julgamentos alheios

Ser autêntico e não se incomodar com o que os outros irão pensar ou falar sobre a sua pessoa também é coisa que filhos ensinam aos pais. Eles não se importam se estão sujos ou descalços, andam alegremente. Aprender esta importante lição tornará os pais em adultos muito mais felizes.

7. Aprender sempre

Crianças ficam fascinadas a cada descoberta. Seus olhos brilham e elas tentam manter o registro do aprendizado em suas mentes. Algo que vem naturalmente com a observação no meio em que vivem, na natureza ou no dia a dia. A aprendizagemé uma necessidade humana, mas com o passar do tempo a preguiça acaba sobressaindo. Os filhos mostrarão a seus pais que aprender sempre pode ser muito emocionante.

8. Amor verdadeiro

Acredito que esta é a maior lição que os pais recebem dos filhos. Seu amor pelos pais é imenso e o sentimento é recíproco. As pessoas até pensam que já aprenderam a amar verdadeiramente, mas só entendem que a lição foi realmente digerida depois de ter filhos.

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Michele Coronetti

Michele Coronetti é secretária, mãe de seis lindos filhos, gosta de cultura e pesquisas genealógicas.