8 hábitos que você deve abandonar se quiser exibir dentes saudáveis

Cuidar da saúde dos dentes requer perseverança e hábito. Não deixe de exibir dentes reluzentes!

Erika Otero Romero

Eu teria cerca de 12 ou 13 anos quando quebrei um dente ao comer algo muito duro. Não me recordo se era um doce ou o quê, a verdade é que, com o o passar dos dias, a dor foi insuportável e meu rosto começou a inchar. Como esperado, minha mãe me levou ao dentista e o diagnóstico foi de que o nervo ficou bem danificado e eu tive que removê-lo através de um tratamento de canal.

Foi um pesadelo! Cada visita ao dentista era um martírio. Parece um exagero, mas eu abominava aquele homem! Ele não apenas era cruel em seu trabalho, mas também me beliscava por eu chorar pela dor que causava durante o tratamento. Um dia eu simplesmente não voltei. O bendito tratamento, que deveria durar uns três meses, tornou-se insuportável e eu já não aguentava mais nada.

Voltei para fazer uma extração daquele dente cerca de 3 anos depois, porque a dor era insuportável. E preferia mil vezes a dor a ter que retornar ao dentista.

Eu não era nem sou a única pessoa que tem medo de ir ao dentista. De fato, nem todo mundo é como aquele péssimo profissional que me tratou quando eu tinha 12 anos. A verdade é que as visitas anuais ao dentista podem ser menos traumáticas e menos amiúde, se, em casa e diariamente, você pratica ou deixa de praticar alguns dos hábitos que destacarei a seguir.

1. Roer as unhas

O ato de roer as unhas desgasta e racha o esmalte dos dentes. Isso faz com que as bactérias que causam a cárie entrem facilmente na dentina e danifiquem o dente.

Advertisement

Em alguns casos, roer as unhas pode causar dor na mandíbula, tensão nos músculos da mandíbula, dor de cabeça. Não é uma conclusão médica, mas é interessante levá-la em consideração.

2. Usar os dentes como “ferramenta”

Às vezes, usamos os dentes para segurar as coisas, arrancar ou cortar; todos nós já o fizemos e isso, é muito prejudicial à saúde dental. O motivo é que, ao usá-los dessa maneira, você pode provocar  fraturas que permitirão a entrada de bactérias na dentina. E da fratura a uma cárie, o caminho é muito curto. Outra consequência é que eles podem quebrar com o passar do tempo.

3. O uso de enxaguantes bucais e produtos para clareamento

Ao contrário do que tentam nos vender, muitos enxaguantes bucais são prejudiciais devido ao seu alto teor de álcool. Eles não apenas limpam os dentes, mas o fazem de uma maneira que destrói a flora bacteriana que ajuda a manter a boca saudável.

Os produtos de branqueamento desgastam esmalte dos dentes. Eles não são prejudiciais se utilizados sob a supervisão de um profissional de saúde bucal.

4. Dar a seus filhos vitaminas em goma

Sei que um doce é muito mais atraente para uma criança do que uma batida de vitamina em pó. A verdade é que, por mais que contenha vitaminas, ainda é um doce.

Advertisement

O dentistas salientam que os resíduos dessa vitamina atraente podem permanecer entre os dentes e tornarem-se fonte de “alimento” para bactérias que causam cáries e doenças da gengiva, entre outras enfermidades. Por isso, esses suplementos deve ser consumidos uma vez por dia e com a supervisão dos pais.

Felizmente, os transtornos causados por gomas e restos de doces podem ser evitados através de uma limpeza adequada dos dentes.

As bebidas carbonatadas (com gás), bem como as escuras, afetam a saúde dos dentes; nem as bebidas sem açúcar se salvam. As primeiras, em razão do alto teor de açúcar, que causa cáries. As escuras mancham os dentes e as sem açúcar produzem acidez na boca, o que causa a desmineralização, processo pelo qual o esmalte dos dentes sofre um desgaste.

6. Ficar “beliscando” o tempo todo

Embora os nutricionistas aconselhem comer em pequenas quantidades e com frequência para perder peso e melhorar a saúde digestiva, a verdade é que isso não é tão bom para a saúde bucal.

O que acontece é que comer várias vezes ao dia altera os níveis de pH na boca, o que faz produzir acidez por, pelo menos, 20 ou 30 minutos até a saliva neutralizá-la. Essa acidez aumenta as chances de desenvolver cárie.

Advertisement

7. Fumar

Fumar não é apenas prejudicial aos pulmões, faz mal ao organismo, de maneira em geral. Os dentes são afetados porque fumar deixa resíduos de nicotina e outros agentes químicos que, ao longo do tempo, não apenas mancham os dentes, mas também desgastam o esmalte. Isso pode, gradualmente, fazer com que você perca os dentes, pois causa enfraquecimento nas raízes.

8. Escovar os dentes logo após comer

Logo após comer, os dentes ficam bastante vulneráveis ​​devido à acidez gerada pela ingestão de alimento. Se você faz a higiene bucal imediatamente após comer, corre o risco de causar fraturas minúsculas no esmalte dos dentes.

Para evitar esses danos, é preciso esperar 30 minutos para fazer a escovação.

Então, você já sabe quais hábitos deterioram sua saúde bucal, agora, confira algumas dicas que ajudarão você a cuidar melhor dos dentes.

1. Escove os dentes todos os dias, 3 vezes ao dia, por 3 minutos. Cuide para que faça movimentos curtos e suaves na escovação. Escove também a língua e as gengivas.

Advertisement

2. Troque sua escova regularmente, pelo menos a cada 3 meses.

3. Use creme dental com flúor, pois fortalece os dentes, protegendo-os contra a cárie.

4. Use fio dental uma vez ao dia para limpar entre os dentes.

5. Use enxaguante bucal sem álcool.

6. Visite seu dentista pelo menos uma vez por ano.

Advertisement

7. Masque chiclete sem açúcar após cada refeição para diminuir o nível de acidez bucal.

8. Mantenha uma dieta saudável e variada, que inclua alimentos como melão, melancia, sardinha ou tomate; isso ajuda a obter uma boa hidratação dos dentes.

9 Evite guloseimas ou bebidas muito frias e com gás. Doces têm muito açúcar e bebidas muito frias desgastam o esmalte dos dentes.

Cuidar de sua saúde bucal, assim com a de sua família, é fácil. Tente seguir estas dicas simples e vocês poderão desfrutar de dentes belos e saudáveis, como sempre sonharam.

Traduzido e Adaptado por Erika Strassburger, do original 8 hábitos que debes abandonar si quieres lucir unos dientes sanos 

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Erika Otero Romero

Erika é psicóloga com experiência em trabalhos comunitários, com crianças e adolescentes em situação de risco.