8 hábitos que prejudicam gravemente o seu relacionamento

Alguns comportamentos aparentemente inofensivos podem passar despercebidos e causar grande dano ao relacionamento. Vale prestar atenção!

Suely Buriasco

Muitas vezes, as pessoas subestimam o quão prejudicial podem ser alguns hábitos aparentemente bobos. Todavia, pequenas atitudes negativas que se repetem continuamente acabam fazendo grande estrago. Muitos são os estudiosos que se dedicam a entender como mudar hábitos destrutivos.

O jornalista americano Charles Duhigg, repórter do jornal The New York Times, reuniu vários estudos que resultaram em seu livro “O Poder do Hábito”. Segundo matéria do site, transformar um hábito não é necessariamente fácil ou rápido, no entanto, é possível.

Mas, antes de mais nada, você precisa identificar quais são esses hábitos e avaliar se fazem parte de seu comportamento. Vejamos alguns:

1. Não cuidar de si

Você não está sendo um bom parceiro se tem relaxado com os cuidados consigo mesmo. Os melhores companheiros são pessoas que se importam com a sua saúde física, espiritual e emocional. Cuidar de si mesmo, manter boa higiene e aparência é uma forma de valorizar a si mesmo e ao outro.

2. Concordar sem ouvir

Um hábito capaz de grande estrago é fingir que entendeu sem dar a mínima atenção. Parece ser bobagem, mas é um comportamento capaz de complicar muito o relacionamento. É extremamente importante trabalhar a boa comunicação de modo a realmente ouvir o que diz o seu parceiro.

Advertisement

3. Evitar discutir problemas

Empurrar dificuldades para não ter que enfrentá-las só faz com que elas tomem maior força contra a harmonia no relacionamento. É preciso entender que ignorar os problemas não vai fazê-los desaparecer, muito pelo contrário, vai piorá-los. Disposição a enfrentar os problemas de forma adulta faz toda a diferença para o bem da relação.

4. Não ser assertivo

Fingir concordar com o seu parceiro ou parceira quando, na verdade, você discorda não é nada saudável e pode levar à raiva e ressentimento ao longo do tempo. Falar e partilhar os seus sentimentos de uma forma respeitosa é primordial para o entendimento do casal.

5. Reclamar do parceiro

Além de ser muito feio depreciar seu parceiro ou parceira publicamente, ainda provoca grande desgaste no relacionamento. Quando você fala mal de seu parceiro para familiares e amigos, está denegrindo a si mesmo, afinal, o que faz você com essa pessoa que não lhe agrada em tantas coisas?

6. Não priorizar o seu companheiro

Passar o tempo com amigos e familiares é muito bom e faz parte de uma vida bem equilibrada. No entanto, gastar muito tempo com os outros, negligenciando o seu relacionamento é uma péssima escolha. É essencial encontrar equilíbrio, sempre priorizando o tempo e a atenção para o parceiro.

7. Emburrar

O silêncio, quando representa contrariedade e retaliação, é um veneno que mata aos poucos o relacionamento. Não falar e ficar de cara fechada é um comportamento agressivo e imaturo. Problemas precisam ser resolvidos de uma forma mais produtiva.

Advertisement

8. Mentir

A mentira é um dos piores hábitos que uma pessoa pode ter, mesmo as consideradas pequenas têm grande poder de destruição. Se não há honestidade desde as pequenas coisas, o relacionamento se abala e a falta de confiança se instaura.

Pela felicidade de manter um bom relacionamento, vale a pena detectar hábitos doentios e iniciar, de imediato, o trabalho por substituí-los por comportamentos construtivos. Melhor prestar atenção!

Toma un momento para compartir ...

Suely Buriasco

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.