8 hábitos que com certeza fortalecerão a relação com seu parceiro

Cuidar de um relacionamento é responsabilidade dos dois. Estas sugestões certamente vão ajudá-los como um casal.

Emma E. Sánchez

O meu marido e eu, há alguns meses, celebramos os nossos primeiros 25 anos de casados e, no meio da reunião, durante o jantar que oferecemos às nossas amigas, um querido amigo perguntou-lhe como tínhamos passado tanto tempo juntos. Ele, infelizmente, já passou por dois divórcios, entre brincadeiras e comentários dos comensais, a noite se foi e a pergunta ficou dando voltas na cabeça até que, dias depois, meu marido e eu voltamos a falar do tema.

Como se mantém uma relação de casal por tanto tempo?

Na verdade, acredito que cada casal possa ter suas próprias opiniões e experiências para compartilhar e responder a pergunta, e sempre haverá muito a dizer sobre relações entre homens e mulheres.

Respeito

Não há avó, amiga ou mãe que eu conheça que não recomende a uma futura noiva que respeite seu parceiro ou o respeito mútuo. Todos identificamos o respeito como um dos grandes pilares que sustentam um casamento e, a propósito, qualquer relação humana.

Nem como piada, e muito menos a sério, promovam ou façam da falta de respeito sua maneira normal de relacionarem-se como casal. Eu acrescentaria a esse conselho milenar apenas respeito próprio. Talvez seja um conceito muito antigo e até já esquecido para muitos, mas respeitar-se a si mesmo ditará a pauta para o respeito no seu casamento.

Amo você, mas não lhe digo isso

Há alguns anos, conheci uma mãe que, falando de sua família, disse: “Quase não nos falamos, mas nos amamos muito”. Sempre me pareceu uma grande intriga, como isso pode ser?! Se você ama alguém, você precisa não apenas dizer, mas também mostrar esse amor.

Advertisement

Como? Com pequenos gestos, com um café da manhã com algo que o outro gosta, fazer algo para aliviar suas cargas todos os dias.

Um projeto de vida em comum

Existem casais maravilhosos que, ao longo dos anos, se perdem porque em algum momento da vida, trabalharam tanto cada um por seu lado que, numa manhã, se dão conta de que cresceram, amadureceram e fizeram uma vida, mas separados; e em um abrir e fechar de olhos, partilham a sua casa e a sua vida com dois estranhos.

Procurem juntos ter uma meta comum, um passatempo que possam desenvolver juntos, algo que, embora pequeno, os faça convergir em algo que possam fazer juntos. Um esporte, o serviço para algum necessitado ou o que decidam juntos, lhes assegurará uma relação a longo prazo.

Tecnologia com responsabilidade

Sabia que, desde que o Facebook e outras redes sociais se tornaram populares, as infidelidades aumentaram exponencialmente? A tecnologia, computadores, smartphones, internet e redes famosas podem realmente ser um grande desafio e tentação para os casamentos de hoje. Sejam prudentes, tenham confiança um no outro e desconectem-se por um momento para desfrutar-se mutuamente.

Continuar a ser namorados

Outro velho conselho, mas às vezes não sabemos exatamente como aplicá-lo ou vivê-lo, é continuar sendo namorados, refere-se mais que tudo a seguir buscando agradar ao ser amado, a continuar saindo juntos sozinhos, arrumarem-se para agradar um ao outro, flertar, ter coisas só suas, pequenos presentinhos e não perder as coisas boas que os fizeram apaixonar-se no princípio.

Advertisement

Beijos

Que nunca se perca entre vocês o beijo em particular e em público, sem temor de mostrarem afeto.

Buscar soluções e não culpados

Todos os casais têm dias maus, a diferença é como enfrentamos esses dias. Se os dois discutem e, no final, ficam melhor que no princípio, valeu a pena. Mas se, pelo contrário, a relação não melhora, estão fazendo algo errado.

Primeiro, concentrem-se em encontrar soluções juntos, não em procurar um culpado; esqueçam as acusações e pensem mais no perdão e em seguir adiante.

Tempo pessoal

Embora possa parecer contraditório, se cada um faz o que gosta, gosta do seu trabalho e está feliz consigo mesmo, muito provavelmente consegue fazer o seu parceiro feliz, por isso também é importante que possam ter um tempo pessoal que faça com que sintam saudades um do outro.

O casamento é uma arte que todos vamos aprendendo e aperfeiçoando, às vezes com golpes duros e às vezes com carícias e momentos de plenitude. Sua atitude e bom humor farão maravilhas.

Advertisement

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original 8 hábitos que SEGURO fortalecerán la relación con tu pareja

Toma un momento para compartir ...

Emma E. Sánchez

Pedagoga e terapeuta de família e de casal. Casada e mãe de três filhas adultas. Apaixonada por Educação e Literatura. Escrever sobre temas familiares para ajudar os outros é minha melhor experiência de vida.