8 formas de descobrir se ele não quer assumir compromisso

Alguns comportamentos demonstram se o homem que você está interessada tem problemas em assumir compromisso ou mesmo se um homem já casado tem esse problema.


Suely Buriasco

Muitos homens sentem pavor só em pensar em formalizar um compromisso e isso não tem a ver com a idade, mas com a maturidade. As razões para isso são as mais diversas e vão desde exemplos vivenciados na infância, até experiências negativas em outros relacionamentos.

O comportamento dele identifica se ele é alguém que tem problemas em assumir compromissos. Observe:

1- Esquiva-se de nomear a relação

Ele procura estar com você, diverte-se muito e parece gostar desse envolvimento, mas evita nomeá-lo. Não querer definir que vocês estão namorando é um sinal de grande alerta.

2- Diz que está focado em outros projetos

É comum colocar os estudos ou o trabalho, por exemplo, como prioridades para o momento, dizendo que precisa estar focado neles. Na verdade isso é, quase sempre, uma desculpa para não assumir um relacionamento sério.

3- Evita apresentar você aos amigos e familiares

Uma pessoa que quer compromisso assume o namoro para os amigos e, principalmente, para os familiares. Muita atenção se ele evita isso e se, ao encontrar alguém por acaso, apresenta você apenas como “uma amiga”.

4- Não faz planos com você

Ele resolve tudo de última hora, não programa nada com você. Uma característica de quem tem fobia de compromissos é nunca fazer planos que envolvam outra pessoa, até porque, isso exigiria engajamento.

5- Ele sempre tem outros planos

Dificilmente ele aceitará um convite seu, pois sempre tem outras atividades já definidas. Homens alheios ao compromisso gostam de passar os finais de semana com amigos, viajar; evitam repetir encontros e, quando o fazem, preferem que o convite parta deles. É uma forma de sentir que controlam a situação e continuam livres.

Advertisement

6- Ele fala bem, mas não age de acordo

Pessoas com problemas em assumir compromissos podem ser boas oradoras, mas no momento de agir preferem fugir, esquivar-se. Quando fazem promessas, quase sempre não cumprem. E somam-se mais desculpas para adiar o que prometeram.

7- Ele não demonstra emoção

Das duas uma: ou ele realmente não está envolvido emocionalmente com você ou tem medo de mostrar que está. Demonstrar emoção é sinal de estar levando o relacionamento a sério e quem tem medo de compromisso prefere manter-se afastado emocionalmente.

8- Faz questão que o vejam com outras mulheres

Um homem que não se sente em um relacionamento, não é comprometido com ele, assim, um meio de deixar isso bem claro é manter amizade com outras mulheres, assim como faz com você. Ao ser questionado, ele pode até negar isso, dizer que é diferente, mas suas atitudes demonstram o contrário.

Se o homem com quem você se envolveu se enquadra nesse perfil será preciso tomar uma decisão: aceitar não fazer parte das preferências dele ou esclarecer a situação. Pense:

  • Na primeira opção você terá pelo menos um questionamento a se fazer: esse tipo de relacionamento satisfará você?

  • Na segunda opção você estará pedindo que ele faça e assuma a escolha e estará se arriscando a perder esses momentos com ele. Então precisa perguntar a si mesma: vale a pena se envolver com quem não deseja envolvimento?

Bom lembrar que uma relação que tem futuro é baseada no comprometimento dos dois.

Toma un momento para compartir …

Suely Buriasco

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.