8 coisas simples que você pode fazer para ter um casamento feliz HOJE

"Que ninguém se engane, só se consegue a simplicidade através de muito trabalho." Clarice Lispector


Michele Coronetti

Um casamento feliz depende apenas de duas pessoas: os cônjuges. Há muitas coisas que podem ser feitas para manter o casamento feliz e duradouro, aquele brilho no olhar constante e um sorriso imenso. A coisas mais simples, que não exigem gastos nem muita preparação, são as que transformam o relacionamento.

Qualquer pessoa pode fazer estas coisas começando hoje. Detalhes que farão a diferença a longo prazo, permitindo ao casal estar feliz consigo mesmo e satisfeito com seu relacionamento.

1. Nutrir bons pensamentos a respeito do cônjuge

A ciência tem mostrado que os pensamentos são mais reais do que se imagina. Eles afetam o mundo em que vivemos. Ao pensar bem do cônjuge, manter sua imagem na memória, relembrar agradáveis acontecimentos a dois, refletir sobre suas qualidades e conquistas, desejar que ele alcance o sucesso que almeja, a felicidade sentida é refletida no relacionamento.

2. Cumplicidade

Ela pode ser diária e duradoura. Fica mais fortalecida com o passar do tempo à medida em que é nutrida. Conhecimento profundo do cônjuge aliado à aceitação geram uma sintonia perfeita que os faz cúmplices, não de um crime perfeito, mas de amor e ideal de vida. Ela ocorre naturalmente enquanto o casamento prossegue e ajuda a manter a união e felicidade do casal.

3. Respeito

Ele abrange muita coisa. Educação no trato e nas conversas, autocontrole físico e emocional, entendimento e aceitação de decisões alheias e outras áreas. Quando há respeito mútuo, brigas, abusos, desentendimentos e mágoas são evitados. Há maior entendimento, compreensão e felicidade no relacionamento.

4. Vida própria

Cada cônjuge tem sua vida profissional, social, seu papel no lar e na família. Deixar de sair com amigos, de jogar futebol, de estar com familiares para ficar o tempo todo grudado como casal não faz muito bem. É bom sentir saudades, perceber a falta que o parceiro faz, poder mostrar aos amigos e parentes como seu casamento tem sido maravilhoso através da felicidade própria, ter realizações pessoais e comemorar com as conquistas do cônjuge. Isso é muito importante para a felicidade no casamento e para a vida em si.

5. Elogiar e evitar críticas

Reconhecer o que há de bom no outro faz muito bem. Elogiar é ótimo para conservar a felicidade no casamento. É importante que seja um elogio sincero e real, as pessoas percebem quando algo é forçado e sem nexo. Há uma tendência natural de diminuir o reconhecimento das qualidades nas pessoas do convívio e de ver apenas o que precisa ser mudado e melhorado. Um cuidado na manutenção destes pensamentos e do que é dito ao cônjuge evita cobranças e expõe o que há de bom, melhorando o ambiente e o relacionamento.

Advertisement

6. Atenção

Ela pode ser oferecida em pequenas doses, com lembranças e recados ao longo do dia, no planejamento de um final de semana incrível, em um telefonema ou com uma agradável conversa pouco antes de dormir. A correria cotidiana e os diversos compromissos não devem restringir a atenção ao cônjuge. Tampouco as conversas nas redes sociais devem prejudicar o relacionamento. Especialmente se tratando das mulheres, a atenção de seu cônjuge é muito importante.

7. Manter o romantismo

É fácil notar um casal apaixonado. Manter esse romance não exige grande esforço. Pequenos lembretes, recados, datas importantes, dizer eu te amo já dão conta deste item.

8. Intimidade

Muito além do relacionamento sexual, ser íntimo do cônjuge é algo construído todos os dias através de todos os itens acima.

Optar hoje por manter estes itens no relacionamento conjugal fará uma diferença muito grande na felicidade e realização do casal.

Toma un momento para compartir …

Michele Coronetti

Michele Coronetti é secretária, mãe de seis lindos filhos, gosta de cultura e pesquisas genealógicas.