8 coisas que boas esposas têm em comum

Se você é uma esposa dedicada que está sempre em busca de fazer o melhor para a harmonia e felicidade em seu casamento, este artigo foi escrito para você.


Suely Buriasco

É interessante, de quando em quando, parar para refletir sobre o que parece óbvio, como por exemplo, as atitudes de uma boa esposa. Isso porque envolvidas em tantos afazeres, acabamos menosprezando coisas que são de grande importância para o relacionamento conjugal.

A fim de provocar uma análise, vamos enumerar algumas características comuns nas esposas altamente eficientes:

1- Elas são boas em organização

Claro que a ajuda do marido é muito bem-vinda, principalmente quando a mulher também trabalha fora e tem pouco tempo para tantas atribuições. No entanto, uma boa esposa sabe manter as coisas a contento e organiza, como ninguém, o funcionamento da casa e os assuntos da família.

2- Incentivam a ajuda

Ao invés de reclamar a falta de ajuda, elas incentivam os maridos elogiando as suas iniciativas, mesmo não sendo da maneira como gostariam, pois sabem que a crítica os afasta de qualquer trabalho doméstico.

3- Elas não tentam prender seus maridos

Boas esposas têm autoconfiança, por isso não perturbam a relação com sentimentos de ciúmes ou chantagens emocionais. Desejam que seus maridos sintam prazer de estar com elas e não sufocados, loucos para “cair fora” do controle que sufoca.

Leia: 5 lições para deixar de ser uma pessoa controladora

4- São admiradoras de seus cônjuges

Elas sabem o quanto é essencial admirar seu cônjuge e manifestar esse sentimento, primeiro porque é verdadeiro e segundo porque o efeito é muito positivo para o relacionamento. Pessoas que se sentem admiradas tendem a se superar cada vez mais.

Advertisement

5- São bem-humoradas

Boas esposas são, necessariamente, boas consigo mesmas, afinal ninguém consegue ser para os outros o que não é para si mesmo. Elas estão sempre envolvidas em projetos pessoais, por isso são de bem com a vida, apreciam as coisas simples e possuem o sorriso fácil.

6- São companheiras

Representam o apoio que o marido precisa para manter-se firme diante de qualquer adversidade. São grandes incentivadoras e diante dos desafios demonstram em palavras e, principalmente, em atitudes que são parceiras com as quais eles podem sempre contar.

7- Sabem conciliar

Prezam por manter a harmonia na relação, por isso costumam ser companhias agradáveis e evitam queixas e lamentações. Quando não estão satisfeitas falam de seus sentimentos sem cobranças e buscam o consenso, encerrando realmente o assunto.

8- São excelentes parceiras sexuais

Tentam entender os desejos e gostos do marido e, desde que não firam suas crenças e valores, procuram se adaptar a eles, aprendendo a apreciá-los também. Mostram-se atraentes e demonstram o quanto gostam de ser seduzidas pelo homem amado.

Leia

4 componentes para um sexo incrível e saudável no casamento

Pode ser que ao chegar até aqui você esteja se perguntando: e os maridos? Nós é que temos que fazer tudo? Um casamento feliz é, certamente, resultado do trabalho de ambos os cônjuges e o homem tem grande responsabilidade em relação à sua esposa.

Ponderei em “A mulher é reflexo do seu homem” que: (…) sabe-se que uma relação sadia só é possível quando duas individualidades distintas se propõem a compartilhar uma vida juntas.

Entretanto esse artigo, em especial, é endereçado a você, esposa dedicada, que aceita o desafio de fazer a sua parte na construção de uma relação plena com seu marido.

Que seu caminho seja iluminado!

Toma un momento para compartir …

Suely Buriasco

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.