8 coisas para não fazer ao visitar um recém-nascido

Alguns cuidados são muito importantes antes de fazer uma visita ao mais novo membro da família. Eles garantirão a saúde e felicidade de todos.


Renata Finholdt

Quando um novo bebezinho chega ao mundo causa um verdadeiro alvoroço entre os amigos e familiares. Todos têm o desejo de visitar mamãe e bebê e conhecer de pertinho o mais novo integrante da família.

Porém, nestas horas, usar o bom senso é fundamental para que nenhum risco possa ser causado, afinal de contas trata-se de um bebezinho que acabou de chegar ao mundo.

Algumas regras de boa conduta para este caso, se bem observadas, deixarão a todos bem felizes e o mais importante, sadios.

1. Não se prolongue nas visitas

Visitas para um recém-nascido devem ser bem rápidas, independentemente se você as fará ainda na maternidade ou na casa do bebê. É claro que os pais vão gostar muito de receber seu carinho, mas a prioridade para eles agora é o novo bebê, lembre-se disso!

2. Se estiver doente, não faça visita

Mesmo que seja um simples resfriado é melhor que você fique em casa do que arrisque a saúde do pequeno. Neste caso, opte por um telefonema, uma mensagem em redes sociais e depois, quando estiver melhor, você pode fazer uma visitinha.

3. Não beije o bebê

Através do beijo muitos micro-organismos podem ser transmitidos ao recém-nascido e com isso algumas doenças contaminá-lo. Pode ser difícil não beijá-lo porque a vontade de fazer um carinho e dar muitos beijinhos é grande, mas contenha-se, pela saúde deles.

4. Não use perfumes

Os sentidos do bebê ainda estão se acostumando com os novos estímulos e por isso qualquer exagero deve ser evitado.

Advertisement

5. Não leve crianças

Por se tratar de uma visita rápida e que precisa ser tranquila o melhor a fazer é evitar levar as crianças junto, para preservar o bem-estar do bebê e da mamãe.

6. Não insista em pegar o bebê no colo

Se os papais não oferecerem que você segure um pouco o bebê, não peça. Mais uma vez o bom senso para este tipo de visita é primordial. E caso eles lhe ofereçam, não deixe de higienizar bem suas mãos antes.

7. Não vá com roupas sujas

Antes de uma visita ao recém-nascido é fundamental que você mantenha a higiene em dia e coloque roupas limpas para evitar a transmissão de qualquer vírus.

8. Não dê palpites

Aquelas que já são mães muitas vezes não se contêm em dar alguns palpites para a nova mamãe. Como regra, pense: se ela lhe pedir uma opinião ou ideia você pode ficar feliz em colaborar, caso contrário, é melhor conter-se em dar palpites. Coloque-se no lugar dela, serão muitos que virão de todas as visitas que ela e o bebê receberem.

Toma un momento para compartir …

Renata Finholdt

Renata Finholdt é formada na área de Recursos Humanos com enfâse em treinamentos.