5 dicas para ter sorte no Ano Novo

Não espere que a sorte faça um trabalho que é seu; construa dias melhores e mais prósperos em sua vida.

Suely Buriasco

Quando um novo ano se aproxima muito se fala em simpatias para ter sorte no amor, financeira e tantas outras. Mas eu sou adepta à fala de uma instrutora de mediação de conflitos, quando iniciei meus passos nesse caminho, ela dizia: “Até para ter sorte tem que ter competência”. É preciso compreender que somos nós que construímos o nosso caminho e, estando envolvidos com o bem, somos abençoados pelo Pai Maior.

Assim, para você que deseja fazer a sorte acontecer, observe as seguintes dicas:

1- Aprimore-se continuamente

Para conquistar melhor sorte, você precisa ser e fazer melhor. Faça uma autoanálise e detecte o que você precisa mudar para que a sua vida seja melhor tanto pessoal, como profissionalmente. Faça cursos, busque novos conhecimentos, desenvolva o hábito de leituras edificantes, ou seja, habilite-se para receber resultados mais felizes em sua vida.

2- Assuma responsabilidades

“Quem quer faz, quem não quer dá desculpas”, diz o ditado popular e é bem isso. Enquanto você não chamar a responsabilidade para você, continuará dependendo do que o outro faz, procurando culpados gastará suas energias em julgar e condenar o próximo. Ao assumir o que lhe é cabido, suas energias são direcionadas a realizar o que deseja e surgirá um leque de novas possibilidades de fazer a sorte acontecer.

3- Seja tolerante e flexível

Ter sorte nos relacionamentos tem tudo a ver com a forma como você lida com as diferenças normais entre seres humanos, inclusive e, principalmente, os que ama. Tem gente que acredita que pessoas que se amam, precisam pensar da mesma forma; isso é intolerância. Compreenda mais as pessoas de seu convívio; seja mais flexível diante dos impasses, construa bons relacionamentos através do respeito e, então, a sorte lhe sorrirá. Afinal estar bem com as pessoas de nosso convívio é muito importante na edificação de dias melhores.

Advertisement

4- Fale menos, escute mais

Querer ser o centro das atenções, bem como saber de tudo e opinar em tudo, não promoverá qualquer mudança em sua vida. Para fazer diferente é preciso encontrar outras formas, aprender. As pessoas crescem quando se colocam na posição eterna de aprendizes e para tanto é muito mais conveniente ouvir. Claro que é importante falar, transmitir o que se sabe, manifestar opiniões e sentimentos; mas não pode ser só isso, ouvir os outros é sempre fonte de grande aprendizado, além de promover entendimento.

5- Faça planos

Costumo lembrar essa frase de Henry Kissinger: “Se você não sabe para onde vai, todos os caminhos o levarão a lugar nenhum”, para lembrar o quanto é importante planejar, ter objetivos e metas traçadas. Você precisa definir o que deseja para que sua vida seja melhor, mais feliz e próspera e, a partir disso, criar situações favoráveis para fazer a sua sorte acontecer. Mas não se iluda: apenas desejo e planejamento não farão diferença; será preciso muito esforço, foco e determinação, acrescido de paciência e renúncia, porque você terá que fazer escolhas importantes.

Não espere que o novo ano lhe traga a sorte que você precisa para ser mais feliz e viver bem; invente e reinvente caminhos quantas vezes for preciso para que a vida lhe sorria.

Boa sorte!

Toma un momento para compartir ...

Suely Buriasco

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.