7 sinais que podem denunciar maus-tratos na creche
Maus-tratos na escolinha, sejam eles físicos ou psicológicos, podem afetar gravemente o desenvolvimento infantil de seu filho. Observe e dê atenção aos sinais.

Cibele Carvalho
Quando sai aquela notícia no jornal ou aquele vídeo mostrando professores ou auxiliares de creches maltratando crianças tão pequenas e indefesas, acho que todas as mães pensam: Ah, se fosse meu filho! Eu…
Como mães, temos o instinto de ser leoas e proteger nossas criaturinhas, mas quando estamos longe deles, na difícil separação, mas necessária muitas vezes, quando os deixamos na creche e partimos para o trabalho, o que acontece ali? Como posso saber se meu filho não esconde alguma agressão verbal ou física que venha a passar na escolinha?
Nunca queremos ser a vítima de determinadas situações, assim como essa, contudo, precisamos estar alertas e observar diariamente os possíveis sinais que, segundo especialistas, podem indicar maus-tratos na creche. Confira:
1. Mudança brusca no comportamento da criança em casa
De acordo com a psicóloga infantil, Cinthia Polycarpo, as mudanças no comportamento da criança que passa por maus-tratos na escolinha é de fácil percepção, se os pais conseguirem dar atenção.
Se está tudo bem em casa e nada há que justifique uma brusca mudança de comportamento da criança, esse pode ser um indício de maus-tratos na escola. Os bebês normalmente reagem através do choro e alterações no sono, já os maiores apresentam instabilidade afetiva (ficar arredia ao toque ou carinho), mau humor repentino, silêncio, inquietação, terror noturno e medo na ausência dos pais, podem ser alguns dos sinais.
2. Reação ao chegar na escolinha
A especialista, Vânia, declara que os maus-tratos psicológicos como, por exemplo, agressões verbais, punições exageradas, restrições discriminatórias, são mais difíceis de se identificar, todavia, se a criança aparecer com um comportamento repentino de pura rejeição à escolinha da qual já estava habituada, pode-se desconfiar de algo.
O período de adaptação na escolinha é necessário, e de grande relevância a participação dos pais, ficando um tempo na escola junto, conhecendo todos os ambientes e professores, assim pode-se evitar problemas no futuro.
3. Marcas diferentes no corpo da criança
A psicóloga, Cinthia Polycarpo, ensina que os maus-tratos físicos são os mais sérios, pois são realizados de forma direcionada e intencional, e nem sempre podem deixar marcas no corpinho da criança.
É praxe da maioria das escolas relatar algum acontecimento ou acidente como queda, mordida de colegas, entre outros fatos, no entanto, se a criança aparecer com machucados sem explicações, é necessário investigar os motivos.
4. Timidez ou agressividade em excesso
Cinthya enfatiza que “crianças que sofrem maus-tratos podem ficar agressivas até mesmo com os mais próximos, isso porque passam a interpretar a interação com o outro como forma de hostilidade”.
O processamento da atitude do adulto frente às ações da criança passa a ficar distorcido e errado, então a criança reage de diversas formas (cada uma com sua defesa), ou timidez ou agressividade acima do normal.
5. Reação ao aproximar-se da professora (auxiliar)
As especialistas aqui nesse quesito são as mães, todas sabem que se seu filho não quer de jeito nenhum ir até o colo de determinada pessoa, ou de uma hora para outra passa a recusar dar a mão para a professora, há algo de errado.
Muitas mães que descobriram maus-tratos em escolas relatam (relatos em página da web) que seus filhos não podiam olhar para a pessoa que realizava algum tipo de agressão que já chorava.
6. Dificuldade de relacionamento com outras crianças
Assim como a agressividade aparece no comportamento da criança com os pais ou pessoas mais próximas, a psicóloga Cinthia afirma que da mesma forma, a criança reage com os amiguinhos, passa a ter dificuldades em brincar com o outro, pode copiar ou imitar o comportamento do agressor nessas horas, então vale observar.
7. Emagrecimento ou sinais de má nutrição
Um bom desenvolvimento infantil reflete no físico da criança, se ela está sendo bem tratada e cuidada na escolinha vai engordar e alimentar-se bem, todavia, o descuido com a alimentação da criança também é um indício de falta de cuidado com outros pontos na escolinha.
Você pode e deve denunciar o agressor por maus-tratos, o Estatuto da Criança e do Adolescente prevê penas de multas pecuniárias (valores) e até criminais para esses casos, você também pode denunciar o caso indo ao Conselho Tutelar de sua cidade ou diretamente no Ministério Público.