7 sinais de que a paixão está em declínio

Estar ciente dos sinais que indicam a diminuição da paixão pode tornar seu relacionamento forte e bem-sucedido.

Adriana Acosta Bujan

Muitos casais que estão casados ou juntos ​​há anos sabem perfeitamente bem que a fase da paixão é maravilhosa, mas temporária, pois dura apenas alguns meses ou poucos anos. Então, eles percebem que esse sentimento se transforma em amor verdadeiro, que implica não só a paixão e o desejo desenfreado de estar com a pessoa amada o tempo todo, mas vão adquirindo compromissos, obrigações e responsabilidades que formam bases sólidas.

Isso mesmo, a paixão diminui, dando lugar para que o amor verdadeiro floresça. Durante o tempo de transição de uma fase a outra, é provável que alguns casais vivenciem situações difíceis que os levam a pensar que deixaram de se  amar, visto que a relação que foi idealizada confronta a realidade. Nesse contexto, é fácil perder aquela paixão que sentia pelo parceiro ou parceira, pois a relação deixa de ser uma utopia .

É impossível não vivenciar essa transformação; no entanto, quando os sinais de que a paixão está indo embora são detectados a tempo, o relacionamento pode ser salvo; caso contrário, pode ir diretamente ao fracasso.

Terapia Intensiva

Pois bem, sabendo que todos os casais permanecem apaixonados por apenas um período de tempo, é preciso estar aberto (mentalmente) para aceitar as mudanças que estão por vir. Isso pode acontecer de forma abrupta, deixando-nos desapontados, tristes e frustrados. A ideia é que consigamos levar o relacionamento que está em terapia intensiva para um lugar seguro e estável.

Como fazer isso?

Advertisement

Identifique esses sinais precocemente:

1. Nada para falar

Diz-se que o silêncio entre um casal fala mais do que mil palavras. Quando existe uma conexão com o ser amado, sobram palavras. Isso acontece muito quando se está apaixonado, pois há muito interesse em conhecer o outro, saber o que ele pensa, consultar as suas opiniões, entre outras coisas. Às vezes, parece que os assuntos nunca se esgotam.

Um indicador do declínio da paixão são os silêncios eternos, refletindo um desinteresse total pela outra pessoa. Quando a paixão acaba, você não vai querer falar com seu parceiro, não encontrará assuntos interessantes que seja um atrativo para os dois. Talvez você prefira se calar antes de causar uma briga, pois está cansado de ouvir discussões desnecessários, que não são mais válidas para você.

2. Negligenciar a aparência pessoal

Ao falar em imagem não me refiro apenas ao físico ou a manter um corpo invejável, vai além disso; a aparência é negligenciada quando você não sente mais a empolgação com encontros com seu parceiro, quando pensa que não é preciso ficar bonita e ser feminina, só porque seu relacionamento já é seguro e estável.

Pense assim, o marido clássico que chega em casa do trabalho e começa a tirar a roupa para ficar confortável, ficando apenas de short e meia, e a esposa o recebe de pijama. Os dois se mostram como realmente são, mas estão se esquecendo da atração pelo parceiro, que é tão importante no final das contas.

3. De vez em quando

Você pode passar a vida inteira corrigindo os erros do seu cônjuge, pode inclusive passar dias conversando com ele sobre as coisas que o incomodam e espera que mudem. Um sinal de declínio na paixão é justamente ter a esperança de que um dia o cônjuge mude para agradar. Na verdade, é improvável que ele mude, visto que as pessoas não mudam da noite para o dia, ou porque você lhe disse para mudar. As mudanças ocorrem quando alguém deseja mudar e não porque estão lhe dizendo para fazê-lo.

Advertisement

É melhor aceitar o parceiro como ele é, sem ter expectativas de uma suposta mudança radical de personalidade, desde que não ela não seja prejudicial.

4. Sonhos isolados

Certamente, no início de seu relacionamento, os sonhos e objetivos que tinha em conjunto com seu parceiro eram claros e bem orientados. Com o passar do tempo, esses desejos perderam força e foram desmoronando. Um indicador de perda da paixão é quando os dois não têm mais objetivos em comum, quando um luta por algo que, na verdade, o outro não está convencido de que deseja obter.

Portanto, é conveniente retomar os objetivos em comum para que ambos sigam o mesmo caminho rumo ao mesmo objetivo.

5. Pouco desejo por momentos de intimidade

É normal que a intimidade no relacionamento diminua com o passar dos anos. A rotina, as responsabilidades e obrigações podem estar impedindo o casal de ter desejos apaixonados.

No entanto, um sinal indicativo de que a paixão está em declínio é os dois não darem soluções para resolver os conflitos causados pela falta de intimidade, já que esta é uma parte importante para que todo casal consiga fortalecer os vínculos e laços afetivos.

Advertisement

6. Diminuição do afeto

Os beijos apaixonados, os abraços que traspassam o corpo para tocar a alma, os olhares que dizem mais que mil palavras, as carícias que arrepiam a pele, diminuíram drasticamente. Agora é só um beijinho, e talvez um “bom dia, amor”, que retratam as expressões de carinho. Quando você não sente mais atração ou interesse por seu parceiro, é normal que demonstrações de afeto, como o contato físico, deixem de ser importantes.

7. Sintomas de infidelidade

Outro indicador da perda da paixão é a infidelidade. Seu parceiro começa a se interessar por outra pessoa, e isso vai matando o amor. Por isso você deve estar alerta, para conversarem sobre o assunto e salvar o relacionamento.

Uma boa comunicação com o cônjuge formará os alicerces necessários para que a falta de amor não venha para destruir o relacionamento. Pare de ficar fazendo suposições sobre o que seu parceiro está pensando e se expresse tal como você é. Lembre-se, a paixão é apenas uma etapa para que o verdadeiro amor ganhe força, seja sólido e bem-sucedido.

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original 7 señales de desenamoramiento

Toma un momento para compartir ...

Adriana Acosta Bujan

Adriana Acosta estudou comunicação, é mãe de um adolescente, e atualmente se dedica em ensinar e pesquisar em nível universitário em Puerto Vallarta. Publica seus textos esperando que ajude as pessoas com suas vivências úteis.