7 presentes que ninguém pode comprar

Presentear é uma excelente tradição. Quando o presente não tem preço, fica ainda melhor!


Michele Coronetti

Uma das maiores tradições desta época que precede o Natal é a preocupação com as compras ou confecções dos presentes. Ela remete ao nascimento de Jesus e aos presentes que Ele recebeu. De forma figurada, as pessoas estariam presenteando também ao pequeno Jesus. Talvez o simbolismo dos presentes que os reis levaram ao menino não esteja só em presentear. Provavelmente os próprios presentes são uma simbologia a ser desvendada.

O filósofo e escritor Ralph Waldo Emerson deixou esta nobre frase: “Os anéis e joias não são presentes, e sim desculpas para quem não os dá. O único presente verdadeiro é uma porção de ti mesmo”. Refletindo sobre isso é possível pensar o quanto é fácil comprar um bem material para ofertar a uma pessoa querida. Difícil mesmo é doar presentes verdadeiros, aqueles que não podem ser comprados.

Quando as pessoas percebem a importância destes presentes e passam suas vidas regalando as pessoas à sua volta, além de contribuírem para um melhor ambiente, transformam a si próprios, segundo este artigo. Portas se abrem e boas mudanças ocorrem. Afinal, dar presentes é sempre melhor que os receber.

Estes regalos, porções da própria pessoa, não precisam esperar o Natal para serem ofertados. Todos os dias é possível tornar as outras pessoas mais felizes com estes agrados pessoais, e até desconhecidos podem ser agraciados. Algumas sugestões de presentes verdadeiros incluem:

Preocupação com os outros

Ao expressar real interesse pelos problemas alheios, além de ganhar amigos, internamente os problemas pessoais ficam menores. Ao ofertar este presente com sinceridade e ouvir com atenção, vidas podem ser mudadas.

Consideração e respeito

Toda pessoa aprecia e até exige estes dois itens dos outros. Ao ofertar gratuitamente este presente, o apreço alheio será muito maior, para ambos os lados.

Cortesia

Dar prioridade para a outra pessoa é algo que muda situações e até vidas. Quem costuma ser cortês é visto como alguém diferente e as pessoas buscam devolver de alguma forma o bem que receberam. Situações para ofertar este regalo são inúmeras no cotidiano. Basta mudar o modo de ver as situações e oferecer a preferência a outrem.

Advertisement

Sorriso

É comprovado, pessoas que sorriem são consideradas mais confiáveis e normalmente recebem um sorriso de volta.

Tolerância

Para entregar este presente será preciso muito autocontrole e disciplina. Uma oração indígena explica muito bem que tipo de presente é este: “Grande Espírito, ajude-me a nunca mais julgar o outro até que tenha andado duas semanas em seus mocassins”.

Reconhecimento

Qualidades, atitudes, beleza exterior, tarefas cumpridas podem e devem ser reconhecidas. Este presente mudará a maneira de olhar para si e para quem faz a oferta. Elogios sinceros sempre são positivos.

Bom exemplo

Ao ter a coragem de fazer o certo em todas as ocasiões, as pessoas à volta são grandemente abençoadas. O ser humano está sempre observando e buscando aprimoramento. Isso faz parte de sua natureza. Quando a pessoa decide ter coragem de fazer boas escolhas, ela lidera muitos a agirem da mesma forma, mesmo sem perceber.

Estes presentes, além de raros e trabalhosos, ainda possuem uma outra grande vantagem. O maior presenteado sempre será aquele que se esforçou para ofertá-los para os outros.

Toma un momento para compartir …

Michele Coronetti

Michele Coronetti é secretária, mãe de seis lindos filhos, gosta de cultura e pesquisas genealógicas.