7 passos para melhorar a autoestima

No caminho de promover e manter a autoestima alguns passos são fundamentais e podem ser muito úteis.

Suely Buriasco

Fala-se muito na necessidade de promover e manter a autoestima, mas muita confusão ainda é feita sobre como fazer isso. Ter autoestima não significa olhar para o espelho e ver o que se quer; a verdadeira autoestima é admirar realmente a pessoa que você vê refletida.

Autoestima é o julgamento que você faz de si mesmo e determina o seu nível de autoconfiança, sendo, pois, muito importante em todos os aspectos da vida. Seguir os passos abaixo pode facilitar o caminho para melhorar sua autoestima:

1- Busque autoconhecimento

Conhecer-se a si mesmo é fundamental para saber do que gosta e como gosta; entender o que lhe afeta e por que; essencialmente promove o crescimento pessoal. Segundo a matéria: “O diferencial que faz com que cada um consiga ter controle sob suas emoções é o autoconhecimento”.

2- Seja você mesmo

Pode parecer difícil simplesmente ser você mesmo em uma sociedade onde tudo e todos são julgados. Mas é possível deixar isso de lado, não se preocupar tanto com opiniões alheias e se comportar como a pessoa que você realmente é. Use de sinceridade em suas palavras e ações, ser uma pessoa verdadeira promoverá um bem enorme para você mesmo.

3- Busque crescimento

Ser o que é não significa estagnação, muito pelo contrário, o autoconhecimento nos impulsiona na busca da melhoria interior. Todo esforço nesse sentido é bem-vindo; desde o aperfeiçoamento profissional ao espiritual são fontes de realização e, consequentemente, satisfação interior.

Advertisement

4- Evite se prender ao passado

Uma das razões mais fortes que impedem o bom nível da autoestima é a perpetuação de acontecimentos passados. Procure desapegar-se do que já aconteceu, desfaça de amarras tais como a culpa, a mágoa e o ressentimento. Perdoar a si mesmo e aos outros, bem como aceitar o que não pode ser mudado promove paz e alegria.

5- Seja ético e honesto

É a sua atitude que elevará ou não a sua autoestima, assim, não aja de acordo com os outros. Independente de qualquer coisa, aja em conformidade com os conceitos de honestidade e ética. Jamais transfira a responsabilidade de seus atos a outras pessoas e faça sempre o seu melhor.

6- Cultive bons relacionamentos

Não há como negar a importância dos relacionamentos na vida humana; somos seres sociais. Precisamos aprender a lidar com as complexidades, dando prioridade ao melhor lado das pessoas. Inspire respeito e consideração nas pessoas que convivem com você a partir do tratamento cuidadoso e respeitoso aos outros. Relacionar-se bem, principalmente com os familiares, nos torna pessoas mais realizadas e felizes.

7- Faça acontecer

Esperar que as coisas aconteçam por si só, ou pior, depositar em outras pessoas a expectativa de realização de nossos anseios é um golpe capaz de rebaixar totalmente a autoestima de qualquer um. Faça planos, defina seus sonhos e corra atrás de realizá-los. Não espere facilidades e não perca tempo com lamentações inúteis. Lembre-se do ditado popular: “Quem quer faz, quem não quer manda fazer”.

Seguindo esses passos você certamente se olhará com maior admiração no espelho, valorizando a si mesmo e cultivando uma imagem autoconfiante e segura.

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Suely Buriasco

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.