7 passos para manter seu guarda-roupa organizado

Para manter o guarda-roupa organizado por mais tempo, organize-o a cada dia.


Daise Lima

Conheço (e muito bem!) uma pessoa que, ao abrir o guarda-roupa, quase morre sufocada com a pilha de roupas que desaba sobre ela. Acho que se algum dia essa pessoa desaparecer, é só procurá-la debaixo da pilha de roupas no quarto. Por isso, que agora, quando abro o meu guarda-roupa, eu sempre levo comigo um balão de oxigênio e… Ai, não… Me entreguei!

Mas admito: não sou uma pessoa organizada. Organização é um dom e esse eu não tenho. E foi exatamente por isso que eu escolhi esse tópico, assim me ajudo e ajudo aqueles que, assim como eu, não conseguem organizar um guarda-roupa.

Quando a minha mãe olha o meu guarda-roupa, ela sempre pergunta: “Como é que você NÃO consegue organizar uma coisa desse tamanho?” E eu sempre respondo a mesma coisa: “Não sei. Eu não sei como eu não consigo. Não sei.” Às vezes, eu penso que isso é algum distúrbio que eu tenho, apesar de minha mãe sempre dizer, quando ela já está bem nervosa comigo, que isso é pura falta de vergonha na cara. Pode ser também. Ou algum distúrbio. Sempre digo que acho que eu tenho que fazer terapia para resolver isso. Vai saber, não é?!

Mas, dessa vez resolvi me corrigir. Além de muitos vídeos que ensinam como organizar um guarda-roupa, fui até o quarto da minha mãe, abri o seu guarda-roupa sempre muito bem organizado e essas são as dicas que eu peguei:

1º passo

Tire todas as roupas e limpe-o. Use um pano com álcool e, em seguida, deixe todas as portas abertas para que o cheiro de mofo ou qualquer outro odor desapareça.

2º passo

Experimente todas as roupas e aquelas que não te servirem mais, coloque-as em uma sacola e faça uma doação. Deixe somente as que realmente lhe servem. Os especialistas em organização de closets dizem que, se você não usou uma roupa nos últimos 6 meses, significa que provavelmente não usará nos próximos meses.

3º passo

Separar as roupas por estação é melhor. Se estiver no verão, deixe as roupas leves na frente.

Advertisement

4º passo

Não se esqueça de colocar em cabides as roupas que são mais fáceis de amassar. Por exemplo, as roupas sociais como os vestidos, saias, camisas, blazers, paletós, casacos, calças.

5º passo

Guarde as roupas íntimas em gavetas separadas das meias. Se possível, separe as meias por pares.

6º passo

Se você tiver tempo e gostar, pode separar as peças de roupas por cores.

7º passo

Se você guarda sapatos e bolsas também dentro do armário, faça como as roupas separadas por estação. Por exemplo, se estiver no verão, deixe os dessa estação na frente.

E por último, para manter o guarda-roupa organizado por mais tempo, organize-o a cada dia. Não fazendo tudo isso todos os dias, mas como minha mãe me ensina: Coloque no lugar a roupa que você não vai usar, a que despencou do cabide, o sapato que acabou de tirar… Assim, você terá um guarda-roupa organizado sempre.

Toma un momento para compartir …

Daise Lima

Daíse Lima mora e escreve de Campinas. Não só de Campinas, mas em qualquer lugar em que estiver: no caderno que carrega na bolsa, na folha de papel amassado que estava no chão, no ônibus lotado, no papel higiênico... Visite seu blog na URL abaixo.