7 passos para comunicar um sentimento desconfortável ao cônjuge

Os sentimentos que afloram em nossos corações podem ser agradáveis e trazer felicidade, outras vezes esses sentimentos podem ser desconfortáveis e nos deixar infelizes. Mas como falar ao cônjuge sobre eles?

Renata Finholdt

Nos relacionamentos conjugais podem haver momentos ou fases na vida em que algum sentimento desconfortável afeta um dos cônjuges. Isso pode trazer, muitas vezes, distância entre o casal. Mas o que fazer? Qual a melhor atitude a ser tomada em uma situação como essa? Como conversar sobre isso com o parceiro?

Lembre-se que seu companheiro é sua cara-metade, é uma parte de você, e que todas as situações podem e devem ser resolvidas de forma amorosa, e o mais importante de tudo, juntos.

Sendo assim, veja algumas dicas que poderão lhe ajudar neste momento:

  1. Não tenha medo ou receio de expressar seus sentimentos. Você pode pedir ajuda ao seu companheiro e ambos trabalharão para que sensações ruins possam desaparecer.

  2. Procure um local e horário adequados para que possam conversar sem interferências. Se for necessário, vocês podem conversar em um parque ou fora do ambiente do lar. Não tenha conversas importantes de forma corriqueira, na frente dos outros ou em momentos inapropriados. Esteja atenta a melhor oportunidade para conversarem.

    Advertisement
  3. Expresse seus sentimentos de forma clara, sem ofensas e em um tom de voz adequado. Pense antes de falar. Procure, mesmo nesta situação, ser amorosa.

  4. Não tenha vergonha de pedir ajuda ao seu companheiro se você sentir que precisa de ajuda. Ele é a pessoa mais adequada para lhe apoiar e corrigir se este for o caso.

  5. Depois da primeira conversa, de expor seus sentimentos, conversem em outros momentos sobre o assunto para que possam analisar as medidas que foram tomadas para que a situação como um todo possa melhorar. Aceite e aplique as decisões que tomarem juntos.

  6. Perdoem-se se necessário, um certo poeta já disse que “Um casamento feliz é a união de duas pessoas que sabem perdoar.”

  7. Busquem juntos orientação divina através da oração. Existe um Pai Celestial amoroso que quer ver a felicidade de seus filhos e que se alegra com suas conquistas. Ajoelhe-se todos os dias para agradecer e pedir orientação, sinta sua resposta e aja.

    Advertisement

Uma das grandes alegrias de um casamento é poder compartilhar seu coração, com todo o amor e anseios que existem dentro dele, com a pessoa amada e então poder melhorá-lo a cada dia. Você não está sozinho na jornada, e melhor ainda, há alguém que poderá lhe ajudar e está bem ao seu lado.

Toma un momento para compartir ...

Renata Finholdt

Renata Finholdt é formada na área de Recursos Humanos com enfâse em treinamentos.