7 maneiras poderosas de as ações gentis melhorarem sua saúde

O poder da bondade não é algo apenas momentâneo, pode fazer mudanças em você que duram a vida inteira.

Erika Otero Romero

A bondade hoje em dia é tão esporádica, que qualquer ação “restaura a fé na humanidade”. O triste é que ser amável ou uma boa pessoa não deveria ser raro. Além disso, lembro-me neste exato momento de uma lenda Cherokee sobre a natureza do homem. Vou compartilhar com você:

Numa manhã, um velho Cherokee contou a seu neto sobre uma batalha que ocorre dentro das pessoas. O velho disse: 

“Meu filho, a batalha é entre dois lobos que estão dentro de todos nós.” 

Um é mau. É a raiva, inveja, ciúme, tristeza, arrependimento, ganância, arrogância, autocomiseração, culpa, ressentimento, orgulho, inferioridade, mentiras, falso orgulho, superioridade e ego.

O outro é bom. É a alegria, paz, amor, esperança, serenidade, humildade, bondade, benevolência, amizade, empatia, generosidade, verdade, compaixão e fé.

Advertisement

A mesma batalha ocorre dentro de você e dentro de cada pessoa. 

O neto pensou um pouco e perguntou ao avô: “Qual lobo vence?”

Ao que seu avô respondeu:  “Aquele que você alimenta”.

Os seres humanos não nascem bons ou maus; nascemos como um caderno em branco onde as experiências que vivemos registram nossa natureza. Você escolhe, podem lhe acontecer muitas coisas terríveis e você pode continuar sendo uma pessoa boa, ou se tornar alguém ruim. Depende de você, como sugere a lenda Cherokee.

Com isso em mente, procure alimentar sua alma com coisas boas e positivas ou, pelo menos, ser uma fonte delas.

Advertisement

Benefícios para a saúde de atos de bondade

Sem contar o fato de que lhe enchem de fé e força para seguir em frente, os atos de bondade têm grande influência em nossa saúde física e psicológica. Aqui estão os benefícios.

1. Reduz o estresse

Todos nós sabemos que as situações difíceis da vida geram estresse em nós. A boa notícia é que, se você deseja reduzir a sensação de exaustão causada pelo estresse, a melhor coisa a fazer é recorrer a atitudes positivas.

Por exemplo, você teve problemas com seu colega de trabalho. Em vez de se concentrar nisso quando chegar em casa, você pode encontrar uma maneira de fazer uma boa ação para um vizinho, seu cônjuge ou seus filhos. O que quer que você decida fazer por eles ajudará a reduzir aquela sensação devastadora que esgota sua energia vital.

2. Melhora a saúde cardíaca

Basta se lembrar de alguma boa ação que você viu, o que você sentiu? Talvez calor, alegria e vontade de fazer algo parecido. Bem, esse acúmulo de boas emoções melhora a saúde cardíaca.

Acontece é que, quando você testemunha atos gentis, é liberado um hormônio em seu corpo chamado oxitocina, também conhecido como o hormônio do amor ou empatia. Além de fazer você se sentir mais feliz, ele ativa a produção de ácido nítrico em seu corpo. O que o processo anterior faz é facilitar a circulação sanguínea e melhorar a pressão arterial. Como resultado, temos uma melhora na saúde do coração.

Advertisement

3. Reduz a ansiedade

Quando decide fazer atos de bondade para pessoas aleatórias, você está distribuindo afeto. Quando se entrega aos outros, sejam eles conhecidos ou não, você reduz seus níveis de ansiedade.

Você concentra sua energia em coisas boas, em vez de direcionar sua atenção apenas para as situações que geram ansiedade.

4. Muda sua percepção na vida

É natural que estando rodeado de problemas e situações difíceis, você acredite que tudo na vida é caos e problemas. Atos de bondade mostram um lado diferente da vida.

Quando, por exemplo, você assiste a um vídeo de uma pessoa salvando da morte animais indefesos, você experimenta uma sensação de recompensa; alguém fez algo que lhe trouxe a tranquilidade de que precisava.

Você começa a ver muito mais boas ações, e sua vida muda aos poucos. Você continuará a ter problemas, mas eles serão menos frequentes, você acaba sabendo como resolvê-los com mais sabedoria, e mudará a maneira como os enfrenta mudará, tornando-se resiliente.

Advertisement

5. Aumenta sua produtividade

Nada é mais agradável do que trabalhar em um ambiente em que as pessoas não guerreiam umas com as outras. Quando as coisas estão indo bem entre os colegas de trabalho e não há problemas ou conflitos que não sejam resolvidos, você fica mais animado para fazer as cosias bem e dentro do prazo.

Digo isso por experiência própria. Nada é mais terrível do que ter colegas de trabalho problemáticos; isso não lhe dá vontade trabalhar com qualquer pessoa.

6. Faz você se sentir valorizado

Se alguém fizer um ato de bondade do qual você é beneficiário, você se sentirá mais vivo do que nunca. Nada fala mais alto sobre amor e carinho que tenham por você do que fazerem algo bom por você.

Seja lhe cedendo um assento em um ônibus lotado ou recebendo de seu cônjuge, como presente de aniversário, algo que sempre desejou, isso faz você se sentir valorizado.

7. Ajuda a aumentar as defesas do seu organismo

Quando seus filhos ficam doentes, qual é a primeira coisa que você faz por eles? Dar-lhes atenção e cuidado. Às vezes, basta um abraço da mãe ou do pai  para a febre e a dor diminuírem.

Advertisement

Não se trata de substituir o tratamento médico por abraços e beijos, mas, sim, de oferecer a possibilidade de melhora enquanto ele é levado ao hospital.

Ser um receptor de atos de bondade faz com que sua doença seja mitigada e ele tenha mais força para lidar com a doença.

Esses 7 pontos são apenas uma pequena amostra do que a bondade e a gentileza podem fazer por você. Lembre-se, as pessoas tendem a imitar umas às outras; seja um exemplo de bondade para os seus e eles estarão dispostos a imitá-lo. Com isso, você rega o mundo de bondade.

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original  Formas poderosas en las que las acciones bondadosas mejoran tu salud

Toma un momento para compartir ...

Erika Otero Romero

Erika é psicóloga com experiência em trabalhos comunitários, com crianças e adolescentes em situação de risco.