7 maneiras de mudar o seu pensamento sobre o casamento

O que mantém os casais unidos em todos os momentos e atravessando todos os problemas, enquanto outros desistem? Veja no texto algumas respostas.

Dave Willis

Este artigo foi publicado originalmente no blog de Dave Willis e foi reproduzido aqui com permissão. Traduzido e adaptado por Stael F. Pedrosa Metzger.

Tenho investido muito tempo e energia tentando descobrir por que alguns casais permanecem comprometidos um com o outro “na alegria e na tristeza”, e outros casais desmoronam. Qual é o “ingrediente secreto” que mantém os casais juntos?

Existem, obviamente, muitos fatores que contribuem para cada casamento, mas estou convencido de que os casais que progridem no casamento não contam apenas com a “sorte” nem são mais fortes que os outros, mas que eles intencionalmente adotaram um tipo diferente de mentalidade. Eles encaram o casamento através de uma perspectiva completamente diferente. Eles adotam um “Convênio de casamento”.

Existem duas formas de pensar em casamento moderno: O “Contrato de casamento” e “Convênio de casamento”. Aqueles que mantêm uma mentalidade de convênio quase nunca falham e aqueles que mantêm uma mentalidade de contrato quase nunca terão sucesso.

Então, qual desses descreve seu casamento? Os pontos a seguir irão ajudá-lo a determinar se você tem um casamento por contrato ou um casamento por convênio.

Advertisement

Leia: Não reduza o casamento a um contrato: Busque a graça do Senhor

Encorajo-os vivamente a ajustar o seu pensamento e comportamento para assumir a mentalidade convênio em seu casamento. É o jeito que Deus planejou o casamento para ser (e sim, o casamento foi invenção divina. O divórcio foi invenção da humanidade).

Aqui estão sete maneiras de mudar o seu pensamento em direção a uma mentalidade “Convênio de Casamento”:

1. Em um convênio de casamento, você estará centrado nos direitos do seu cônjuge. Em um contrato de casamento, você estará focado em seus próprios direitos.

Quando um casal se une, o governo considera um contrato, mas Deus considera um convênio. Um contrato é um documento entre duas pessoas que se baseia na desconfiança. Contratos têm cláusulas de exclusão e foram projetados para proteger seus próprios direitos. Um convênio requer abrir mão de seus próprios direitos por quem você ama. Os direitos do seu par tornam-se a sua prioridade.

2. Em um convênio de casamento, você escolhe amar e respeitar seu cônjuge, mesmo quando ele não “merece”. Em um contrato de casamento, você dá ao seu cônjuge o tratamento que você acredita que ele ou ela mereça.

O amor não é realmente amor se é condicional. O amor conjugal é baseado no compromisso, não no comportamento. Esta é uma das partes mais difíceis do casamento, mas temos de optar por dar ao nosso cônjuge o melhor de nós mesmos, mesmo quando ele mostra seu pior. Seu companheiro de vida geralmente precisa mais do seu amor nos momentos em que ele “merece” menos. Deus nos ama mesmo quando somos completamente antipáticos, e Ele nos chama a amar uns aos outros da mesma forma. É a única maneira que um casamento pode funcionar.

Advertisement

3. Em um convênio de casamento, não há nenhuma “cláusula de exclusão”. Já no contrato de casamento, o divórcio é sempre uma opção.

Um casamento não pode sobreviver com a constante ameaça de divórcio. Os casais que têm um convênio de casamento não são aqueles que nunca tiveram um motivo para se divorciar. Eles são simplesmente os que decidem que o seu compromisso com o outro sempre será maior do que suas diferenças ou falhas.

4. No convênio de casamento, não existe pontuação dos erros de cada um. Em um contrato de casamento, não há esquecimento dos erros um do outro.

Graça e perdão devem fluir livremente em um casamento saudável. Os erros do passado não podem ser usados como munição em desentendimentos futuros.

Leia: 6 princípios básicos para um casamento ser diariamente feliz

5. No convênio de casamento, os casais lidam com o desacordo respeitosamente. Nos contratos de casamento, os indivíduos tentam “ganhar” a discussão contra o seu cônjuge.

No casamento, nunca haverá um “vencedor” e um “perdedor” em seus desentendimentos. Vocês são parceiros em tudo, assim vocês sempre vão ganhar ou perder juntos.

6. Em um convênio de casamento, os casais acreditam que seu casamento é principalmente centrado em servir. Em um contrato de casamento, os casais acreditam que o casamento tem que haver alguma vantagem.

O egoísmo destrói casamentos. Quase todas as causas de divórcio estão enraizadas no egoísmo. Se você acredita que o propósito de seu casamento é fazer você “feliz”, você nunca estará verdadeiramente satisfeito. Se você acredita que o propósito de seu casamento é honrar a Deus, servir o seu cônjuge e mudar o mundo em parceria com o ser amado, você tem muito mais chances de encontrar “felicidade” e propósito em seu casamento.

Advertisement

7. No convênio de casamento, os casais acreditam que o casamento é uma parceria sagrada. Nos contratos, os casais acreditam que seu relacionamento é uma parceria legal.

Os casais que sabem ser Deus o fundamento da sua ligação encontram a fé e estão mais propensos a vencerem os desafios juntos. Se você acredita que seu casamento não é nada mais do que um documento legal, as chances são muito maiores de que, eventualmente, vocês venham a ter um outro documento legal chamado certificado de divórcio.

Leia: 5 formas de ser fiel aos votos de casamento feitos no altar

Toma un momento para compartir ...

Dave Willis

Dave Willis é um pastor, palestrante e autor de vários livros. Ele possui graduação pelo Georgetown College de Kentucky, onde encontrou o amor de sua vida, Ashley. Juntos, eles fundaram StrongerMarriages.org que ajuda casais em todos os níveis da vida a construírem e a manterem casamentos fortes. Dave dedica sua vida a fazer e também fortalecer casamentos, ensinar sobre Jesus Cristo e a Bíblia às pessoas, além de viajar e dar palestras ao redor do mundo. Dave e Ashley são pais de 4 filhos homens que são seu tesouro. Juntos, eles trabalham para ajudar a fortalecer o casamento e as famílias.