7 maneiras de manter-se em ótima saúde

Como diriam os mais antigos: não há bem maior na vida que a saúde. Mas como mantê-la diariamente?


Mayara Tomie Dourado Taguti

A boa saúde é fundamental para uma vida mais feliz e produtiva. Como podemos manter este bem mais precioso que temos?

Veja estas 7 dicas para manter-se saudável sempre:

1. Alimentação saudável

Coma com qualidade e quanto mais natural melhor. Frutas, verduras, legumes são uma ótima opção, ainda mais nas suas versões orgânicas.

Evite fast-foods, produtos com muitos conservantes, transgênicos, com altas concentrações de açúcar e gordura, bem como as bebidas alcoólicas e refrigerantes.

Claro que ninguém é de ferro, então pode se dar ao luxo de comer uma guloseima às vezes, né?

Leia: Viciada em junk food? Como começar a retomar hábitos saudáveis

2. Dormir bem

A qualidade do sono é muito melhor que as horas de sono. Claro que as horas também são importantes, cada um tem uma necessidade de horas que precisa para se recompor por completo.

Advertisement

Depois de identificada a quantidade de horas que precisa de sono, podemos trabalhar a qualidade do sono: evite lugares claros (fomos feitos para descansar à noite, quanto mais escuro para se dormir, melhor o descanso); para quem gosta de música opte sempre para as de relaxamento e para ajudar perfume o ambiente com essências de lavanda ou camomila que são calmantes naturais.

Aposte em refeições leves à noite e chás calmantes para auxiliar no sono.

Leia: 7 motivos válidos para dormir com mais frequência

3. Exercícios

Não somos feitos para ficar parados. Precisamos investir um tempo em exercícios físicos para ajudar a manter nosso corpo funcionando em perfeitas condições.

Para quem não gosta muito de exercícios, comece com uma caminhada leve. Mas mexa-se! Com o tempo você nota a diferença que se ganha em qualidade de vida.

Mas vale tudo aqui: desde a caminhada até os mais diversos esportes para serem praticados, musculação, dança, artes marciais etc.

Leia: Como sair do sedentarismo e iniciar a prática de exercícios físicos

4. Humor

Mantenha o humor elevado. Parece besteira, mas pessoas bem-humoradas têm a imunidade sempre alta enquanto as tristes e mal-humoradas sempre estão propensas a doenças.

Além disso, um belo sorriso não deixa apenas seu rosto mais bonito, mas seu dia mais iluminado. Pense nisso!

Leia: 6 atitudes para incluir bom humor no seu dia a dia

Advertisement

5. Controle de peso

Cuide para que você não caia no efeito sanfona (engordar/emagrecer). Procure manter sempre um peso médio para ajudar na manutenção de sua saúde.

6. Elimine vícios

Caso você tenha algum vício ELIMINE de sua vida. Nada que lhe faça dependente faz bem a sua saúde.

Se sentir que não consegue sozinho procure ajuda profissional para lhe auxiliar a alcançar esta nova etapa de sua vida – livre das amarras do vício.

7. Cuide-se

Como se todos os itens acima não bastassem, lembre-se de ter um tempo só para você: ouça suas músicas favoritas, leia um bom livro, cuide do visual, faça um passeio que estava há muito tempo com vontade, e até mesmo faça algo inusitado, dedique-se a você e aproveite o melhor da sua própria companhia. Ame-se sempre.

Toma un momento para compartir …

Mayara Tomie Dourado Taguti

Mayara Taguti é graduada em Direito pela Anhanguera Educadional, ama livros, música e cinema. É professora de inglês básico para alunos de todas as idades e ama o que faz. É curadora social e escritora para o site Familia.com.br.