7 maneiras de manter a sua energia positiva

Algumas dicas para esquecer as lamentações e manter boa energia e disposição em todos os momentos da vida.

Suely Buriasco

Algumas pessoas reclamam de cansaço e indisposição, dizem que já pela manhã parecem sentir tamanho desgaste que, se pudessem, voltariam para a cama. Infelizmente, esse tipo de reclamação tem aumentado e muitos não percebem que suas energias estão sendo drenadas.

Para manter a sua energia em alta, preste atenção nestas dicas:

1- Controle a ansiedade

A vida moderna tem propiciado uma elevação muito grande nos níveis de ansiedade. E não é por menos, tanta informação, crises de todas as ordens, fora os problemas rotineiros, tudo colocando à prova o nosso otimismo e disposição para mudança. Mas não precisa ser assim, esse vídeo pode ajudar você a manter a ansiedade sob controle.

2- Vigie seus pensamentos

Observe quais são os pensamentos que deixam você abatido, negativo ou triste e se livre, o quanto antes, deles. Fuja das ideias fixas, mesmo diante de um sério problema, faça um esforço para pensar em outras coisas. Pare e pense: por que viver no automático? Então defina que tipo de pensamentos deseja ter.

Leia: 9 táticas para deixar de ver o lado negativo de tudo

Advertisement

3- Cuidado com as suas emoções e sentimentos

Raiva, mágoa, ressentimentos são emoções destrutivas que alimentadas por muito tempo se tornam extremamente tóxicas. Também sentimentos como o medo e a culpa fazem com que a pessoa se sinta amarga, desgastada, realmente, sem forças e infeliz. Pratique a gratidão e o perdão, olhando sob outro ângulo as pessoas e os acontecimentos.

4- Elimine os vícios e maus hábitos

Para manter disposição e alegria você terá que se empenhar por vencer os vícios, lembrando que vício é todo comportamento repetitivo que pode causar prejuízo a si mesmo e aos outros. Cuide de seu corpo eliminando maus hábitos e cultivando os bons, como praticar exercícios e alimentar-se de forma sadia.

5- Isole-se das influências negativas

Nem sempre é possível ficar longe das pessoas negativas, essas que para toda solução encontram dez problemas, mas você não precisa deixar-se levar pelo pessimismo delas. Se você não pode influenciar para o bem, não aceite qualquer influência para o mal.

6- Viva a sua própria vida

Não se incomode com a vida dos outros ou seus julgamentos, o que eles pensam ou mesmo a forma que agem não lhe diz respeito. A sua discordância com o outro só tem sentido se for para não agir como ele. Cuidado com as críticas desnecessárias. Não queira reformar o mundo, você não tem esse poder e acabará desperdiçando a energia que precisa para mudar a si mesmo e a sua vida.

7- Aceite as suas dificuldades

Viver se lamentando da vida consome muita energia e faz com que você não enxergue nada além que os próprios problemas. A revolta nunca produz bons frutos, pessoas revoltadas desvalorizam o que se tem de bom, dando ênfase ao que queriam que fosse diferente.

Advertisement

A Oração da Serenidade nos envolve em energias positivas: “Concedei-nos Senhor, serenidade necessária, para aceitar as coisas que não podemos modificar, coragem para modificar aquelas que podemos e sabedoria para distinguirmos umas das outras”.

Nem sempre é fácil manter energia e vigor na vida, um bom começo é refletir sobre as dicas acima e colocá-las em prática.

Leia também: 10 soluções que transformam uma pessoa reativa em proativa perante situações difíceis

Toma un momento para compartir ...

Suely Buriasco

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.