7 maneiras de manter a sua energia positiva

Algumas dicas para esquecer as lamentações e manter boa energia e disposição em todos os momentos da vida.


Suely Buriasco

Algumas pessoas reclamam de cansaço e indisposição, dizem que já pela manhã parecem sentir tamanho desgaste que, se pudessem, voltariam para a cama. Infelizmente, esse tipo de reclamação tem aumentado e muitos não percebem que suas energias estão sendo drenadas.

Para manter a sua energia em alta, preste atenção nestas dicas:

1- Controle a ansiedade

A vida moderna tem propiciado uma elevação muito grande nos níveis de ansiedade. E não é por menos, tanta informação, crises de todas as ordens, fora os problemas rotineiros, tudo colocando à prova o nosso otimismo e disposição para mudança. Mas não precisa ser assim, esse vídeo pode ajudar você a manter a ansiedade sob controle.

2- Vigie seus pensamentos

Observe quais são os pensamentos que deixam você abatido, negativo ou triste e se livre, o quanto antes, deles. Fuja das ideias fixas, mesmo diante de um sério problema, faça um esforço para pensar em outras coisas. Pare e pense: por que viver no automático? Então defina que tipo de pensamentos deseja ter.

Leia: 9 táticas para deixar de ver o lado negativo de tudo

3- Cuidado com as suas emoções e sentimentos

Raiva, mágoa, ressentimentos são emoções destrutivas que alimentadas por muito tempo se tornam extremamente tóxicas. Também sentimentos como o medo e a culpa fazem com que a pessoa se sinta amarga, desgastada, realmente, sem forças e infeliz. Pratique a gratidão e o perdão, olhando sob outro ângulo as pessoas e os acontecimentos.

4- Elimine os vícios e maus hábitos

Para manter disposição e alegria você terá que se empenhar por vencer os vícios, lembrando que vício é todo comportamento repetitivo que pode causar prejuízo a si mesmo e aos outros. Cuide de seu corpo eliminando maus hábitos e cultivando os bons, como praticar exercícios e alimentar-se de forma sadia.

Advertisement

5- Isole-se das influências negativas

Nem sempre é possível ficar longe das pessoas negativas, essas que para toda solução encontram dez problemas, mas você não precisa deixar-se levar pelo pessimismo delas. Se você não pode influenciar para o bem, não aceite qualquer influência para o mal.

6- Viva a sua própria vida

Não se incomode com a vida dos outros ou seus julgamentos, o que eles pensam ou mesmo a forma que agem não lhe diz respeito. A sua discordância com o outro só tem sentido se for para não agir como ele. Cuidado com as críticas desnecessárias. Não queira reformar o mundo, você não tem esse poder e acabará desperdiçando a energia que precisa para mudar a si mesmo e a sua vida.

7- Aceite as suas dificuldades

Viver se lamentando da vida consome muita energia e faz com que você não enxergue nada além que os próprios problemas. A revolta nunca produz bons frutos, pessoas revoltadas desvalorizam o que se tem de bom, dando ênfase ao que queriam que fosse diferente.

A Oração da Serenidade nos envolve em energias positivas: “Concedei-nos Senhor, serenidade necessária, para aceitar as coisas que não podemos modificar, coragem para modificar aquelas que podemos e sabedoria para distinguirmos umas das outras”.

Nem sempre é fácil manter energia e vigor na vida, um bom começo é refletir sobre as dicas acima e colocá-las em prática.

Leia também: 10 soluções que transformam uma pessoa reativa em proativa perante situações difíceis

Toma un momento para compartir …

Suely Buriasco

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.